Amêndoas torradas e alecrim para melhorar a memória

Amêndoas torradas e alecrim para melhorar a memória

A memória é a função do cérebro que nos permite registrar, conservar e evocar as experiências. Isso acontece como resultado das conexões sinápticas repetitivas entre os neurônios, que criam redes neuronais.

A maioria das pessoas tem a capacidade de memorizar milhões de coisas ao longo da sua vida, para depois se lembrar delas em algum momento. Quando alguém memoriza algo, mas depois se esquece facilmente, é o que se conhece como memória de curto prazo.
O exercício da memória permite fortalecê-la ao longo da vida, sobretudo para aqueles anos nos que já não se tem tantas habilidades como na idade jovem. Ler, escrever, escutar música, estudar ou fazer jogos mentais, entre outros, pode ajudar a exercitar a memória para que ela não se desgaste tão cedo e para reduzir o risco de problemas neurodegenerativos.

Outra das chaves para se ter uma boa memória é a alimentação saudável. Os alimentos proporcionam ao organismo os nutrientes essenciais para funcionar adequadamente tanto no nível físico como no psicológico.

Beneficie sua memória com amêndoas torradas e alecrim

Uma combinação de amêndoas, alecrim e outros ingredientes naturais podem ser um delicioso suplemento natural para beneficiar o cérebro e a memória.

 

Benefícios das amêndoas

Essa fruta seca contém fenilalanina, substância que ajuda o cérebro a produzir dopamina, adrenalina e noradrenalina. O consumo frequente de amêndoas ajuda a melhorar a memória e superar problemas de depressão.

Por seu alto conteúdo de ácidos gordurosos e outros nutrientes, elas favorecem a função cerebral e do sistema nervoso.

As amêndoas contêm oligoelementos e ácidos gordurosos poli-insaturados, cuja deficiência pode afetar os processos cerebrais. São uma fonte significativa de água, proteínas, gorduras, carboidratos e celulose; vitaminas B1, B2, PP, C, A, D e E; cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, magnésio, enxofre, cloro, manganês, cobre e zinco. Além disso, elas contêm os 8 aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita.

Amendoas

As amêndoas são ideais para complementar uma dieta saudável e equilibrada. Seu consumo proporciona sensação de saciedade, ajudando a controlar a ansiedade pela comida.

Benefícios do alecrim

Em uma pesquisa publicada no Therapeutic Advances in Psychopharmacology, foi revelado que o aroma do alecrim pode ajudar a melhorar o desempenho mental. Além disso, poderia aumentar a velocidade e eficácia com que a sua mente processa a informação. No estudo realizado pela Universidade da Northumbria, no Newcastle (Reino Unido), foi revelado que cheirar alecrim aumenta a memória entre um 60 e 75%. Quer dizer, o alecrim ajudaria a trazer as lembranças do passado, mas também fortaleceria a memória para lembrar de coisas tão simples como fatos cotidianos, datas, tarefas ou lugares em que se deixam determinados objetos, entre outros.

Além disso, os pesquisadores sugerem que o aroma do alecrim também ajudaria a estimular a capacidade de realizar exercícios mentais matemáticos e, portanto, da memória prospectiva, que é a que permite se lembrar de ações que queremos realizar no futuro.

Como preparar amêndoas torradas com alecrim?

Amendoas1-500x333

Para aproveitar os benefícios das amêndoas com o alecrim, uma boa opção é preparar esta deliciosa receita, agradável para o seu paladar e ideal para desfrutar em qualquer momento.

Ingredientes

  • 2 xícaras de amêndoas frescas inteiras (340 g).
  • 1 colher de óleo de coco (16 g).
  • 1 colher de alecrim fresco picado finamente (10 g).
  • ½ colherzinha de pimenta/pimenta em pó (2,46 mg) (opcional).
  • 3/4 de colherzinha de sal marinho (3,7 mg).
  • Uma pitada de pimenta vermelha moída.

Como preparo?

  • Pré-aqueça o forno a 165 °C.
  • Cubra uma bandeja grande com papel manteiga e reserve.
  • Em uma tigela, combine muito bem todos os elementos até que as amêndoas estejam uniformemente cobertas.
  • Ponha uma só camada da mistura de amêndoas sobre a bandeja que preparamos para levar ao forno.
  • Asse a 165 °C durante 20 minutos, ou até que estejam ligeiramente torradas.
  • Deixe esfriar em temperatura ambiente e aproveite!

Com a finalidade de melhorar a memória, essa receita deve ser incluída na dieta com mais frequência. Obviamente que iremos notar os benefícios a longo prazo, depois de que o organismo receba a quantidade necessária de nutrientes diariamente.

Além de melhorar a memória, essa receita também pode ajudar a controlar a ansiedade e a diminuir o estresse. O aroma do alecrim, somado aos benefícios das amêndoas, se torna em um bom aliado para melhorar o estado de ânimo.