Aprenda a detectar a apendicite - Melhor com saúde

Aprenda a detectar a apendicite

A apendicite pode se complicar a partir das 48 ou 72 horas. Neste caso, ela pode causar uma perfuração do apêndice e dar lugar a uma peritonite.

A apendicite é muito comum em crianças e adolescentes, já que é a faixa etária que mais consome alimentos à base de sementes, que se alojam nesta região do intestino grosso e a inflamam, causando um dor característica, bem forte.

Sintomas

Uma dor muito forte na área do abdômen (principalmente na área do umbigo) que ocorre várias vezes e se torna constante, pressionando o lado direito e depois se generalizando, quando em um estágio mais avançado.

  • Possíveis náuseas ou vômito
  • Perda repentina do apetite
  • Em alguns casos febre baixa
  • Em algumas pessoas ocorre diarreia ou prisão de ventre
  • O abdômen pode inflamar ou inchar e, às vezes, ficar visivelmente grande, particularmente em crianças pequenas ou bebês lactantes

O que fazer em casos de apendicite?

Se com alguns sintomas semelhantes você acreditar que seu filho está sofrendo de um ataque de apendicite, procure imediatamente um médico. A apendicite pode se complicar muito de 24 à 72 horas, depois de aparecerem todos os sintomas anteriores.

garota-apendicite

Como evitar complicações?

O melhor a fazer nesta ocasião é não dar nada à criança, nem comida e nem bebida, muito menos analgésicos para aliviar a dor aguda característica da doença.

É importante esperar a opinião de um médico e não se automedicar, pois fazer isto pode gerar problemas mais graves, principalmente se o medicamento e/ou a dosagem não são adequados.

A apendicite é uma doença muito imprevisível, por isto não se deve improvisar com remédios caseiros ou afins, é importante procurar imediatamente um médico.

Ao levar uma criança ao hospital, o médico saberá como proceder, examinando se o apêndice realmente está inflamado. Caso seja constatada a apendicite, encaminharão a criança para realizar uma pequena incisão debaixo da área abdominal, além de antibióticos intravenosos. Outros tipos de medicamentos deverão ser ministrados para estabilizar alguma possível infecção que possa surgir no processo.

Agora você já sabe como identificar os sintomas da apendicite e, uma vez identificada, saiba que o mais adequado é procurar um médico com urgência, para que o atendimento seja imediato e não surjam maiores complicações.