Alimentos que provocam inchaço abdominal - Melhor com saúde

Alimentos que provocam inchaço abdominal

O sódio contribui para subir os níveis de pressão, por isso recomenda-se reduzir a ingestão de sal. Ele, além disso, favorece a retenção de líquidos.

Muitas pessoas sofrem de distensão abdominal e, em muitas ocasiões, não prestam a devida atenção a tal problema estomacal.

Possivelmente, alguns alimentos que são consumidos diariamente deixam seu estômago inchado. Tenha cuidado e tente eliminá-los ,ou pelo menos reduzir seu consumo.

Hoje, vamos listar 10 alimentos que podem provocar a distensão. Caso façam parte de sua dieta, procure eliminá-los, pois melhorarão sua qualidade de vida.

Os alimentos que provocam inchaço são prejudiciais à saúde, já que enchem o estômago de gases e provocam dores.

O feijão

O feijão é um grande produtor de gases no organismo. Embora seja uma excelente fonte de proteínas, é necessário que o consumo seja reduzido ao máximo, para melhorar o problema de inflamação abdominal. Consuma proteínas comendo frango ou peixe, essa é uma boa forma de substituir as proteínas fornecidas pelo feijão.

Alimentos ricos em gordura

Alimentos gordurosos, como a batata frita, são ideais para provocar inchaço no abdômen, visto que as frituras são mais difíceis de serem digeridas e, portanto, inflam o estômago e o deixam com sensação de pesado. Existem alimentos que contêm gorduras benéficas para o organismo e não vão provocar inchaço e indigestão. Um deles é o abacate e o chocolate preto.

Se você quiser ter uma vida saudável, como todos nós desejamos, o mais aconselhável é reduzir ao máximo o consumo de alimentos gordurosos e aumentar o consumo de frutas e verduras.

O sal

Se uma pessoa excede o consumo de sal, contribui para que o organismo retenha líquidos e, portanto, seu estômago fica inchado.

O ideal é comer pouco sal, para manter o organismo saudável e com níveis de sódio adequados. É muito importante controlar o consumo deste produto, especialmente se você tem tendência a sofrer de pressão arterial alta, visto que o sódio contribui para aumentar os níveis da pressão.

As verduras crucíferas

As verduras como repolho, brócolis, couve-flor, contêm compostos similares aos do feijão, que quando entram no sistema digestivo, provocam gases.

Isto ocorre devido às bactérias benéficas que temos em nosso intestino entrarem em contato com estes componentes e liberarem metano, gerando, assim, a distensão abdominal, que provoca um enorme desconforto.

Refrigerantes e bebidas carbonatadas

refrigerante

Os refrigerantes e outras bebidas carbonatadas geram dióxido de carbono, fazendo com que o estômago produza gases, o que naturalmente fará com que se sinta inchado e com muito peso. O melhor a se fazer é substituir tai bebidas nada saudáveis por sucos naturais, estes farão muito bem ao seu organismo.

Carboidratos refinados

Os chamados carboidratos refinados são todos aqueles produtos que são desprovidos de fibra e que transformam-se em calorias sem nenhuma classe de nutrientes benefícios para o organismo.

Os produtos elaborados com farinha branca, como pães, as massas, as pizzas e em geral todos os produtos de panificação, são de carboidratos refinados. Desse modo, devem ser excluídos da sua lista de alimentos a serem consumidos diariamente, já que podem provocar inchaço abdominal; claro que você poder comer uma pizza ou um pedaço de pão, mas com moderação e não com muita frequência.

Os alimentos muito condimentados

Chile-jalapeño

Os alimentos que são preparados com muitos temperos, os quais estão incluídos o pimentão, a pimenta preta, a noz-moscada, o alho, a mostarda e o vinagre, podem liberar ácidos no estômago, o que naturalmente provocará irritação e inflamação estomacal, fazendo você sentir um grande peso.

O mais saudável para o organismo é comer sem muitos condimentos, com apenas algumas cebolas, tomates e algumas ervas, que cairão muito bem.

Os adoçantes artificiais

A maioria dos doces e biscoitos são elaborados com produtos artificiais e adoçantes que podem provocar distensão abdominal e diarreias, assim, pense antes de comprar ou consumir estes tipos de produtos que não fazem bem a sua saúde.

A goma de mascar

chiclete

(Foto: Laísa Roberta Trojaike/ Flickr.com)

A goma de mascar é um produto que faz com que o estômago se encha de gases, já que ao mastigar, você engole ar e este vai direto para o sistema digestivo, provocando inchaço e desconforto.

O álcool

As bebidas alcoólicas são grandes produtoras de gases no organismo, provocam inflamação, a melhor opção é substituir esses produtos que não são saudáveis por sucos naturais ou água.

Os alimentos acima podem ocasionar grandes problemas à saúde, especialmente digestivos, o melhor é que você trate de substituí-los por outros que podem trazer mais benefícios ao seu organismo.

Lembre-se de que as frutas e as verduras são os alimentos que mais recomendamos em todos os nossos artigos, pois fornecem grande parte dos nutrientes que nosso organismo necessita,  para que estejamos saudáveis e tenhamos energias necessárias para realizar os trabalhos diários.