Aprenda a usar o bicarbonato de sódio para tratar os fungos das unhas - Melhor com Saúde

Aprenda a usar o bicarbonato de sódio para tratar os fungos das unhas

Graças às propriedades das substâncias ativas, o vinagre é um grande remédio para acabar com os fungos que afetam as unhas, tanto a nível externo como interno
Aprenda a usar o bicarbonato de sódio para tratar os fungos das unhas

Os fungos nas unhas desenvolvem uma infecção do tipo dermatófito. Proliferam com facilidade tanto nas mãos quanto nos pés.

Dado que essas zonas estão em contínuo contato com o calor e a umidade, os microrganismos mantêm-se nas condições ótimas para sua reprodução e podem atacar sem problemas.

Como consequência, as unhas desenvolvem alterações visíveis e antiestéticas, além de incômodos sintomas como  a vermelhidão, a coceira e a descamação da pele ao redor.

Felizmente, existem ingredientes com efeitos antimicóticos que podem servir para controlar a infecção sem a necessidade de se usar químicos agressivos.

Entre estes, nós encontramos o prodígio bicarbonato de sódio, um produto natural cujas aplicações domésticas e medicinais lhe deram fama por todo o mundo.

A seguir, queremos contar por que ele é efetivo nesses casos e como aplicá-lo de forma adequada para obter seus benefícios em pouco tempo.

Bicarbonato de sódio para tratar os fungos nas unhas

Pessoa que quer eliminar os fungos das unhas

Antes de conhecer o tratamento com bicarbonato de sódio para combater os fungos nas unhas, é importante esclarecer que seus efeitos não são conseguidos de forma imediata.

Ainda que o produto começa a combater os fungos desde a primeira aplicação, sua eliminação total não se dá da noite para o dia.

Por essa razão, é primordial ser constante com o uso e seguir as recomendações necessárias para acabar com a raiz do problema.

Além disso, recomendamos potencializar suas propriedades com o vinagre de maçã, um ingrediente antifúngico que também aporta muitos benefícios aos pés.

Ambos os produtos geralmente estão na despensa da cozinha ou podem ser adquiridos a preços bastante acessíveis.

Veja também: Água fria com gelo para os pés

Ingredientes

  • 6 copos de água (1,5 litros)
  • ½ copo de vinagre de maçã (125 ml)
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio (30 g)

Instruções

  • Ponha para esquentar a água em uma temperatura suportável para os pés.
  • Acrescente o meio copo de vinagre de sidra de maçã e despeje o líquido em um recipiente grande.
  • Submerja os pés nesse líquido e deixe de molho durante 15 ou 20 minutos.
  • Passado esse tempo aconselhado, seque bem as unhas e esfregue-as com uma pasta de bicarbonato de sódio.
  • Deixe que atue por 10 minutos e enxágue.
  • Realize suaves massagens circulares para esfoliar tanto a superfície das unhas como da pele ao redor.
  • Repita esse tratamento cada noite, até melhorar o aspecto das unhas afetadas.
  • De maneiras opcional, você pode umedecer o bicarbonato de sódio com limão e água oxigenada para potencializar seu efeito antimicótico.

Por que utilizar bicarbonato de sódio para tratar os  fungos nas unhas?

Bicarbonato de sódio para combater os fungos das unhas

O bicarbonato de sódio é um pó de cor branca que foi utilizado ao longo da história, tanto na gastronomia como nas tarefas de limpeza de casa.

É valorizado por suas propriedades antissépticas, antifúngicas e alcalinas que servem como complemento para tratar vários tipos de infecções.

Suas aplicações tópicas são bem conhecidas porque é útil como esfoliante natural e remédio contra várias alergias.

Também diminuei as infecções cutâneas e tem substâncias ativas que diminui os fungos tanto na superfície como no interior das unhas.

Cabe destacar que também é um desodorante natural, ideal para neutralizar os maus odores e o suor excessivo dos pés.

Recomendamos ler: Por que aparecem manchas brancas nas unhas?

O que saber para combater os fungos nas unhas?

Pés sem fungos

Ainda que este tratamento com bicarbonato de sódio seja muito útil para aliviar esta infecção, não se deve ignorar outras recomendações importantes para conseguir os efeitos desejados.

  • Por exemplo, durante o tratamento deve se evitar os ambientes úmidos e fechados que podem proporcionar o desenvolvimento dos fungos.
  • Sendo assim, é conveniente utilizar um tipo de calçado aberto e ventilado, o qual impede a acumulação de suor e bactérias.
  • Também é importante secar bem os pés e as mãos depois de lavá-los, já que restos de água favorecem o crescimento dos fungos.
  • Lavar e desinfetar os utensílios de manicure e pedicure evitará que a infecção se propague para as unhas não afetadas.

Esta condição continua afligindo você? Se apesar dos tratamentos e conselhos os fungos continuarem crescendo, consulte um médico para conhecer outras alternativas.

O mais importante é cuidar a tempo para que não se converta em um problema grave e de difícil solução.