Alimentos que podem prejudicar o estado de ânimo - Melhor com saúde

Alimentos que podem prejudicar o estado de ânimo

Está claro que existem alguns alimentos que dentro os seus componentes possuem substâncias que prejudicam nosso estado de ânimo. Devemos ser mais conscientes da classe de alimentos que estamos ingerindo diariamente, já que eles afetam tanto nossa saúde quanto nosso estado de ânimo.

Quais alimentos podem danificar a saúde e o estado de ânimo?

comida-chatarra

Além de afetar diretamente seu estado de ânimo, as gorduras saturadas fazem, em termos gerais, que o seu organismo sofra de outras doenças crônicas.

Assim como existem alguns produtos que danificam nossa saúde como, por exemplo, o cigarro e o álcool, que como já sabemos, podem afetar os pulmões, o fígado, a pressão arterial, como também aumentar os níveis de açúcar no sangue e o ácido úrico e o colesterol, entre muitos outros problemas e complicações.

Contudo, existem alguns alimentos que podem causar estes mesmos problemas de saúde e muitos outros. São alimentos que estão em nossa dieta diária e que além dos problemas antes mencionados também provocam falta de energia, sensação de peso e muitos outros problemas que podem chegar a ser realmente graves.

As gorduras saturadas

Existe uma grande quantidade de alimentos que contem muita gordura saturada, substâncias que são muito nocivas para a saúde, entre esses alimentos estão, em primeiro lugar, os chamados “fast food”, como a pizza, os cachorros quentes, hambúrgueres, tacos, batatas fritas, entre outros. A gordura contida nestes alimentos podem engrossar os vasos sanguíneos e baixar os níveis de serotonina, o que causará uma sensação de peso e depressão.

 

Os alimentos processados e com alto conteúdo de açúcar

Alimentos como as guloseimas, sobremesas e refrigerantes que contem um alto nível de açúcar, no momento que ingerimos podem nos trazer energia, mas logo se convertem em um verdadeiro problema de saúde, já que elevam os níveis de glucose ocasionando a diabetes, entre outros transtornos não menos graves.

O café

Alguns componentes do café como a cafeína, por exemplo, podem ocasionar alguns transtornos graves na saúde e, sobretudo no estado de ânimo. O consumo desta bebida pode produzir irritabilidade, problemas estomacais, diminuir o ritmo cardíaco, além de insônia. Estes efeitos podem ser sentidos em todas as pessoas, mas está comprovado que a cafeína afeta o sistema nervoso da maioria de seus consumidores.

 

Conselhos úteis para uma boa alimentação

fresh fruits and vegetables

Além de melhorar o estado de ânimo, consumir diariamente frutas e verduras ajuda seu organismo notavelmente.

 

O mais importante que devemos levar em conta é tratar de eliminar da dieta todos aqueles alimentos processados e com alto conteúdo de açúcar, sobretudo os preparados com farinhas brancas.

Inclua nas refeições principais a maior quantidade possível de frutas e verduras, ingira diariamente proteínas e vegetais nas quantidades adequadas, já que tampouco é saudável exagerar nas porções ou consumir mais quantidade que o normal, pois poderá ganhar peso.

Mesmo assim, é muito saudável tomar o café-da-manhã muito bem e incluir sucos naturais, frutas e alguma proteína como ovos. Se você for incluir uma farinha, use a integral.

É importante preferir uma fruta a uma guloseima, já que essa decisão afeta o bom estado de saúde, além disso, devemos pensar que o mais importante é cuidar da saúde e não somente manter um corpo bonito.