Níveis de açúcar podem ser regulados naturalmente

Alimentos que regulam os níveis de açúcar naturalmente

Consumir alimentos que regulem o nível de glicose no sangue é muito recomendável não apenas para as pessoas diabéticas, como também para aqueles que querem evitar comer fora de hora.
Alimentos que regulam os níveis de açúcar naturalmente

Tanto as pessoas diabéticas quanto aquelas que, de forma habitual, sentem uma forte necessidade de comer doces, ainda que não tenham fome, deveriam incluir em sua alimentação os alimentos que têm a propriedade de regular os níveis de glicose no sangue: a stevia, a canela, a ervilha, a levedura de cerveja e a aveia.

Neste artigo iremos explicar os segredos destes alimentos milagrosos e de que forma você pode consumi-los para se beneficiar de suas incríveis propriedades medicinais.

Stevia para controlar níveis de açúcar no organismo

O primeiro alimento que destacamos por sua capacidade de reduzir de forma natural os níveis de açúcar no sangue é a stevia.

Esta planta originária do Paraguai foi popularizada nos últimos anos como uma alternativa saudável ao açúcar e aos adoçantes artificiais, já que não apenas adoça como também tem muitas propriedades terapêuticas.

Muitas pessoas que sofrem de diabetes do tipo 2 conseguem estabilizar de forma natural a doença ao tomar regularmente a planta. Podemos consumir as folhas frescas, secas em infusão ou em forma de extrato puro.

Devemos evitar os adoçantes de stevia que entraram na moda e que contêm apenas uma pequena parte da planta ou apenas o extrato, que é tão refinado que não conserva as propriedades medicinais, mas apenas funciona como adoçante não calórico.

Stevia para controlar níveis de açúcar no sangue

Canela

Esta deliciosa e aromática especiaria tem a virtude de reduzir os níveis de glicose, de colesterol e de lipídios no sangue e inclusive pode mantê-los estáveis durante um tempo depois de ingerida. Segundo alguns estudos, a canela incrementaria a sensibilidade à insulina, a qual controla os níveis de glicose e, além disso, também seria muito benéfica por seu alto nível de antioxidantes.

A canela com maior poder medicinal é a Ceilão. Podemos tomá-la em comprimidos ou consumi-la de forma habitual com as refeições ou em infusão. Também podemos preparar uma bebida deliciosa cozinhando algum leite vegetal (de amêndoa, avelã, aveia ou arroz) com canela durante 15 minutos. Depois podemos adicionar um pouco de coco, essência de baunilha ou chocolate, de acordo com o que preferirmos.

A dose diária recomendada para regular os níveis altos de glicose no sangue é de entre um e seis gramas, ou seja, uma colher de chá de canela em pó por dia.

Canela para controlar níveis de açúcar no sangue

Ervilha para controlar níveis de açúcar

A ervilha, também conhecida como insulina vegetal, nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue graças aos seus excelentes valores nutricionais, entre os quais se destacam seu alto teor de proteína e fibra.

Este legume faz com que a curva glicêmica se mantenha equilibrada depois de comer, o momento em que a mesma mais costuma disparar. Além disso, também contribui para que o resto dos alimentos que consumimos não alterem esses índices. As ervilhas mais saudáveis são as frescas, que podem ser cozidas com outras verduras ou batata, e combinadas com cogumelos ou ovos.

Também podemos encontrar algumas lojas de produtos naturais que comercializam ervilhas orgânicas em pó.

Levedura de cerveja para controlar níveis de açúcar

A levedura de cerveja é um alimento medicinal rico em vitaminas e minerais, entre os quais se destaca o cromo. Este mineral funciona como regulador dos níveis de glicose, por isso é um excelente suplemento para pessoas diabéticas ou para aquelas que sofrem de ansiedade de comer doces em qualquer momento inesperado.

Podemos consumi-la em pó, misturada com suco ou iogurte, ou em comprimidos, para quem não gosta de seu sabor amargo.

Levedura de cerveja para controlar níveis de açúcar

Aveia para controlar níveis de açúcar no organismo

A aveia é um cereal muito saudável, rico em fibra solúvel. Este tipo de fibra retarda a digestão e a absorção de carboidratos, o que reduz o aumento da glicose no sangue que ocorre depois que comemos, assim como a resposta insulínica.

Podemos consumir a aveia crua em flocos, misturada com granola para o café da manhã ou cozinhá-la em pratos doces ou salgados.

A aveia é ideal para deixar sopas e cremes mais espessos, para dar consistência às vitaminas e para combinar com todo o tipo de farinhas na hora de preparar biscoitos e bolos.

Também podemos preparar de forma caseira uma deliciosa bebida de aveia, o que nos facilitará o consumo diário com o café da manhã ou com o café da tarde sem enjoarmos desta deliciosa opção.