Alimentos para desintoxicar o fígado - Melhor com Saúde

Alimentos para desintoxicar o fígado

Você sabia que se consumirmos vegetais de folhas verdes podemos neutralizar os metais pesados e outras toxinas que afetam o fígado? Além disso, ao nos oferecerem clorofila eles nos ajudam a desintoxicar a corrente sanguínea.
Alimentos para desintoxicar o fígado

A alimentação que costumamos manter hoje em dia não é muito saudável para nossos órgãos. Por isso, com o tempo eles vão resistindo a todos os agentes nocivos, e é por isso que precisamos “limpá-los” periodicamente.

Comer frituras, alimentos processados ou com aditivos em excesso é prejudicial para a saúde, principalmente se somarmos a isso o estresse e as preocupações. Por isso, nada melhor do que aproveitar os benefícios de vários alimentos para desintoxicar o fígado. 

Como usar os alimentos que limpam o fígado?

Como em qualquer outro plano alimentar, o ideal é ir adicionando estes alimentos aos poucos à dieta diária. É recomendável, nesse caso particular, realizar duas limpezas hepáticas e da vesícula biliar duas vezes ao ano e, por sua vez, ir deixando de lado os alimentos que não são bons para a saúde destes órgãos. Uma boa opção é adicionar um ingrediente a cada semana.

Lista de alimentos para desintoxicar o fígado

Estes são os alimentos que não devem faltar na dieta diária para poder limpar o fígado:

1 – O alho: Com uma pequena quantidade você pode ativar as enzimas deste órgão e eliminar as toxinas. Ele contém selênio e alicina, que permitem limpar melhor o fígado.

2 – A toranja: por seu alto teor de vitamina C e antioxidantes, ela ajuda a aumentar o mecanismo natural de desintoxicação. Você pode tomar um copo de suco de toranja recém-feito pela manhã, antes do café da manhã, para excretar substâncias cancerígenas.

3 – A cenoura e a beterraba: devido a seu grande teor de betacaroteno e flavonoides, elas estimulam a função hepática.

4 – O chá verde: é um aliado para o fígado por seus compostos, tais como catequina, que assiste as funções deste órgão e é um um emagrecedor natural.

5 – Vegetais de folhas verdes (espinafre, acelga): podem ser comidos crus, cozidos ou em sucos, oferecendo clorofila e absorvendo as toxinas da corrente sanguínea. Neutralizam os metais tóxicos, os pesticidas e os produtos químicos dos alimentos e protegem o fígado.

6 – O abacate: ajuda na produção de glutationa, elemento vital para a limpeza hepática e para eliminar toxinas. Deve ser consumido regularmente cru.

7 – A maçã: contém pectina e outros componentes bons para a liberação de toxinas do trato digestivo.

8 – O azeite de oliva: também podem ser outros, como o óleo de linhaça (prensado a frio), porque graças aos seus lipídios eliminam toxinas e diminuem a sobrecarga tóxica no fígado.

9 – Os grãos: pode ser arroz integral, por exemplo. São ricos em vitamina B, ajudam a metabolizar as gorduras e a descongestionar o fígado. É recomendável não consumir a farinha branca.

10 – Os vegetais crucíferos (brócolis e couve-flor), que aumentam os glucosinolatos e a produção de enzimas enquanto eliminam substâncias cancerígenas.

Imagens oferecidas por Dwight Sipler.