Alopecia em sobrancelhas e cílios: que tratamento seguir?

Alopecia em sobrancelhas e cílios: que tratamento seguir?

Para ter cílios fortes, longos e grossos, todas as noites, depois de limpar a área e eliminar os resquícios de maquiagem, podemos fazer uma massagem de vaselina.

A alopecia nas sobrancelhas e nos cílios é algo habitual. Todos já passamos por épocas em que, de súbito, quando nos olhamos no espelho notamos pequenos espaços nessas regiões. Como você já deve saber, ultimamente está na moda exibir sobrancelhas cheias e bem definidas, para dar um toque  especial ao olhar.

Mas, o que fazer se suas sobrancelhas são ralas? A alopecia nessa região e nos cílios tem diversas origens que explicaremos a seguir, mas, quase sempre é algo temporário e que com um tratamento adequado é possível recuperar o pelo. Tome nota de tudo o que precisa ser feito.

1. Quais são as causas da alopecia nas sobrancelhas e nos cílios?

cilios-500x325

Como dissemos anteriormente, a perda das sobrancelhas e dos cílios é quase sempre temporária. Não obstante, é preciso conhecer as causas que originam o problema para seguir um tratamento mais adequado. Vejamos agora quais fatores podem determinar esse problema:

O estresse

Em ocasiões passamos por épocas nas quais nos sentimos mais estressados do que o habitual. Nosso metabolismo muda, o cortisol altera muitas de nossas funções e é muito comum que soframos uma incômoda perda de cabelo e a alopecia nas sobrancelhas e nos cílios.

Eczema ou dermatite atípica

O eczema já seria um problema mais sério, onde é necessária a intervenção de um dermatologista. Trata-se de uma doença que, na maioria das vezes, termina por ser crônica, aparecem muitas manchas, coceira e incômodos. Se for muito frequente pode até afetar às pálpebras e derivar na perda de cílios e sobrancelhas. Não deixe de seguir sempre o tratamento dos médicos, pois o eczema deve ser tratado com uma medicação adequada.

Cuidado com a depilação

Obviamente, nos referimos à depilação da região das sobrancelhas. Em certas ocasiões, quando arrancamos esse pelo da raiz, demora mais do que o habitual para que cresça, podendo passar até duas semanas para que volte a povoar a área. Assim, o melhor é controlar a região que vamos depilar para não cometermos excessos.

É preciso saber que o pelo cresce um número “infinito” de vezes e que logo fica inativo, assim, no caso de submetermos às sobrancelhas a hiperdepilações muito severas, acabaremos perdendo-as.

Alguns medicamentos

Determinados medicamentos para a artrite, por exemplo, podem causar a perda de sobrancelhas e cílios. Se tiver qualquer dúvida sobre os efeitos secundários dos medicamentos que estiver tomando, consulte antes um médico, valerá a pena.

Mudanças metabólicas

À medida que os anos passam, nosso metabolismo se torna mais lento e, portanto, é normal que soframos pequenos desequilíbrios que conduzem à perda de pelos. Os folículos diminuem sua força e o cabelo cresce um pouco mais devagar. No caso dos cílios, por exemplo, a queda é maior do que o próprio crescimento.

2. Como tratar a alopecia de sobrancelhas e cílios?

1. Tratamento para as sobrancelhas

sobrancelhas

  • Aumente o consumo de ácido fólico, de minerais como o enxofre e das vitaminas A, B3 e E. Você encontrará tais componentes nos seguintes alimentos:
  • Levedura de cerveja.
  • Ovos.
  • Carne de peru.
  • Cenouras.
  • Brócolis.
  • Cebolas.
  • Pêssegos.
  • Pimentões.
  • Óleo de alecrim e óleo de rícino: os dois podem ser utilizados e ambos são fáceis de encontrar, tanto em lojas de produtos naturais como em perfumarias especializadas. Trata-se simplesmente de umedecer um algodão e fazer uma massagem na região das sobrancelhas pela manhã e à noite. Faça todos os dias e assim conseguirá estimular o crescimento das sobrancelhas.

Tratamento para os cílios

Cilios1

  • Massagem com azeite de oliva: pode ser feito antes de dormir. Basta umedecer um algodão com um pouco de azeite de oliva e deixar que fique bem empapado no próprio folículo dos cílios. Muito fácil!
  • Um pouco de vaselina: quando chegar em casa, a primeira coisa que deve fazer é retirar adequadamente todo o resto de rímel e maquiagem da região dos olhos e cílios. Depois, umedeça os cílios com um pouco de vaselina, fazendo uma leve massagem. Dessa forma estimulará o bolbo capilar, permitindo que os cílios cresçam mais fortes.
  • Camomila: prepare uma infusão de camomila da seguinte maneira:

Ingredientes

  • Uma bolsinha de chá de camomila ou 20 gramas da planta.
  • Meio copo de água (100 ml)

Preparo

  • Ferva a água, quando esta chegar a seu ponto de ebulição, adicione a camomila e deixe cozinhar por 15 minutos. Depois desse tempo deixe repousar e esfriar um pouco. A infusão deve estar morna quando for aplicada nos cílios. Para isso, pegue um algodão e umedeça a região dos cílios. Faça-o todos os dias depois de retirar a maquiagem.
  • Óleo de rícino: como já sabe, o óleo de rícino é maravilhoso para tratar a alopecia nos cílios e nas sobrancelhas, pois estimula seu crescimento, assim, os resultados são sempre satisfatórios. Para usá-lo basta seguir um ritual bem simples: todas as noites umedeça um algodão com algumas gotas de óleo de rícino e aplique, com suaves toques, na região dos cílios. Em algumas semanas irá obter bons resultados. É um remédio espetacular!