Alimentos que nos protegem do Alzheimer - Melhor Com Saúde

Alimentos que nos protegem do Alzheimer

Atualmente ainda não conhecemos a causa que origina o Alzheimer. As pesquisas nos dizem que está associada à aparição de placas senis e à perda de uma substância química que permite a comunicação entre as células nervosas. Então como evitar a deterioração do cérebro? Nossos hábitos condutuais, o estímulo mental e uma dieta adequada, nos permitirão lutar contra a sua aparição. Vale a pena saber como e aplicá-lo.

Existem determinados alimentos que reduzem o risco cardiovascular, isto é, seus componentes naturais podem evitar em um grau adequado o surgimento das temidas placas amiloides. Tratariam-se, pois, de alimentos protetores. Claro que isto não evitará que soframos com o Alzheimer, trata-se apenas de manter bons hábitos nutritivos, uma alimentação saudável e adequada, que podemos complementar com alguns hábitos condutuais e cognitivos corretos, com os quais possamos exercitar o máximo possível o nosso cérebro, a nossa inquietude e a nossa curiosidade.

Alimentos para prevenir o Alzheimer

1. Cítricos

LIMON

Por quê?

Os cítricos, tais como os limões, as laranjas, os morangos, as mangas, os mirtilos etc. dispõem de uma quantidade maravilhosa de vitamina C e grandes propriedades antioxidantes. Estes componentes evitam que se acumulem compostos daninhos em nosso cérebro. São grandes depuradores e protetores.

2. Curry

curry

Por quê?

Comece a inclui-lo em suas receitas, em especial o curry amarelo. Trata-se de uma especiaria deliciosa com alto teor de cúrcuma. Dispõe de propriedades medicinais muito interessantes para prevenir o Alzheimer, já que contém ações anti-inflamatórias, a influência na agregação plaquetária capaz de dissolver levemente o sangue, melhorando, assim, a irrigação cerebral.

3. Vinho

toma-vino-para-vivir-más-y-mejor

Por quê?

O vinho dispõe de propriedades anti-inflamatórias que previnem a inflamação do tecido do cérebro, evitando ou reduzindo o surgimento de demências ou doenças.

4. Vitamina D

VITamina-D

Por quê?

Excelente vitamina que podemos obter a partir da luz solar e por meio de alguns alimentos. Ajuda-nos a estimular o sistema imunológico a eliminar as proteínas beta-amiloide, as que causam dano cerebral que culmina no Alzheimer. Podemos encontrar vitamina D nas farmácias ou nas lojas de produtos naturais, bem como nos peixes gordurosos, ostras, soja, ovos e, inclusive, em cereais enriquecidos com esta vitamina.

5.Café

Cafe1

Por quê?

Pesquisas recentes publicadas no Journal of Alzheimer’s Disease indicam que a cafeína oferece proteção contra o surgimento do Alzheimer, algo que não se observa em outras bebidas. O café evitaria o acúmulo no cérebro das proteínas que danificam os neurônios, retardando, inclusive, a doença naquelas pessoas que já sofrem seus primeiros sintomas.

Vitamina B

vitamina-b

As vitaminas B, ideais para prevenir o Alzheimer

Por quê?

Consumir Vitamina B é essencial para a nossa saúde. É necessário dispor de um bom nível dela para cuidar dos nossos ossos, nosso cabelo, nossas dentes; é ideal também para prevenir os sintomas pré-menstruais. Além disso, consumir vitamina B nos permite baixar o nível de homocisteína no sangue, este elemento prejudicial para o nosso cérebro que causa a sua deterioração e faz com que as nossas células nervosas percam sua funcionalidade.

Você pode encontrar esta vitamina em todos os alimentos observados na ilustração: nozes, grãos, banana, brócolis, abacaxi, pimentão, maça, ovos, soja etc. não deixe de inclui-los em sua dieta.