Alimentos que ajudam a tratar a pele seca - Melhor com saúde

Alimentos que ajudam a tratar a pele seca

Certos fatores, como temperaturas extremas, alimentação inadequada, excesso de alimentos processados e hipotireoidismo, podem ser responsáveis por secar a pele. Assim sendo, se faz necessário o consumo de alimentos que ajudem a pele a manter os níveis ótimos de umidade.

Alimentos ricos em água

Para evitar a pele seca, é importantíssimo mantê-la bem hidratada e beber muita água para conservar um nível adequado de umidade. Frutas e verduras também podem ajudar, tais como, uvas, pêssego, laranjas, tomates, pepinos, cebolas, pimentão verde e aipo.

Alimentos ricos em vitaminas A, B e C

Alimentos ricos dessa vitaminas contêm antioxidantes, que ajudam a reparar a pele, já aqueles ricos em betacaroteno, que são vegetais de cor verde escura, como espinafre, frutas e hortaliças amarelas e laranjas, como pimentões amarelos e vermelhos, cenouras, abóboras laranjas e damasco, ajudam a restaurar zonas danificadas da pele.

Alimentos ricos em vitamina B2, como queijo, carne e ovos ajudam a dar brilho à pele. A vitamina A ajuda no crescimento de uma pele nova e pode ser encontrado em óleo de peixe, leite e ovos.

Alimentos ricos em zinco

Os alimentos ricos em zinco ajudam a reparar danos causados na pele, como descamação da pele seca, coceira, e suavizam a pele. Bons exemplos desses alimentos são as ostras, sardinhas, gérmen de trigo e sementes de abóbora.

Alimentos ricos em enxofre

O consumo de alimentos que contêm enxofre pode rejuvenescer a pele e mantê-la hidratada, suave e flexível.

Alguns exemplos desses alimentos são aspargos, ovos, cebola e alho principalmente, ainda que também seja encontrado em muitas frutas e verduras, leite e cereais integrais.

Para aquelas pessoas que sofram transtornos na pele, os banhos de enxofre são muito eficazes.

Ômega 3

Encontrado em peixes, pode tornar a pele menos sensível a raios ultra violeta. Além disso, o consumo de peixe, especialmente o salmão, é uma boa forma de manter a saúde da pele, porque uma dieta concentrada em gorduras saturadas pode causar envelhecimento da pele.

O óleo de linhaça prensado e frio sem refinar é outra fonte de ômega 3 e pode ser utilizado em saladas e verduras ao forno em baixa temperatura. Esquentar o óleo promove a produção de radicais livres que incidem diretamente na saúde da pele. Por isso, evite os óleos vegetais processados por calor e alimentos fritos.

Imagem oferecida por Mumumio