Artrose: soluções para aliviar a dor - Melhor com saúde

Artrose: soluções para aliviar a dor

As plantas medicinais são infalíveis no tratamento de muitas doenças e podem ser utilizadas tanto em infusões como na extração de seu sumo.

Além disso, é importante ter o conhecimento necessário para utilizar as plantas de uma maneira adequada e, assim, conseguir tirar o maior proveito de cada uma delas.

A artrose é uma das doenças que podem ser tratadas à base de plantas medicinais, nos oferecendo resultados verdadeiramente efetivos.

Um pouco mais sobre a artrose

A artrose é uma doença que ocorre quando a cartilagem se desgasta ( tecido que amortece e protege as extremidades dos ossos) afetando a mobilidade das articulações.

Ela pode surgir prematuramente, em pessoas com doenças genéticas, sendo de caráter degenerativo e ocorrendo com maior frequência em mulheres.

O uso de plantas medicinais contra a artrose

Unha de gato

É uma erva originária da América do Sul, extraída da casca da raiz seca de uma trepadeira lenhosa, que cresce em florestas tropicais, tais como a amazônica. A unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias, de grande ajuda para problemas como a artrose. É possível preparar uma infusão dessa erva e beber duas vezes ao dia para aliviar o problema.

unha de gato. Andre_Cardoso

Matricária

Planta originária do sudeste europeu, muito difundida na América do Norte e Austrália; a matricária é apreciada por suas propriedades analgésicas, todas as partes da planta são efetivas, mas suas folhas quando secas são mais utilizadas, preparadas em infusões.

matricária.Mrs Magic

Gengibre

Raiz muito importante na medicina chinesa, visto que em seus componentes possui ingredientes ativos, com poderes analgésicos, que contribuem para aliviar dores não somente da artrose, como também causadas por diversas outras doenças.

O consumo frequente de gengibre pode aliviar efetivamente a dor em diferentes partes do corpo, especialmente dores nas extremidades.

gengibre. Chefmax

Boswellia ou incenso indiano

Sua produção se dá como resina de borracha da casca da árvore de mesmo nome, ela serve para aliviar a dor causada pela pressão nas articulações inchadas. A boswellia é preparada como infusão e tomada em poucas quantidades por dia.

Urtiga

Essa planta é usada desde a antiguidade em favor da saúde. Muito rica em ferro e propriedades curativas, é indicada para artrite, reumatismo e gota, pois é depurativa.

Originária dos Estados Unidos, Canadá e Europa, é aplicada em forma de emplasto, moendo as folhas e aplicando diretamente na região afetada, dessa maneira, pode diminuir significativamente a dor.

É um tipo de planta eficaz para aplicação no local. Uma curiosidade é que o suco de uva contém ácidos que, em combinação com os elementos da urtiga, contribuem para a cura de várias doenças.

urtiga. Valter Jacinto  Portugal

Lembre-se

É realmente importante que no momento em que opte por seguir qualquer um dos tratamentos citados anteriormente, não esteja consumindo medicamentos e que consulte previamente seu médico em caso de doenças crônicas. E se for o caso, é necessário cuidado especial, pois as interações entre medicamentos e plantas medicinais podem causar complicações e efeitos secundários.

As plantas podem oferecer muitos benefícios para a saúde, mas como qualquer tipo de medicamento e composto químico, às vezes quando combinadas com medicamentos receitados em tratamentos convencionais podem causar problemas.

Porém, não há motivos para grandes preocupações, pois as interações prejudiciais são pouco comuns. Tenha em mente que é necessário prestar sempre atenção na forma como seu organismo reage no momento em que você começa qualquer um desses tratamentos para aliviar as dores da artrose (e também em casos de outras doenças).

NOTA: Estes produtos podem ser encontrados em mercados, feiras, lojas de produtos naturais e/ou farmácias homeopáticas.

Imagens oferecidas por: Mrs Magic, Andre_Cardoso e Valter Jacinto  Portugal.