5 alimentos capazes de regular o açúcar no sangue

5 alimentos capazes de regular o açúcar no sangue

Podemos adicionar esses alimentos em nossas receitas para evitar os picos de glicose, Eles permitem equilibrar os níveis de açúcar e compensar seus efeitos negativos em nosso sangue.
Alimentos para equilibrar os níveis de açúcar no sangue

Um corpo saudável equilibra de forma natural os níveis de açúcar no sangue. Pessoas diabéticas devem controlá-los por si mesmas, já que seu organismo não consegue fazer isso, porém, existem muitas pessoas que não sofrem de diabetes e possuem a glicose alterada.

Isso repercute na qualidade de vida, ainda que seja possível que, em muitos casos, a causa de todo mal-estar gerado por esse problema não seja conhecida.

Neste artigo convidamos nossos leitores a descobrirem quais alimentos regulam os níveis de açúcar no sangue de forma natural. Não deixe de conferir!

Níveis de açúcar no sangue alterados?

Porque os níveis de açúcar no nosso organismo são alterados? Por comermos de forma excessiva e contínua alimentos com um alto índice glicêmico, os quais causam aumentos repentinos na glicose no sangue.

E quais são esses alimentos? Os carboidratos simples, como o açúcar e todo o tipo de pães, biscoitos, guloseimas, bolos e inclusive frutas doces.

Se não temos a glicose alterada podemos comer frutas doces sem problemas, ainda que seja ideal que todas as pessoas reduzam ou eliminem o resto de alimentos açucarados que não oferecem nenhum benefício.

Níveis de açúcar no sangue alterados

Também podemos consumir de forma habitual os carboidratos complexos, que são digeridos e assimilados com mais lentidão, nos oferecem energia e não causam picos de glicose: cereais integrais, vegetais, legumes, batatas, etc.

Você deve saber…

  • Para evitar os picos de açúcar no sangue, como quando comemos algum doce, podemos comer também algum carboidrato complexo rico em fibras que neutralize esse pico. Pode ser uma maçã, uma salada, um creme de verduras, um pouco de arroz integral, etc. Com essa simples combinação evitaremos os efeitos negativos desse açúcar em nosso corpo.
  • Os alimentos crus são, em geral, equilibradores dos níveis de glicose, enquanto que os cozidos e pré-cozidos tendem a criar picos. Combine-os sempre e acostume-se a incluir vegetais crus nas refeições.
  • Pessoas que sentem picos de fome e uma ansiedade repentina de comer algo doce provavelmente estão precisando controlar os níveis de açúcar no sangue. Esses conselhos e alimentos os ajudarão a emagrecer, algo que costuma ser difícil por causa de uma má assimilação dos alimentos. Muitas dessas pessoas terão um acúmulo de gorduras na região abdominal.

Leia também: 5 remédios naturais para controlar a ansiedade

1. Canela

Canela para equilibrar os níveis de açúcar no sangue

A canela do Ceilão oferece diversas propriedades digestivas e estimulantes para a saúde. Além disso, ela nos ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.

Podemos tomá-la em infusão, mas também podemos usar para condimentar qualquer doce que comermos. Desse modo compensaremos os efeitos negativos desse alimento em nosso sangue.

2. Estévia

A estévia é uma planta originária do Paraguai, que adoça de forma natural. Hoje em dia é bem conhecida, já que não contém calorias.

Podemos tomar infusões de sua folha ou conseguir seu extrato puro, que é de cor escura, para adicionar algumas gotas a cada dia nas infusões, limonadas, sucos, etc.

3. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um suplemento excelente tanto para a saúde quanto para melhorar o aspecto da nossa pele, cabelo e unhas. Regula o sistema nervoso e os níveis de açúcar no sangue, dentre muitas outras propriedades surpreendentes.

Tomaremos uma colher de chá duas vezes por dia, durante uma temporada, e depois descansaremos. Podemos repetir o tratamento de acordo com nossas necessidades.

4. Aveia

Aveia para equilibrar os níveis de açúcar no sangue

Este cereal delicioso, que muitas pessoas já consomem de forma habitual no café da manhã, não somente oferece muita energia como também previne picos de glicose.

Ele contém uma boa quantidade de fibra solúvel e gorduras saturadas que reduzem a secreção de insulina em períodos curtos de tempo. Além disso, a aveia também é rica em proteína, vitaminas e minerais.

Você pode consumi-la cozida com água ou leite de aveia, adicioná-la em cremes de verduras ou vitaminas, e usá-la para preparar sobremesas saudáveis.

5. Ervilha

A ervilha é conhecida como a insulina vegetal. Não contém apenas níveis muito baixos de açúcares, como o resto dos legumes, mas também tem a propriedade de equilibrar a curva de glicemia depois de comer, um momento em que ela costuma aumentar.

Desse modo não somente é benéfico consumir ervilhas de forma habitual, como também adicioná-las aos pratos que podem alterar nossos níveis de glicose. Além disso, é muito rica em proteínas e fibras, e é um dos legumes mais fáceis de digerir. Recomenda-se sempre usá-la da forma mais fresca possível.