Quais alimentos nos engordam mais? - Melhor com Saúde

Quais alimentos nos engordam mais?

Se você deseja tomar um suco de frutas saudável, prepare-o você mesmo. Todos os que são industrializados, inclusive os que são chamados de 100% naturais, contêm açúcar, corantes e conservantes que prejudicam o organismo.

Vários estudos falam sobre os “piores alimentos” para consumo. É verdade que tais alimentos são prejudiciais, mas tudo depende das proporções e da frequência com a qual os consumimos.

O ideal é que evitemos tais alimentos, eliminando-os de nossa alimentação para que possamos perder peso, reduzir o colesterol e ganhar mais energia durante o dia. Fazendo isso, sem dúvida, estaremos dando um grande passo importante para melhorarmos significativamente nossa qualidade de vida.

Os alimentos que mais engordam

Os 12 alimentos que tem a maior capacidade de nos engordar, segundo a Universidade de Harvard, são os seguintes (de maior ou pior gravidade):

Batata frita

Aquelas consumidas em restaurantes de fast food, famosas em todo o mundo por serem deliciosas e até viciantes. Não há nenhum alimento pior do que esse. Pessoas que comem batatas fritas assiduamente podem engordar quase que um quilo e meio por ano. Ou seja, preparar a batata frita em casa é um pouco mais saudável do que que comê-la na rua.

Alimentos gordurosos

 

Batatas tipo “chips”

O tira gosto por excelência em qualquer situação, como cinema, reuniões ou simplesmente aquela opção para quando se tem fome entre as refeições. Este tipo de alimento contém muita fritura e sal, por isso, faz com que ganhemos muito peso. Além disso, é um alimento que não sacia a fome, o que faz com que comamos enormes quantidades.

Refrigerantes açucarados

Beber todos os dias um copo ou dois de refrigerante pode fazer com que não apenas ganhemos peso, como também aumentemos os níveis de glicose em nosso sangue significativamente. E não importa se o refrigerante é ou não diet, de qualquer maneira será prejudicial a saúde.

Carnes não processadas

Comer muita carne bovina ou suína contribui para que engordemos e também desenvolvamos colesterol, devido à quantidade de gorduras presentes nesse tipo de carne.

alimentos com muitas calorias

 

Carnes processadas (embutidos)

Assim como as salsichas, este tipo de carne contém grandes quantidades de gorduras saturadas, calorias, sódio e corantes. Não são saudáveis para nenhuma faixa etária e não é aconselhável consumi-las.

Gorduras trans

Muitos dos produtos que encontramos à venda nos supermercados contêm gorduras trans, que são extremamente maléficas para a saúde. Este tipo de gordura é encontrado principalmente em alimentos congelados, processados e prontos para consumo.

Batatas

Sem considerar o tipo de preparo desde tubérculo tão popular em muitos países, um prato de batatas por dia causa problemas no organismo, tais como estômago pesado e falta de saciedade.

Doces e sobremesas

Biscoitos, tortas, productos de padaria etc, são ruins para a saúde porque contém muita quantidade de açúcar e gorduras. O melhor, depois das refeições, é comer frutas.

Grãos refinados

Como, por exemplo, o arroz, outro dos alimentos mais consumidos no mundo, por seu preço e rendimento. O problema não está no cereal em si, mas no processo de “branqueamento” do mesmo. Nada que seja branco é bom, porque indica que não é natural. É preferível que se consuma o arroz integral ou o yamani.

Alimentos fritos

Deixando de lado as batatas, que já citamos antes, os demais pratos fritos em óleo também são prejudiciais, principalmente aqueles que comemos em restaurantes. O ideal é que aqueles alimentos que geralmente fritamos, se possível, passem a ser grelhados, cozidos, empanados etc.

Sucos de fruta industrializados

Incluindo aqueles que trazem em suas especificações a informação de serem 100% naturais. A realidade é que nunca são, pois este tipo de suco contém muita quantidade de açúcares, o que os desqualifica como saudáveis. A maioria deles possui corantes e conservantes extremamente maléficos para a saúde.

Manteiga

A gordura contida na manteiga é muito maléfica ao organismo, principalmente à pele. está comprovado que os consumidores de manteiga ou maionese apresenta mais acne ou gordura na pele, por exemplo, assim como níveis de colesterol no sangue mais altos.

alimentos caloricos

Outros alimentos ruins

Além dos 12 alimentos que listamos anteriormente, podemos adicionar outros, aos quais é aconselhável não consumir com muita frequência. São eles:

  • Macarrão: principalmente os preparados a base de farinha branca. Uma quantidade moderada uma vez por semana não nos prejudicará, mas quando consumido todos os dias e com molhos ou cremes, bem como queijos e condimentos gordurosos, sim. Todos contêm calorias e carboidratos que nos fazem engordar.

Alimentos que consumidos em grande quantidade fazem mal

  • Temperos para saladas ou carnes: neste grupo de alimentos encontramos a maionese, o ketchup, a mostarda, o molho caesar, dentre muitos outros. Todos possuem muito sal e gorduras, o que faz com que a quantidade de triglicerídeos do organismo alcance as nuvens!
  • Chocolates: aqui temos que pontuar algumas ressalvas. Por exemplo, que o chocolate amargo contém mais cacau e não é tão prejudicial (se consumido com cuidado e moderação, é claro), mas, os demais chocolates, geralmente mais comerciais e baratos seguramente são prejudiciais por conterem conservantes e adoçantes. Evite a qualquer custo o chocolate branco, que contém químicos, gorduras e açúcares em excesso.

Os alimentos que menos engordam

Do outro lado do ring encontramos os alimentos sem ressalvas para consumo, ou seja, podemos consumi-los na quantidade e quando quisermos. São eles:

  • Peixes brancos ou azuis: dourado, pescadinha, pargo, merluza, bacalhau etc. Todos muito bons, pois não contêm carboidratos e nem gorduras e oferecem ao organismo elementos importantíssimos, tais como o ômega-3 e o fósforo.
  • Carnes magras: tais como as de peru e frango, sempre sem gordura e de preferência grelhadas.
  • Mariscos e crustáceos: amêijoa, camarão, ostras, lula, santola etc. Possuem pouca gordura, tal como os peixes, e são ricos em iodo e zinco, proteínas de ótima qualidade e poucos carboidratos.
  • Vegetais: espinafre, brócolis, cenoura, tomate, cebola, alface, couve, acelga, aspargos e muitos mais. O que oferecem em termos de minerais e vitaminas é excelente e a quantidade de gordura nessa classe de alimentos é quase nula, além de oferecerem muita água ao organismo.
  • Legumes: lentilhas, grão de bico, soja, ervilhas etc. nos oferecem zinco, fósforo, ferro, magnésio e muitas vitaminas. Possuem proteínas também.
  • Frutas: todas aquelas que sua imaginação permitir se lembra, com exceção da banana, das uvas, do coco e do marmelo, pois possuem muitos açúcares. As demais frutas oferecem água e antioxidantes ao organismo, o que as torna ótimas aliadas em dietas de emagrecimento. 

Imagens oferecidas por Harsha K R, Stu_ Spivack, grendelkhan, Jessica Merz, Sean McEntee, John Loo, Christopher.