Alimentos que causam celulite   - Melhor Com Saúde

Alimentos que causam celulite  

Sempre se fala dos alimentos, das rotinas e dos exercícios que servem para eliminar a celulite, mas não tendem a levar em conta os causadores deste problema que afeta a quase todas as mulheres no mundo, sem importar seu peso ou estrutura física. A celulite é um processo tanto circulatório quanto hormonal, por isso é que pode ser difícil de erradicar. Conheça quais são os hábitos e alimentos que causam celulite no seguinte artigo.

O que saber sobre a celulite?

A celulite causa a acumulação de gordura e líquido em certas zonas (glúteos e coxas, com mais frequência), muito difícil de ser erradicada. Afeta sempre as mulheres, pois elas apresentam uma tendência genética a tê-la. Em diferentes etapas da vida, como pode ser a puberdade, a gravidez ou ao consumir anti-contraceptivos orais, as mulheres ficam expostas a maior concentração de estrogênios, que condicionam a aparição dos “buracos” tão antiestéticos e que são culpados de muitos pesadelos, principalmente no verão.

As altas concentrações deste hormônio no sangue provocam mais porosidade e fragilidade nos vasos sanguíneos e é por isso que os líquidos e toxinas se acumulam debaixo do tecido subcutâneo. Outra das causas da celulite é a prisão de ventre, alterações na circulação e na função hepática. Por último, o estresse, a alimentação inadequada, a vida sedentária e o tabagismo são fatores de muito risco para a sua aparição.

Celulite-Corpo-500x325

Alimentos que provocam a celulite

  • Os doces: são um dos maiores causadores de celulite, pois aumentam a quantidade de gorduras que agravam o problema. Os biscoitos, as sobremesas, os sucos, as guloseimas e tudo aquilo que contenha muito açúcar, e principalmente muita gordura trans são altamente inflamatórios. O corpo não possui a capacidade de transformar tudo isso em energia e o resto termina sendo convertido em gordura que se deposita em certos lugares. No caso das mulheres, nas coxas, quadris e nádegas. Modere a ingestão de doces para um máximo de 220 Kcal por dia. Você também pode substituir o açúcar por adoçantes naturais tais como a Stevia e escolher chocolates meio-amargos.

Evitar-engordar-si-comemos-dulces

  • As gorduras: estão no segundo lugar do ranking de inimigos do corpo e amigos da celulite. Evite tudo aquilo que contenha gordura ou mesmo reduza sua ingestão a duas porções diárias como máximo. Por exemplo, lácteos integrais (leite, creme de leite, margarina, queijo, creme chantilly, nata), carnes vermelhas, embutidos (linguiças, salames, salsichas, toucinho, bacon) e frituras (principalmente com gordura).
  • O sal: o sódio não somente está presente no sal que você tempera os alimentos, como também está incluído em muitos produtos elaborados, principalmente os empanados. O excesso de sódio produz retenção de líquidos e, por consequência, provoca a aparição de celulite. Aconselha-se consumir não mais de 1,5 g de sódio por dia, não levar o saleiro para a mesa, não adicionar mais sal à comida e na medida do possível, cozinhar sem sal ou usando o sal marinho.

sal. TheGiantVermin

  • Os refrescos ou refrigerantes: isto se deve ao fato de que muitos destes produtos são muito ricos em açúcar e sódio, mas também porque contém produtos químicos como aditivos e conservantes que agravam o processo de celulite, além de causar outros problemas ao nosso organismo. E tenha cuidado com os que em sua etiqueta dizem “light” ou “zero açúcar”, pois contam com outros ingredientes como adoçantes artificiais e corantes.
  • O café: existem pessoas a favor e outras contra o café para diversos problemas de saúde. Algumas pesquisas indicam que o café prejudica a circulação sanguínea, favorece a inflamação e prejudica a irrigação dos tecidos. Outros consideram que se for ingerido moderadamente, o café é bom para a saúde. O melhor é controlar a ingestão, porque os excessos nunca são bons. Uma xícara de café no café da manhã não fará mal, mas se você beber cinco xícaras no dia, não fará bem ao seu organismo, não somente aumentando a celulite, como também gerando insônia, por exemplo.
  • A comida “rápida”: o “fast-food” tão popular em todo o mundo é mau para a saúde em muitos aspectos. Principalmente, os hambúrgueres e as batatas fritas. Isto acontece porque estes alimentos contém uma grande quantidade de calorias e toxinas, assim como gorduras saturadas. Quanto mais fast-food você consumir, maior é a possibilidade de que seus “buraquinhos” aumentem de tamanho. Então nada de anéis de cebola, asinhas de frango fritas, salgadinhos, pizza, etc. caso seja muito custoso deixar de comer estes alimentos, reduza então a ingestão para uma vez na semana ou a cada quinze dias.

patatas-fritas-stevebott-500x325

  • As bebidas alcoólicas: o álcool é nocivo para a nossa saúde em vários aspectos, entre eles, a aparição da celulite. Contém muitas calorias e toxinas que se acumulam debaixo da pele. Além do mais, em muitos casos os goles e bebidas são preparados com refrescos ou com sucos industriais, por isso são mais nocivos ainda. Isto não quer dizer que você não possa sair com seus amigos e beber uma vez ou duas por mês, mas não abuse do álcool em cada saída se você quiser ver suas coxas, glúteos e pernas sem celulite.
  • A farinha refinada: tudo o que seja de cor “branca” não é tão puro como nos querem vender. O macarrão, o pão, o arroz, o açúcar (já foi falado dele antes), possuem carboidratos complicados de metabolizar e se convertem em gorduras quando consumidos em excesso. Por isso é que tendem a saciar tanto a fome. Uma boa ideia é substituir a farinha branca por cereais integrais (de cor marrom ou amarela).