Alimentos que desincham a sua barriga

Alimentos que desincham a sua barriga

É muito importante que nos dias em que se sentir inchada você não deixe de consumir bastante água para eliminar o excesso de líquidos e as toxinas. Escolha uma marca com pouco sódio.

O inchaço ou a distensão abdominal ocorrem por o acúmulo de gases ou líquidos no seu interior, que pode ser causado por diferentes situações, como certos alimentos que são difíceis de digerir ou por certas condições de saúde.

As outras causas associadas a transtornos de saúde que causam a distensão seriam a síndrome do cólon irritável, prisão de ventre, intolerância a certos alimentos e certos medicamentos também podem produzi-la. Sem deixar de citar a síndrome pré-menstrual que nos fazem sentir e parecer mais inchadas e incômodas.

Sempre quando tenha a certeza de que a causa do seu inchaço seja mais que nada questões alimentícias, a solução também estaria focada nos alimentos. Lembre-se, que se os sintomas persistirem, piorarem ou apareçam novas manifestações você deve consultar um médico.

Nós mulheres com as mudanças hormonais que sofremos todo mês, temos uma maior tendência a retenção de líquidos, mas não é por isso que deixaremos de lutar para ter um corpo mais esbelto e bonito, podendo usar as roupas que mais nos agradam de uma forma atrativa.

A seguir te daremos uma lista dos alimentos que podem causar inchaço ou distensão abdominal e quais são aqueles que a podem evitar.

Alimentos que causam distensão abdominal

Lactose para desinchar a barriga

Embora alguns deles sejam necessários para uma dieta equilibrada, podem ser os responsáveis pelo abdômen inchado que gera tanto incômodo.

  • Os lácteos,
  • Legumes,
  • Couves,
  • Bebidas gasificadas,
  • Alimentos ricos em gorduras,
  • Alimentos muito condimentados,
  • Sal

Alimentos anti-inchaço

Dentro de uma grande variedade de alimentos que contamos para nos nutrir dia após dia, encontramos aqueles que ajudam a ter um corpo melhor evitando a retenção de líquidos ou gases no abdômen.

Os principais seriam:

  1. Pêssegos
  2. Peras
  3. Abacaxi
  4. Maçã
  5. Carnes magras feitas ao forno, grelhadas ou cozidas
  6. Salsa
  7. Orégano
  8. Manjericão
  9. Arroz
  10. Verduras como abóbora
  11. Berinjela
  12. Abobrinha (sem casca e nem sementes)
  13. As infusões de lúcia-lima, hortelã, tilia, boldo também ajudam a diminuir o inchaço.

Naqueles dias que você se sinta mais inchada não deixe de ingerir água, é a única maneira que você poderá eliminar o excesso com o quais você se encontra. Não caia no mito que diz que se você está inchada não deve ingerir água. Mas leve em conta que se consome água mineral deve ser com baixo sódio.

É claro que você deve evitar os alimentos muito salgados, pois como já se sabe pioram a sua situação, já que retém líquidos no seu corpo. Utilize outras formas de condimentar e dar sabor a suas comidas, como pode ser as especiarias que dão um sabor agradável à comida sem acrescentar sódio demais ao seu preparo.

O exercício também não se deve ser deixado de lado, com uma simples caminhada você ajudará os líquidos extras se moverem para que em seguida se eliminem de forma eficaz. Não é impossível conseguir um corpo agradável requer esforço, conhecê-lo e saber como ele reage perante os diferentes alimentos.

Caminhar para desinchar a barriga

É importante ressaltar que você não deve evitar nenhum tipo de alimento necessário para uma boa nutrição só pelo fato dele te produzir inchaço abdominal. O ideal seria consultar um nutricionista para que possa te guiar sobre a forma mais adequada de substituir ditos alimentos que geram os incômodos ou para te aconselhar sobre a maneira de consumi-los, evitando alterações em seu corpo.

Pode ser que com uma simples mudança na hora de cozinhar os alimentos, você consiga evitar os incômodos e aproveitar plenamente os benefícios para a nutrição do seu corpo. E por último, não podemos deixar de mencionar a importância da boa mastigação dos alimentos para evitar o inchaço abdominal, a hora de comer deve ser como um ritual, com tranquilidade e harmonia para evitar os incômodos associados a má digestão.