Aprenda a montar um jardim suspenso - Melhor com Saúde

Aprenda a montar um jardim suspenso

Fale consigo mesmo com honestidade quando pensar no tempo que tem e que quer dedicar ao seu jardim suspenso. Do contrário, as coisas podem dar errado.
Como montar um jardim suspenso

O respeito cada vez maior pelo meio ambiente aumentou o interesse pelas hortas urbanas e fez com que muitas pessoas se interessassem em montar um jardim suspenso.

Quem mora na cidade quer ter condições de vida mais saudáveis. Por esta razão, acreditamos que a instalação de “jardins” em casa nos ajudará a respirar um ar mais limpo.

Além disso, as plantas nos permitem equilibrar a energia do lar, e inclusive absorvem as radiações procedentes de aparelhos como o computador e a televisão.

Mas, como fazer isso quando temos pouco espaço? A resposta está no jardim suspenso.

Ao posicionar as plantas nas paredes, as dimensões do seu apartamento se multiplicam.

Com esta estratégia resolvemos um problema, mas como fazer isso? Siga conosco e iremos falar sobre os principais pontos.

Como montar um jardim suspenso

Quais são as condições do seu ambiente?

Jardim suspenso na casa

Como você sabe, as plantas precisam de um habitat específico para viver. Assim, pode acontecer que a variedade da qual você tanto gosta seja incompatível com o ambiente que você tem em casa.

Neste sentido, é preciso estar atento aos seguintes fatores antes de montar um jardim suspenso:

Luz

Enquanto há plantas que precisam de muitas horas de sol, outras se queimam quando um raio bate sobre elas de maneira direta.

É necessário levar em conta este fator antes de escolher o que plantar. Caso contrário, esta pode ser uma empreitada inútil.

Temperatura

Muitos gostam das flores de cores vivas e formas sinuosas. No entanto, boa parte delas precisa de um clima muito quente.

Assim, são mais aptas para regiões mediterrâneas e tropicais.

Umidade

A quantidade de água que você pode proporcionar também é um tema a levar em conta.

É interessante que você não pense apenas na frequência da irrigação, mas também em até que ponto pode chegar do ponto de vista financeiro.

Quanto tempo você tem disponível?

Pessoa procurando informação para fazer um jardim suspenso

O tempo é imprescindível. A capacidade para cuidar do jardim suspenso de uma pessoa que trabalha em casa não é a mesma que aquela que passa o dia inteiro fora.

Todas as plantas precisam de mimos e cuidados, mas umas mais do que outras. Portanto, o ideal é selecionar as que se adaptem às suas necessidades neste sentido.

Se você não ponderar bem este aspecto antes de montar um jardim suspenso, talvez acabe frustrado ao ver que não consegue manter sua horta urbana.

Recomendamos que você não se deixe levar apenas pelo desejo de ter uma, e sim que seja realista.

Você é do tipo de pessoa que gosta de tomar algo depois do trabalho? Então não minta a si mesmo e pense se vai estar em casa quando as plantas precisarem.

As plantas ajudam a superar o estresse e a relaxar, mas é preciso tomar cuidado para que elas não se transformem em mais uma fonte de ansiedade, por isso defina um horário com sinceridade.

O desenho do jardim suspenso

Jardim suspenso em apartamento

Quando falamos de desenho, nos referimos a como colocar os suportes do jardim, que tipo usar, qual substrato usar, etc.

As características de nossa casa vão determinar, em grande medida, estas decisões.

Os móveis, a morfologia dos cômodos, a altura do teto… tudo isso influencia a estrutura que escolhermos.

  • Ter isso claro é óbvio, já que disso dependerá o tamanho dos potes, seu formato, assim como as espécies que cultivamos.
  • Por exemplo, se o teto for baixo, as plantas trepadeiras não são muito recomendáveis.

Por outro lado, também é preciso pensar bem no sistema de irrigação. Para isso, leve em conta onde está a fonte de água e quais são seus recursos financeiros.

Assim, você pode escolher entre o gotejamento, o hidropônico, nebulização… para saber como vai regar, também é preciso prestar atenção ao tipo de substrato que vai usar, já que a permeabilidade do mesmo nos indicará, também, a quantidade de água de que precisamos.

Não há dúvida de que a jardinagem é um hobby maravilhoso e, sobretudo, muito sustentável. Apesar disso, pode ser motivo de desilusão se não refletirmos antes de começar a montar um jardim suspenso.

Isso nos ajudará a tomar decisões melhores e, como resultado, a ter sucesso nesta aventura. Se você seguir os conselhos que expomos, sem dúvida conseguirá.

Se tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em pesquisar mais antes de começar.