Aprenda a receita do sabonete natural com babosa e mel - Melhor com Saúde

Aprenda a receita do sabonete natural com babosa e mel

A combinação de aloe vera e mel favorece a regeneração dermatológica e mantém a pele saudável e hidratada, ao mesmo tempo em que proporciona luminosidade.

O sabonete natural, sem dúvidas, é uma opção muito melhor para a saúde de nossa pele quando comparado aos industrializados, já que estão livres de substâncias químicas artificiais e nos garantem inúmero benefícios, tais como um benefício dermatológico maior, melhor hidratação, maior nutrição graças aos seus óleos naturais, correto equilíbrio para o pH natural de nossa pele, suavidade e elasticidade e um maravilhoso efeito antioxidante e tônico.


É possível que parte das pessoas já tenham preparado um sabonete natural alguma vez em casa, reutilizando óleos e adicionando a eles soda ou glicerina.

Mas, aqueles que nunca tentaram preparar seu próprio sabonete em casa e que gostariam de saber como fazê-lo de maneira mais natural e adequado para cada tipo de pele, continuem explorando esse artigo e com certeza gostarão da receita!

Além disso, em épocas de comemorações e de trocar presentes, incluir um maravilhoso sabonete natural perfumado e com elementos saudáveis será uma boa escolha. Seus amigos e familiares agradecerão. Sendo assim, vamos conferir o processo?

 

Que tipo de sabonete fazer?

 

Ha infinitas variedades de sabonetes naturais, cada um contém propriedades específicas, então, é melhor saber primeiro a que queremos destiná-lo. Primeiramente devemos fazer uma revisão:

 

  • Sabonetes de aveia: é esfoliativa e adequada para peles delicadas.
  • Sabonete de baba de caracol: ajuda a equilibrar o ácido graxo da pele, cura irritações e combate a acne.
  • Sabonetes a base de laranja ou de limão: recomendados para peles oleosas, hidratam e refrescam.
  • Sabonetes com babosa: protegem, suavizam, hidratam, regeneram a pele e ajudam a eliminar a acne.
  • Sabonetes de calêndula: são benéficos para peles secas e delicadas, adequados para crianças e bebês.
  • Sabonete de rosa mosqueta: é um grande cicatrizante, repara a pele danificada.

 

Receita do sabonete com babosa e mel

 

Escolhemos esta receita por considerá-la, com toda certeza, a mais simples e útil para o cuidado com a pele. A combinação destes dois grandes ingredientes naturais, a babosa e o mel, é ideal para regenerar a pele, mantê-la saudável, hidratada e brilhante. Em geral, este é um sabonete adequado para a maioria das pessoas.

 

babosa-e-mel

 

 

Ensinaremos a prepará-lo do modo mais básico e fácil. Utilizar glicerina é muito fácil e não te causará nenhum problema, além de ser fundamental para o sucesso da receita.

Existe um modo mais complexo de prepara a receita, em que, por exemplo, é possível reutilizar o óleo usado em casa, mas esta receita deve ser complementada com soda cáustica, um ingrediente muito perigoso, que pode causar problemas durante sua manipulação. Por isso, faremos do modo mais fácil para garantir êxito e segurança no processo. Confira a receita:

 

Ingredientes:

 

  • Polpa de quatro folhas de babosa
  • 2 sabonetes de glicerina de 250 gramas cada
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 100 ml de azeite de oliva
  • Raspa de 1 limão

 

Utensílios para o preparo

 

  • Uma vasilha de vidro
  • Microondas
  • Batedeira

 

Modo de fazer

 

  1. Coloque os sabonetes de glicerina na vasilha de vidro e leve-a ao microondas. Espere até que derretam (de 3 a 4 minutos) e confira de vez em quando ,até que estejam derretidos. 
  2. Coloque a polpa da babosa, as 4 colheres de mel e a raspa do limão dentro da vasilha de vidro, onde já estará o sabonete de glicerina derretido.
  3. Esquente um pouco o azeite de oliva. É importante que este ingrediente esteja morno e não fervendo, para que não perca suas propriedades.
  4. É a vez da batedora elétrica: em potência baixa, bata a mistura obtida e introduza aos poucos o azeite morno. Você observará como todos os ingredientes começam a se misturar até formar uma massa homogênea de cor bonita, brilhante e com uma fragrância excelente.
  5. Depois, coloque a massa em um molde preparado previamente. Esse molde deverá ser quadrado e de plástico, porque essa será a forma final do nosso sabonete caseiro. Encha os moldes até que sobrem apenas alguns centímetros livres, afinal, depois de pronto, você terá que extrair os sabonetes e o espaço tornará a remoção mais fácil.
  6. Finalmente, leve os moldes com a mistura à geladeira para que coalhe direito. Recomenda-se deixar um dia. Passado esse tempo, extraia e corte as barras em pedaços menores para o uso diário.

 

  • Nós usamos o limão e o azeite de oliva como óleos essenciais do nosso sabonete, mas cada um pode usar o que preferir: óleo de rosas, de laranja, de lavanda.
  • Como apresentação, é sempre bonito, por exemplo, cortar o sabonete em formas especiais: um coração, forma oval etc, depois embrulhar em papéis atrativos e fitas para que cada detalhe remate um bonito presente. Sua fragrância e seus benefícios incomparáveis para a pele serão, sem dúvidas, uma ótima lembrança que todos agradecerão.