Aprenda a massagear e esfoliar sua pele - Melhor Com Saúde

Aprenda a massagear e esfoliar sua pele

Você quer conhecer as melhores técnicas de massagem e esfoliação para o seu rosto? Neste artigo falaremos sobre os tratamentos caseiros mais eficazes para que a sua pele possa luzir radiante.

A pele é uma parte muito delicada de nosso corpo que parece sofrer muitas agressões externas, evidencia o passar do tempo e também nossa saúde. Por isso é importante cuidar da pele com uma boa alimentação, mas também tratando diretamente da pele de maneira natural.

A seguir explicaremos quais tipo de cuidados e massagens que podemos fazer no nosso rosto de maneira muito simples para ativar a regeneração da pele e ter uma cútis jovem, limpa, hidratada e brilhante.

Cutis-WildBeauty

Esfoliação de células mortas

A pele de nosso rosto é na realidade um acúmulo de células de pele morta que foram subindo desde o interior do tecido e madurando até chegar à superfície. Se realizarmos uma esfoliação suave semanal ajudaremos nossa cútis a evitar rugas e manchas, melhorar a hidratação e a regeneração da pele, prevenir a flacidez e ter uma pele brilhante e suave, entre outros benefícios.

Neste artigo explicaremos como preparar peelings com ingredientes caseiros de acordo com cada tipo de pele.

Como a pele é uma zona muito delicada, faremos o tratamento sempre com suavidade e em forma de círculos, evitando o contorno dos olhos e possíveis feridas muito inflamadas.

Com o que massageamos?

Para massagear recomendamos usar um óleo vegetal, já que o óleo deve ter uma textura escorregadia e que não seque rápido como a maioria dos cremes hidratantes. Recomendamos um dos seguintes:

  • Para a pele seca: azeite de oliva e/ou de rosa mosqueta
  • Para a pele mista: óleo de coco ou de gergelim
  • Para a pele oleosa: gel de babosa ou óleo de coco 

A testa

Comece massageando a testa de maneira horizontal, imitando o gesto como se fosse abrir a testa do centro para fora, até as têmporas usando todos os dedos. Depois faça o mesmo movimento, mas fazendo círculos muito pequenos com a ponta dos dedos.

O contorno dos olhos

Esta zona tão delicada é onde podem aparecer as primeiras rugas, olheiras ou bolsas, onde trataremos com mais carinho e suavidade. Comece pela raiz interna das sobrancelhas, pressione fazendo pequenos círculos quase imperceptíveis e siga o percurso até a parte externa da sobrancelha, depois desça e siga todo o contorno até chegar de novo no início da sobrancelha.

Ao terminar, esfregue as mãos para que fiquem quentes e apoie os olhos fechados na palma das mãos. Esta massagem é muito relaxante e ajuda a relaxar também a vista cansada.

Além do mais, se você tiver os olhos secos, pisque muitas vezes seguidas e finalmente, feche os olhos fortemente para depois relaxá-los.

 pestañas-The-Style-PA1

O nariz

O nariz é, segundo a reflexologia facial, um reflexo da coluna. Massageie com a palma da mão a ponta do nariz, o que corresponde a base da coluna. Depois, faça círculos pequenos subindo desde a ponta até a parte superior.

As bochechas

As bochechas são fundamentais para mostrar um aspecto saudável. De acordo com sua cor e textura o rosto rejuvenesce ou envelhece, por isso devemos também massageá-las com frequência. Comece dando suaves palmadinhas para ativar a circulação.

A seguir, localize o osso da maçã do rosto e vá pressionando-o ligeiramente com os dedos, começando junto ao nariz e terminando quase na orelha. Esta zona tende a se esticar e também influencia na qualidade da visão.

Os lábios 

Os lábios também podem ser esfoliados, mas com muita suavidade e a cada duas semanas. Porém, devemos hidratá-los constantemente. Para massageá-los, basta introduzi-los para dentro da boca e apertar bem, depois os estique para fora o máximo que puder.

Você também pode fazê-los vibrar e massageá-los horizontalmente com as duas mãos. Em pouco tempo você verá como eles ficam mais volumosos.

O queixo

No queixo faça um exercício similar ao da testa, como se fosse abrir o queixo desde o centro, e seguindo toda a linha da mandíbula inferior.

O pescoço

O pescoço também forma parte do rosto, por isso recomendamos também esfoliá-lo e hidratá-lo com frequência para evitar a flacidez. Massageie usando toda a palma da mão, insistindo bastante na zona debaixo do queixo, onde existe uma tendência maior de aparecer a papada, para ativar bem a circulação e eliminar as toxinas.

Imagens de cortesia de MyTudut, Wildbeauty y The Style PA