Alimentos para um cabelo saudável - Melhor com Saúde

Alimentos para um cabelo saudável

O cabelo saudável, brilhoso e bonito é o resultado de uma dieta equilibrada e balanceada. As deficiências de nutrientes podem ocasionar problemas como ressecamento, falta de brilho, queda excessiva e caspa. Se você tem alguns desses problemas comece a controlar sua dieta porque, com o tempo, outros sintomas aparecerão. Inclua em sua alimentação:

Alimentos ricos em proteínas para manter um cabelo saudável

Alimentação Brocólis para manter um cabelo com vida

 A composição primordial do cabelo é a proteína. Quando o cabelo está ressecado e quebradiço, a ingestão de proteína na alimentação deve ser reforçada. Dieta pobre em proteína também provoca queda e crescimento demorado dos fios. Os alimentos que não podem faltar são: frango, peru, peixe, ovos, leite, queijo. Se você possui uma dieta vegetariana os legumes e as oleaginosas também são ótimas fontes de proteína.

Vegetais verdes

 A Anemia é a principal causa da queda de cabelo e surge quando há carência de ferro. O folículo e a raiz do cabelo alimentam-se dos nutrientes presentes no sangue, se o folículo não obtém a quantidade necessária de ferro, o cabelo fica muito frágil e não cresce como deveria, facilitando sua queda. Os alimentos mais adequados para obtenção desse nutriente são: alface, brócolis, acelgas, espinafres, etc.

Cítricos

Já que o ferro é tão necessário para um Cabelo saudável, seu consumo deve ser sempre acompanhado de vitamina C. Essa vitamina ajuda, consideravelmente, na absorção de ferro pelo corpo, o que é vital para que o nutriente seja aproveitado adequadamente, e também auxilia na produção de colágeno, um dos principais componentes do cabelo. Alimentos ricos em vitaminas C: mamão papaia, amoras, goiabas, kiwi, laranjas, limões, toranjas, folhas e hortaliças de cor verde escura etc.

Peixe e sementes

Peixe na dieta para manter um cabelo saudável

Nosso corpo é incapaz de produzir de forma natural alguns tipos de gordura que são necessárias para a manutenção de um cabelo saudável, essas gorduras são chamadas de poli-insaturadas, conhecidas como “gordura boa”. O ômega 3 é um ácido graxo essencial que alimenta as células que compõem o cabelo e o couro cabeludo, deixando-os hidratados. Alimentos que são fontes de ômega 3: abacate, sementes de abóbora, Nozes, salmão e sardinha.

5 gramas de ômega 3 por dia é mais que suficiente e equivale a um punhado de sementes e a uma porção pequena de peixe.

Vegetais amarelos e laranja

As frutas e vegetais amarelos como a laranja, a cenoura e a abóbora são ricos em vitamina A (betacaroteno). Essa vitamina ajuda na produção de sebo do couro cabeludo. O sebo é uma substância gordurosa que atua como condicionador natural e evita a aparição de caspa e o ressecamento do cabelo.

 Nozes

Nozes para fortalecer o cabelo

Além de ser um delicioso aperitivo, fácil de manipular, as nozes são ricas em vitamina E, selênio e zinco, esses nutrientes previnem a queda de cabelo, aparição de caspa e ressecamento do couro cabeludo. Por outro lado, a l-arginina que está presente nesses alimentos é muito usada em produtos tópicos para estimular o crescimento do cabelo, mas a ingestão da fruta traz resultados mais eficientes.

Água

Um quarto da estrutura do cabelo é composta de Água e as toxinas, produtos químicos, colorações e qualquer outro elemento externo que pode afetar a saúde do cabelo são eliminados através dela . Ao consumir a quantidade necessária de água, o resultado será um cabelo saudável, sedoso e brilhante. O ideal é consumir entre 8 a 10 copos de água por dia.

Alimentos que devem ser evitados

A queda do cabelo é um problema muito comum na atualidade, isso se deve a vários fatores da vida moderna: ansiedade, insônia, maus hábitos alimentares, uso excessivo de químicos, tratamentos descolorantes, permanentes, etc. Alimentos pouco saudáveis devem ser evitados sempre que possível.

O açúcar é altamente ácido, “destrói” a vitamina B e minimiza os benefícios dos minerais, dando um aspecto pouco saudável ao cabelo. Já as frituras, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos com conservantes em excesso, limitam o crescimento do cabelo.

O cabelo saudável como resultado da dieta

Comer bem, praticar exercícios, evitar a incidência de stress e dormir adequadamente são as chaves para obter um cabelo saudável e o crescimento natural dos fios.