Aprenda a tratar o fígado gorduroso desde o café da manhã

Aprenda a tratar o fígado gorduroso desde o café da manhã

O fígado gorduroso é uma condição relativamente comum na atualidade. Muitas pessoas mantêm um estilo de vida não saudável, repleto de alimentos ricos em gordura e pobres em nutrientes, além de não praticarem atividades físicas regularmente. Estes hábitos contribuem para que, com o tempo, o fígado acumule gordura, podendo causar uma inflamação.
fígado gorduroso

Se você ou alguém que você conhece for diagnosticado com o fígado gorduroso, saiba que se trata de uma condição absolutamente tratável, se forem alterados os hábitos alimentares para incluir refeições balanceadas e alimentos nutritivos.

Hoje, falaremos como é possível tratar o fígado gorduroso desde o café da manhã, a refeição mais importante do dia. Embora no início a mudança possa requerer esforço, com o tempo ela se tornará um hábito, e você obterá muito mais saúde e qualidade de vida.

Como o café da manhã ajuda a tratar o fígado gorduroso

figado-gorduroso

O café da manhã irá cumprir três funções principais em nossa batalha contra esta condição. A primeira delas é depurar o fígado, eliminando as toxinas que o saturam e as gorduras em excesso que o inflamam e o impedem de desempenhar suas funções de forma adequada.

A segunda função é o fortalecimento. Nosso fígado é capaz de se regenerar, criando novas células e tecidos fortes e saudáveis. Para ajudá-lo a fazer isso, devemos ingerir nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes.

A terceira função do café da manhã é proteger o fígado. Trata-se de um órgão muito sensível que costuma ser bastante afetado por gorduras, substâncias tóxicas, medicamentos, álcool e tabaco. Ingerindo os alimentos certos, poderemos preservar e proteger suas funções.

Dicas para tratar o fígado gorduroso no café da manhã

sementes-de-chia

Não existe um único café da manhã para tratar esta condição, mas sim recomendações que podem nos ajudar a escolher a refeição que funciona melhor para cada um de nós.

Fibras

Aumentar o consumo de fibras vai ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, o que é muito benéfico quando temos o fígado gorduroso. Inclua no café da manhã alimentos como a aveia (em flocos ou farinha), cereais integrais (pão, granola) e frutas como a laranja, pera, kiwi e abacaxi.

Ácidos graxos ômega 3

O ômega 3 é importantíssimo para proteger o fígado, por isso vale a pena incluí-los no seu café da manhã. Aposte em sementes de linhaça, sementes de chia, nozes, amêndoas e avelãs.

Opções de café da manhã

Você pode criar sua própria refeição combinando estes alimentos com outros saudáveis, evitando sempre gorduras saturadas. Uma opção pode ser uma fatia de pão integral com pasta de amendoim e alguma fruta, por exemplo.

Um iogurte desnatado com uma fruta e sementes de chia (ou amêndoas) pode ser outra alternativa. Você também pode fazer mingau com a aveia em flocos e comer com frutas, ou fazer uma vitamina de frutas, aveia e sementes de chia.

Claro que estas são apenas algumas opções. Você pode criar outras que incluam fibras e fontes de ômega 3 e evitem gorduras saturadas e farinhas refinadas.

Infusões para tratar o fígado gorduroso

alcachofra

Além dos alimentos que mencionamos, também é recomendado beber uma infusão antes do café da manhã, em jejum, logo depois de levantar. Isso pode ser feito cerca de 30 minutos antes da refeição. As infusões são excelentes para depurar, fortalecer e proteger o fígado, por isso ensinaremos três receitas que podem ajudar nessa tarefa.

  1. Infusão de alcachofra

Ingredientes

  • 2 alcachofras
  • 1 litro de água
  • Suco de 1 limão

Aqueça a água e coloque as alcachofras em seguida. Cozinhe-as até que fiquem macias e depois fique somente com a água resultante, que é ótima para o fígado. Coloque em uma garrafa e acrescente o suco de limão. Tome um copo em jejum pela manhã, e continue ingerindo-a ao longo do dia.

  1. Infusão de dente de leão

Ingredientes

  • 20g de dente de leão seco
  • 1 copo de água
  • 20g da casca de um limão

Aqueça a água. Quando chegar à ebulição, acrescente o dente de limão seco e a casca de limão. Deixe cozinhando durante 15 minutos e depois reserve por 10 minutos. Coe o conteúdo e beba-o pouco a pouco.

  1. Infusão de cardo mariano

Ingredientes

  • 20g de cardo mariano pronto para infusão (pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais)
  • 1 copo de água

Basta aquecer a água e, quando ferver, acrescentar o saquinho de cardo mariano. Depois de pronto, basta coar e beber em jejum.