Alimentos que te fazem sentir cansado - Melhor Com Saúde

Alimentos que te fazem sentir cansado

O cansaço pode surgir devido à falta de hidratação. Os principais sintomas da deficiência de líquido no organismo são a falta de concentração e a dor de cabeça.

É possível que em algum momento do dia você sinta um esgotamento mental e físico sem explicação, isso pode ser por causa da sua alimentação e dieta diária, pois há alimentos que aumentam o cansaço nas pessoas. Alguns destes te apresentaremos a seguir, com o objetivo de que tente reduzi-los de nossa dieta.

Os alimentos ricos em açúcar, ao contrário de dar energia ao corpo como se pensa, erroneamente esgotam o organismo, já que é metabolizado rapidamente e, neste processo, utilizam-se grandes quantidades de energia presentes no corpo  que são destinadas a outras atividades. É claro que o açúcar dá um impulso energético, mas este impulso não é duradouro. O consumo de alimentos ricos em gorduras também funcionam como alimentos esgotadores, já que pela sua composição são difíceis de digerir, e, portanto, não fornecem mais energia do que se consomem em seu processo de digestão. Por isso, os produtos com grandes quantidades de gorduras podem gerar sensação de peso, de estar cheio e cansaço, pouco tempo depois de sua ingestão. Fast_food Existem diversos alimentos que são pesados para o organismo e que, portanto, produzem sono depois do seu consumo. Estes alimentos são: o peru, o leite, os grãos, o arroz integral e os legumes. Contudo, o consumo destes produtos é importante, pois fornecem diversos nutrientes ao nosso organismo, entretanto o seu consumo deve ser regulado segundo os efeitos que produzem na pessoa que o consome, já que nem todos os organismo respondem da mesma forma e os assimilam igualmente. A cafeína gera hiperatividade e alerta no cérebro humano. O café é uma bebida estimulante e ativa, energeticamente as funções do corpo, entretanto não se pode abusar do seu consumo, pois pode gerar insônia, o que causará um esgotamento constante nas atividades do dia seguinte. Cafe O cansaço também ser causado pela falta de hidratação, quando se consome pouco liquido durante o dia, ocorre a desidratação e portanto o esgotamento,  os principais sintomas a deficiência de liquido no organismo é a falta de concentração e a dor de cabeça, é importante ressaltar que o melhor liquido para o bom funcionamento do corpo é a água. O alto consumo de alimentos com aditivos químicos podem alterar o equilíbrio do corpo, pode gerar cansaço e algumas doenças ao longo prazo. O excesso de consumo de comida fast food como os hambúrgueres, os cachorros quentes, as pizzas, etc, são exemplos. E ainda, a ingestão de alimentos em horários descontrolados produzirá efeitos negativos no organismo, pois para melhorar estes sintomas nosso corpo acaba se esgotamento, gerando cansaço e falta de concentração.

Conselhos para eliminar a sensação de cansaço

Conselhos_eliminar_cansaço

  • O consumo de frutas e verduras proporciona os nutrientes que oferecerão ao corpo energia e bem estar.
  • Os cereais integrais proporcionam a energia necessária para começar o dia da melhor forma.
  • As nozes, amêndoas e o gergelim oferecem ao corpo uma das principais fonte de energia, indispensável para permanecer alerta em cada uma das atividades realizadas e dá a concentração necessária para render em no trabalho.
  • Um ponto importante para permanecer animado durante todo o dia e eliminar qualquer presença do cansaço é a atitude. Deve-se levantar com um bom animo e não mudar a rotina diária alterando os horários, mantenha durante o dia os sentidos ativos escutando música, dando um descanso aos olhos, mudando de imagem, ativando o olfato através de cheiros fortes como a pimenta, por exemplo. Fique em um lugar iluminado evitando o esgotamento dos olhos.
  • Mantenha o corpo ativo e o estimule através de alongamento e movimentos durante o dia todo, faça exercícios físicos, adapte à sua rotina segundo seu horário e trabalhos diários. Se não pode fazer exercícios físicos, faça um atividade física leve, pode ser evitando os elevadores e assim usando as escadas. Caminhe e evite os carros.
  • Mantenha a sua mente ativa, lendo e realizando exercícios mentais.
  • Adote um rotina adequada de sono que te permita descansar e recarregar as energias durante a noite, para aliviar o esgotamento diário e assim, estar disposto para cumprir com as funções do dia seguinte.
  • Por último mantenha uma dieta saudável que proporcione ao organismo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento e os bons resultados durante todo o dia.