Memória: conheça alimentos que potencializam está capacidade

Alimentos que potencializam a memória

Além de manter uma dieta saudável e equilibrada, determinados alimentos, como as nozes ou os cítricos, podem nos proporcionar uma ajuda extra.

Os problemas de memória podem ser pequenos esquecimentos ou perdas de memória importantes, e podem acontecer frequentemente, esporadicamente ou em épocas de estresse ou tensão emocional.

Apresentamos os alimentos excelentes que ajudam a potencializar a memória de maneira natural.

É muito importante diferenciar os esquecimentos momentaneamente causados por situações de cansaço, distração ou estresse, em que esquecemos um nome, uma data ou algum detalhe similar, das perdas de memória mais importantes e cada vez mais recorrentes, as quais podemos não lembrar acontecimentos ou coisas que temos feito.

Com o passar do tempo, você perde as capacidades (déficit cognitivo), mas devemos nos esforçar para nos policiar (ou a quem acreditamos sofrer deste mal) e, inclusive, a realização de exercícios para ir avaliando.

Muitas vezes, as pessoas relutam para reconhecer que têm este problema e, se não o aceitam, pode ocasionar também estados de desânimo, depressão ou ansiedade.

Em caso de dúvidas ou preocupações, procure um médico especialista, já que existem algumas doenças que apresentam a perda de memória, como um de seus sintomas, e é fundamental diagnosticar e tratar precocemente, para evitar uma rápida degeneração.

Paralelo a isso, nos ajudamos muito nos alimentando de maneira equilibrada, para nutrir o nosso cérebro. Em geral, uma dieta variada, que inclua alimentos frescos, frutas, verduras e legumes, nos fornecerá nutrientes essenciais para proteger e tonificar nosso sistema nervoso central.

Além disso, existem alguns alimentos que são recomendados especialmente por suas benéficas propriedades para a memória:

Nozes

As nozes têm a mesma forma do cérebro. É maravilhoso como a natureza nos fornece a chave para solucionar os problemas de saúde.

As nozes contêm polifenóis, nutrientes ideais para prevenir o estresse oxidante e melhorar as capacidades cognitivas, além de ajudar na saúde vascular.

Coma um punhado de nozes diariamente, preferencialmente pela manhã.

Nos casos de sobrepeso, coma três nozes por dia, preferencialmente pela manhã.

As nozes contêm polifenóis para memória

Maca

Esta raiz andina, quase milagrosa, aumenta a circulação cerebral, melhora a memória e a concentração, além de ser um excelente energético físico e mental natural.

Além disso, a maca é um excelente suplemento, já que contém proteínas, aminoácidos essenciais, carboidratos, fibras, vitaminas (B1, B2, B6…), minerais, como o ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio, zinco.

Podemos encontrá-la em comprimidos ou em pó. Em pó é melhor, se quisermos controlar melhor as doses que tomamos, visto que é recomendado começar com pouca quantidade e ir aumentando, devido ao fato de ser um forte energético.

Ginkgo biloba

Um dos melhores remédios naturais para melhorar a oxigenação do cérebro, assim como dos membros, é o ginkgo biloba, uma planta que melhora a circulação cerebral e, portanto, potencializa a memória e as capacidades mentais. Podemos começar a tomá-lo quando notarmos os primeiros sintomas de falta de memória, concentração, etc.

Cítricos

As frutas cítricas (limão, laranja, toranja) se tomadas em jejum, ajudam a melhorar a memória.

Podemos comer ou tomar o suco, mas este deve ser natural, preparado por nós e tomado imediatamente, adoçado com um pouco de mel.

Cítricos ajudam a melhorar a memória

Levedura de cerveja ajuda a memória

A levedura de cerveja possui numerosas propriedades saudáveis, já que é um alimento muito rico em vitaminas e minerais, entre elas a vitamina B12 e o ácido fólico, excelentes para a memória.

As vitaminas do complexo B são excelentes fortalecedores do sistema nervoso central, o que pode também melhorar os casos de depressão, ansiedade, estresse ou apatia, influenciando as perdas de memória.

Podem ser tomadas em comprimido ou em pó, misturado a um pouco de suco.

Espinho Branco

Esta planta medicinal é ideal para melhorar casos de perda de memória, especialmente em pessoas de idade avançada, já que melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, é um excelente remédio para problemas do coração.

Podemos tomá-lo em infusão, em média três cálices diários, e ou em extrato, seguindo as doses indicadas.

Imagens oferecidas por veronicasheppard y xtinabot