Alimentos e hábitos que geram rugas prematuras - Melhor com Saúde

Alimentos e hábitos que geram rugas prematuras

A falta de sono está relacionada ao envelhecimento precoce, já que a formação de colágeno e a ativação da renovação celular ocorrem enquanto dormimos.

Acredita-se que as rugas são consequência do envelhecimento, mas pesquisas recentes indicam que não apenas o tempo provoca essas marcas e “sulcos” na pele, principalmente no rosto. A alimentação e certos hábitos não saudáveis também causam esse problema, que é um real incômodo para as mulheres.

O que se sabe é que as rugas surgem devido ao envelhecimento, o que não é correto é pensar que envelhecer está relacionado apenas ao avanço de idade, já que existem envelhecimentos prematuros ou induzidos, o que devemos evitar, se possível.

Se também somamos o fato de que com a idade a divisão celular é mais lenta e faz com que a elastina, o hidrogênio e a umidade diminuam na pele, resultando nas tão temidas rugas.

Tipos de rugas

As rugas podem ser classificadas em três grandes grupos, segundo sua origem, surgimento ou profundidade:

  • Rugas gravitacionais: são causadas pela gravidade, afinal, essa força atua na pele puxando-a para baixo. A resistência a esse efeito é determinada nos genes de cada pessoa e se reflete no tipo de pele que cada um tem, bem como os cuidados que damos a ela. Um tipo de rugas gravitacionais mais frequentes são as que se localizam nos cantos da boca e fazem com que os lábios caiam um pouco.

Rugas-pescoco

  • Rugas dinâmicas: se originam a partir do movimento dos músculos da face, ou seja, os que usamos para sorrir, falar, fumar, etc. Os padrões de movimento são responsáveis por causar rugas diferentes em cada pessoa. Por exemplo, se bebemos com canudo ou tomamos mate, apresentaremos rugas diferentes das pessoas que gesticulam muito para falar e são muito expressivas. E essas rugas se tornam mais evidentes quando perdemos a elastina e o colágeno. Aquelas que surgem acima dos lábios, na testa e as famosas “pé de galinha” no contorno dos olhos são as mais conhecidas.
  • Rugas de origem mista: são causadas por uma combinação dos fatores anteriores, ou seja, gravidade e movimento. Um exemplo claro disso são as rugas que surgem no pescoço, que aparecem por causa da gravidade e também devido à repetição do gesto de “afirmar”.

E quais são os hábitos que causam rugas?

Além do efeito natural da pele e o passar do tempo, algumas pessoas sofrem com as rugas mesmo sendo mais jovens. A razão? Não mantêm hábitos saudáveis de vida, já que algumas das causas das rugas no rosto são:

  • Consumo de bebidas alcoólicas: pessoas que bebem diariamente ou extravasam no fim de semana, por exemplo, sofrem uma deterioração na pele que faz com que percam dois anos em termos de aparência da pele.
  • O sedentarismo: é comprovado que a falta de exercícios semanais causa rugas na pele.
  • A insônia: não dormir bem está relacionado à velhice prematura da pele, já que o sono estimula a produção de um hormônio que ajuda a renovar o colágeno.

Rugas-prematuras

  • Excesso de sol: pessoas que gostam de se bronzear precisam saber que os raios solares fazem com que as linhas de expressão aumentem, além de provocar o engrossamento da pele, manchas e até a possibilidade de sofrermos de câncer de pele.
  • Consumo de cigarro: esse é um hábito muito ruim por várias questões. No que se refere às rugas é ruim porque a nicotina não permite que a pele “respire”. Além disso, o fato de “pitar” o cigarro faz com que as rugas ao redor da boca fiquem mais acentuadas, principalmente na região do lábio superior.
  • O estresse: os sintomas são similares aos da insônia. Esse estado de nervo ou o sentimento de ser pressionado é sinônimo de rosto envelhecido, surgimento de rugas, cabelos brancos e alopecia (perda de cabelo em regiões delimitadas).
  • Não tomar o café da manhã: esse é um erro atual muito frequente. Muitas pessoas não tomam o desjejum corretamente por falta de tempo ou de costume. A primeira refeição do dia deve ser a mais importante, mais reforçada, saudável e equilibrada para que enfrentemos um dia inteiro de trabalho com todos os nutrientes que no dão energia.

Ruga_olho-1

  • Os rancores: pessoas que acumulam rancores e velhos desentendimentos apresentam um aumento na atividade de seu sistema nervoso, o que piora a qualidade do sono e a estética.
  • Consumo de doces: uma alimentação baseada em açúcares não causa apenas sobrepeso e obesidade, como também aumenta o risco de sofrermos de diabetes, rugas e acne.
  • As doenças: algumas doenças em particular podem causar rugas, seja por efeito secundário da medicação ou pela doença em si. Às vezes é difícil manter o equilíbrio do organismo.
  • A perda brusca de peso: pessoas com sobrepeso que emagrecem rapidamente não mostram apenas mudanças relacionadas ao peso, como também começam a parecer mais “velhas”. A gordura subcutânea vai preenchendo os sulcos e pode parecer que a pele está suave, por isso quando emagrecemos isso muda completamente.

Rugas

Alimentos que causam rugas

O principal inimigo da pele bonita e jovem é o açúcar. Mas, atenção, não são apenas sobremesas, chocolates ou guloseimas que contêm açúcar, mas todos os alimentos que causam reações entre os carboidratos, as proteínas e as gorduras a altas temperaturas. Assim, evite marinar a carne, cozinhar o peixe com batatas, reduza a quantidade de comida feita em fogo alto (tente usar sempre o fogo baixo a moderado, mesmo que demore mais tempo para que a comida fique pronta) e não beba muito líquido durante as refeições.

Do contrário, consuma mais vegetais e frutas no lugar de açúcares, pois é esse tipo de alimento que elimina os radicais livres que causam esse problema. E, além de serem ricos em antioxidantes não engordam e são deliciosas, ajudarão seu rosto a exibir um ar mais jovial.

Rugas-1