Aprenda a beber água corretamente e melhore a sua saúde - Melhor Com Saúde

Aprenda a beber água corretamente e melhore a sua saúde

Sabemos da importância de beber água diariamente, mas mesmo assim este é um hábito difícil de criar em nosso dia-a-dia. Estamos acostumados a beber refrigerante, suco e café, mas várias pessoas passam o dia inteiro sem beber a água propriamente dita.

Não devemos esperar sentir sede para beber água, já que a sensação significa que o nosso organismo está desidratado. Temos que ingerir água em pequenas quantidades durante todo o dia, para manter o corpo sempre hidratado e nossas células funcionando corretamente.

Aqui iremos dar algumas dicas de como beber água corretamente para tornar esta atividade um hábito diário.

Quanta água devemos beber por dia?

A recomendação geral é beber entre 2 e 3 litros de água todos os dias, ou cerca de 8 copos. Se não estivermos acostumados a beber água, será difícil aumentar de uma vez para uma quantidade tão grande, mas podemos fazê-lo de forma gradativa.

Tente beber um copo de água em horários estratégicos para ir se acostumando, e com o tempo será possível se habituar a beber água naturalmente.

Quais são os melhores momentos para beber água?

agua

Claro que a melhor hora para beber água é a hora que você conseguir se acostumar a fazê-lo, mas há alguns horários estratégicos que são ideais para beber cada copo ao longo do dia.

Em jejum, pela manhã

Beber um copo de água assim que acordar, pelo menos meia hora antes do café da manhã, ajuda a ativar os órgãos internos e o sistema circulatório. Além disso, a água já inicia o processo de desintoxicação e eliminação de toxinas e resíduos decorrentes das calorias queimadas durante o metabolismo noturno.

Antes das refeições

O ideal é beber um copo de água pelo menos meia hora antes de iniciar a refeição, e não imediatamente antes de ingerir os alimentos. A água vai fazer com que nos sintamos mais estufados, prevenindo exageros durante a refeição.

Além disso, ela prepara o organismo para os alimentos e nutrientes que virão em seguida, ativando as papilas gustativas da língua e hidratando o estômago, para que a ingestão de alimentos ácidos não seja desconfortável.

Evite beber durante as refeições

O pior momento para beber água, ou qualquer outra bebida, é junto com as refeições. Nesta situação, o líquido dilui as enzimas digestivas e ácidos estomacais, misturando-se aos sucos gástricos e dificultando a digestão dos alimentos.

Pelo mesmo motivo, não devemos beber água logo após as refeições, o ideal é esperar entre meia e uma hora para fazê-lo.

Entre as refeições

Se sentir fome entre as refeições, antes de fazer um lanche, beba um copo de água. Muitas vezes, quando temos a sensação de fome, nosso organismo está na verdade desidratado e com sede, e precisa somente de um pouco de água.

agua-para-saude

Antes, durante e depois da atividade física

Beber água é fundamental antes, durante e depois da prática de qualquer exercício físico. A hidratação é crucial para proporcionar energia, melhorar a circulação e repor os fluídos perdidos através do suor.

Se tiver muito calor, a água é ainda mais importante. Tente não beber muita água de uma só vez, mas sim fracionar a ingestão em pequenas porções ao longo de toda a atividade.

Quando estiver cansado

Se estiver sentado no trabalho, cansado e com sono, apresenta dificuldade para se concentrar nas atividades a serem desempenhadas, levante e pegue um copo de água. Devido à sua habilidade de se mexer rapidamente pelo corpo, a água pode ativar o cérebro e aumentar a capacidade de concentração.

À noite

Por último, beba um copo de água à noite para repor fluídos que eventualmente serão perdidos. O ideal é não esperar para tomar água exatamente antes de deitar, para não ter que acordar durante a noite e ir ao banheiro, atrapalhando o período de descanso.

Dicas para beber mais água

  • Mantenha uma garrafa cheia sempre perto de você no trabalho, no carro e na bolsa, para ir tomando goles ao longo do dia até que isso se torne um hábito
  • Aposte na água aromatizada com flores, frutas e ervas, que tem um sabor agradável e especial
  • Estabeleça uma meta diária para a ingestão de água em cada horário do dia
  • Se você se esquece de beber água, programe seu despertador para tocar em cada horário estabelecido para tomar um copo
  • Substitua o refrigerante e o suco artificial de frutas pela água natural