Anti-inflamatórios naturais - Melhor com Saúde

Anti-inflamatórios naturais

Processos inflamatórios causam doenças no corpo humano. Mas,quando o nosso corpo não está conseguindo combater a doença utilizando somente os medicamentos, existem alimentos que podem auxiliar nesta tarefa. Tomar anti-inflamatórios em excesso pode causar úlcera, gastrite, problemas cardiovasculares e hipertensão. Para ajudar o organismo a combater uma inflamação de uma modo mais natural, coma alimentos que dão uma força no processo de cura da doença. Veja quais são.

Shitake

O shitake é um cogumelo rico em proteínas e contém pouca caloria, mas possui um alto teor de lentimana, nutriente que estimula a produção de glóbulos brancos ajuda e muito no combate à inflamação. Ao comprar o cogumelo não descarte o talo, pois contém potentes fibras betaglucanas, que conseguem fazer uma limpeza no organismo, eliminando toxinas do corpo.

Azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva possui oleocanthal, que inibe a atividade de enzimas ligadas ao processo inflamatório. Para aproveitar ao máximo suas propriedades benéficas o azeite deve ser utilizado frio, como temperos em saladas e para dar sabor aos alimentos já preparados.

6307218501_527a544b3a_b

Açafrão

Esta planta contém curcumina, um ingrediente responsável pelo seu pigmento. A substância elimina os mecanismos biológicos que desencadeiam a inflamação nos tendões e causam a tendinite.

Gengibre

O gengibre é uma raiz rica em ativos como felandreno, zingibereno e zingerona, que atuam em inflamações das vias aéreas superiores, provocando bronquite, sinusite e asma. Age como um remédio natural para expectorar o catarro. O mineral selênio é outra fonte poderosa do gengibre pois atua na ação anti-inflamatória e ainda possui a substância gingerol, que contém propriedades analgésicas.

Batata doce

Este tubérculo possui ácido glicêmico baixo e contribui para a redução da inflamação. Qualquer alimento com uma carga glicêmica alta contribui para aumentar a inflamação, pois deixam o pH do organismo mais alto, um prato cheio para aumentar a proliferação de fungos e bactérias nocivos. Por ser rica em fibra, a batata doce é ótima para aumentar a presença de micro-organismos no intestino, prevenindo, assim, a síndrome do cólon irritável e a colite ulcerosa.

Linhaça, chia e salmão

Todos os três alimentos são ricos em Omega 3, um ácido graxo que diminui muito a produção e as atividades das prostaglandinas, substâncias que acentuam a inflamação.

Alho

O alho é muito eficaz no combate a inflamação por possuir alicina e alina, que são substâncias antioxidantes capazes de reduzir a inflamação, além disso são ótimas no combate ao vírus e a radicais livres.

Um conselho

Se você quer utilizar alimentos para combater a inflamação, procure não ingerir outros alimentos que contribuem para aumentar a inflamação. Os alimentos com muito carboidrato refinado, como açúcar, farinha de trigo, massas, pães e bolos devem ser riscados da dieta. Evite também refrigerantes, bebidas alcoólicas e café.

Imagem 1 foi oferecida por David Milley

Imagem 2 foi  oferecida por Ana aos Potes