Creme com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias

Aprenda a elaborar em casa um creme com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias

Este tratamento é apenas para uso tópico e o creme não deve ser ingerido. As propriedades do azeite de oliva e da pimenta nos permitirão aliviar vários tipos de dores.
Creme caseiro analgésico e anti-inflamatório

Estamos tão acostumados a usar cremes, pomadas e remédios analgésicos e anti-inflamatórios que poucas pessoas se lembram de que existem alternativas totalmente naturais que podem dar os mesmos resultados.

Se você sofrer com hematomas, dores musculares, e dores articulares como a artrite, sabe o quanto elas podem ser incômodas e prejudicar o nosso dia a dia. Felizmente, existem alguns ingredientes naturais com componentes ativos que contêm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, e permitem aliviar este tipo de dor com eficácia.

Os produtos comercializados pela indústria farmacêutica contêm, muitas vezes, os mesmos ingredientes ativos dos naturais, mas também costumam apresentar em sua composição substâncias químicas cujas características não são do nosso conhecimento.

Caso você tenha uma preocupação por usar sempre produtos naturais e caseiros, hoje iremos ensinar a receita de um creme feito com dois ingredientes muito simples que podem ser facilmente encontrados em qualquer supermercado. Este creme permite tratar diversos tipos de dores e aliviar a inflamação, por isso vale a pena conhecê-lo.

Ingredientes com propriedades analgésicas

A receita do creme natural é muito simples e usa apenas dois ingredientes. Antes de ensinar o passo a passo da sua elaboração, iremos explicar os benefícios que estes dois componentes têm a oferecer à nossa saúde.

O ingrediente principal é a pimenta caiena, cujas propriedades são complementadas pelo azeite de oliva.

Pimenta caiena

Creme-com-pimenta

O componente ativo presente na pimenta que dá a ela seu gosto levemente ardido (ou muito ardido, dependendo da variedade escolhida) é chamado de capsaicina. Quanto mais ardida for a pimenta, maior é a sua concentração de capsaicina.

A capsaicina está presente em alguns medicamentos vendidos comumente nas farmácias, já que ela é capaz de inibir a ação de um neurotransmissor chamado de Substância P, que é o responsável por enviar os sinais de dor ao nosso cérebro. Se nós conseguirmos bloquear a Substância P, nosso cérebro nunca é “avisado” de que algo está doendo, e consequentemente nós não sentimos a dor.

Um verdadeiro sonho para quem sofre com o incômodo das dores musculares e articulares no dia a dia, e tudo isso de forma natural.

Azeite de oliva

Creme-com-azeite-de-oliva

Para fazer cremes caseiros, as receitas geralmente indicam o uso de algum óleo natural, e nesse caso iremos utilizar o azeite de oliva.

Ele é um complemento extremamente útil para a capsaicina presente na pimenta, já que contém, em sua composição, oleocanthal, um agente anti-inflamatório natural, que atua inibindo a atividade de uma enzima chamada ciclo-oxigenase (COX). Dessa forma, o oleocanthal possui ação farmacológica semelhante à do ibuprofeno comercializado nas farmácias.

Esta dupla de ingredientes é, portanto, perfeita para tratar as dores no corpo com rapidez eficácia, através da receita que ensinaremos a seguir.

Receita de creme analgésico e anti-inflamatório

Ingredientes

  • 10 pimentas caiena secas e cortadas
  • 1 copo de azeite de oliva (230 g)

É importante ressaltar que a pimenta a ser utilizada no preparo deste creme deve estar seca, pois assim podemos obter melhores resultados. Para garantir que este seja o caso, pegue algumas pimentas frescas, corte a parte superior e deixe-as em um local escuro e ventilado para que possam secar.

Depois de três semanas, as pimentas estarão em seu melhor momento para a elaboração do creme.

Como preparar

  • Coloque as pimentas em um frasco de vidro, assegurando-se de que elas não estejam ocupando mais do que 3/4 do mesmo.
  • Em seguida, acrescente o azeite de oliva. Você pode ajudar a quantidade, lembrando-se de que ela deve ser suficiente para cobrir por completo as pimentas.
  • Se quiser, você pode potencializar os efeitos destes dois ingredientes acrescentando alguma erva ou ingrediente natural com propriedades anti-inflamatórias, como o gengibre ou a cúrcuma, por exemplo.
  • Depois de misturar tudo, mantenha o frasco em uma área fresca e sem a presença de luz durante, pelo menos 10 dias, para que os nutrientes possam ir se concentrando e fiquem completamente prontos para o uso.
  • Após este período de tempo, coe o azeite, escorra bem as pimentas, e mantenha o líquido final armazenado em um frasco hermeticamente fechado. Este remédio natural pode ser conservado por até 6 meses.

Como aplicar o tratamento

Aplicacao-creme-analgesico

  • A aplicação do creme deve ser feita por meio de massagens suaves que permitam relaxar a área afetada pelas dores. Não é preciso usar muita força ao espalhar o produto na pele.
  • Basta pegar uma pequena quantidade de azeite com as mãos e passá-lo na região afetada várias vezes ao dia, sempre que puder.
  • Lembre-se de que este produto só deve ser usado de forma tópica e aplicado diretamente na pele, e nunca ingerido, ainda que seja feito de ingredientes naturais.