Aprenda a fazer um bolo sem trigo, açúcar nem laticínios - Melhor Com Saúde

Aprenda a fazer um bolo sem trigo, açúcar nem laticínios

Para reduzir calorias em nossas receitas podemos substituir o açúcar refinado por adoçantes naturais, como a stevia, o mel de abelha ou o xarope de agave.
Bolo sem glúten, lactose e açúcar

Quando pensamos em um bolo, os principais ingredientes que aparecem em nossa mente são: farinha de trigo, ovos, açúcar, manteiga e/ou leite, não é mesmo?

Mas muitas pessoas não podem comer esses ingredientes, por causa de alergias alimentares, por serem veganas ou estarem seguindo uma dieta específica para perder peso, se desintoxicar ou aumentar os níveis de energia.

Quando queremos fazer um bolo, mas não podemos usar trigo, açúcar ou manteiga, o que podemos fazer?

paes_doces

Grão-de-bico pode substituir a farinha de trigo

Rico em proteínas, o grão-de-bico tem sido usado como substituto da farinha de trigo, por ser mais saudável, não conter glúten e ser relativamente fácil de encontrar e preparar.

O grão-de-bico é bastante duro, e para utilizá-lo nesta receita, ele precisa ser bem cozido, seja na panela de pressão ou na panela comum (esse método leva mais tempo e exige um período de molho prévio).

O sabor intenso do chocolate não permite que o sabor do grão se destaque na sobremesa.

acucar

Adoçantes alternativos x açúcar

Há alguns anos, o açúcar se tornou um vilão das dietas, sobretudo o refinado, branco. Ele já foi até chamado de “não alimento”, pois, além de não ter valor nutricional, também usaria minerais importantes do organismo para ser digerido.

Se você quiser eliminar ou diminuir o consumo de açúcar branco, pode optar por adoçantes alternativos, como a stevia, o mel, o melaço de cana, o açúcar demerara, o xarope de agave e outros.

Além de serem poderosos adoçantes, são mais saudáveis. O mel, por exemplo, tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes.

Consuma laticínios com moderação

O leite e seus derivados, como a manteiga, os queijos e iogurtes, são parte fundamental da alimentação humana, mas devem ser consumidos moderadamente.
O excesso de laticínios na dieta pode levar à obesidade, por causa do alto teor de gordura e de açúcares encontrados nesses alimentos. Também está associado à formação de muco no sistema digestivo, podendo desencadear problemas como prisão de ventre ou diarreia, dependendo da pessoa.

Alternativas saborosas e saudáveis são leites vegetais, como o de soja, de castanhas, de amêndoas, de arroz ou de aveia. O leite de aveia é rico em fibras e combate o colesterol e o leite de castanhas tem um sabor delicioso.

Os leites vegetais são mais facilmente digeridos, não geram inchaço abdominal e ajudam você a emagrecer sem abrir mão do sabor.

Receita de bolo sem trigo, açúcar ou laticínios

Sempre reúna todos os ingredientes antes de começar a preparar a receita.

Ingredientes

  • 500g de grão-de-bico cozido sem sal (pode-se usar o enlatado, desde que não tenha temperos nem sal)
  • 2 xícaras de chocolate meio amargo em barra sem açúcar ou leite, ou uma quantidade proporcional de chocolate em pó puro
  • 4 ovos
  • 2 xícaras generosas de sopa de stevia líquida, ou 100g de mel ou de xarope de agave
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 punhados de nozes picadas em pedaços grandes
  • Opcional: canela, cardamomo, gengibre e essência de baunilha

Modo de preparo:

Além de gostoso e saudável, este bolo de chocolate tem a vantagem de ser fácil de preparar. Basta misturar bem todos os ingredientes, confira:

1. Aqueça o forno a 180ºC.

2. Se estiver usando o chocolate em barra, raspe-o ou pique-o em pequenos pedaços e derreta-o em banho-maria. Para isso, pegue uma panela grande e coloque água até a metade, depois coloque outra panela menor dentro dela, e use para derreter o chocolate. Nunca deixe a água entrar em contato com o chocolate.

3. Bata os ovos e junte o grão-de-bico bem cozido. O melhor é usar um processador para obter uma mistura homogênea.

4. Acrescente o adoçante de sua preferência (stevia, mel ou xarope de agave) e o fermento.

5. Finalmente, adicione o chocolate derretido ou o cacau em pó e as nozes.

6. Forre uma forma com papel manteiga e leve o bolo para assar por 40 minutos, mais ou menos. Acompanhe o cozimento, mas sem abrir demais a porta do forno.

Observação: Se quiser, adicione algumas especiarias, como a canela, cardamomo, gengibre, essência de baunilha, raspas de laranja, etc.

Este bolo se parece muito com um brownie, por sua textura densa e úmida. Sirva quente ou frio, acompanhado de um chá ou suco.