As 5 coisas que você não deve colocar na sua cama

As 5 coisas que você não deve colocar na sua cama

Devemos evitar o uso do dormitório com outro fim que não sabe o de dormir, pois caso contrário, nosso cérebro o associará a outras atividades e não descansará.
O que não se deve colocar na cama

Nossa cama é um centro para o relaxamento e o descanso depois de termos cumprido com todas as atividades do dia. É nela que podemos reparar nosso corpo através do sono, para prepará-lo física e mentalmente para uma nova jornada.

Está comprovado que o sono desempenha um papel fundamental na saúde, pois durante este tempo o corpo ativa uma série de processos para restaurar as células do organismo e melhorar cada uma de suas funções.

Por esta razão, ter algum tipo de dificuldade ou transtorno relacionado ao sono pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças que diminuem de forma notável a qualidade de vida.

Ainda que os problemas para dormir possam ter sua origem em muitos fatores, o estado da cama, assim como os elementos que estão sobre ela, também podem ter uma influência significativa.

Por esta razão, hoje iremos compartilhar uma valiosa informação sobre os elementos que, dentro do possível, devem permanecer sempre longe da cama para que possamos garantir um descanso reparador e completo. Vale a pena conferir!

  1. O telefone celular

Telefone-celular

Com a invasão da tecnologia, hoje em dia, a maioria das pessoas tem um telefone celular inteligente que podem levar para todos os lugares.

Estes dispositivos criaram uma infinidade de possibilidades para o entretenimento, o trabalho e a diversão, o que fez com que criássemos uma certa dependência em relação a eles.

O problema maior é que muitos dos usuários estão desenvolvendo distúrbios do sono devido ao uso excessivo dos dispositivos eletrônicos antes de dormir já que, em sua maioria, permanecem longas horas conectados a redes sociais e outras páginas, reduzindo as horas para descansar adequadamente.

Além disso, foi comprovado que a luz que estes aparelhos eletrônicos emitem provoca a excitação do cérebro e altera a produção de melatonina, também conhecida como o hormônio do sono.

  1. O notebook

Os computadores portáteis facilitaram muito o trabalho de milhões de pessoas, que agora podem desempenhar suas atividades desde a comodidade da sua casa ou quarto.

O inconveniente é que algumas pessoas converteram seu espaço para dormir em um local de trabalho, e não estão se dando conta de como isso está prejudicando a associação mental entre o dormitório e o sono.

Como se fosse pouco, muitos acreditam que isso é uma possibilidade para trabalhar e fazer “horas extras”, diminuindo o tempo que deveria ser usado para dormir.

  1. Alimentos

Mulher-comendo

O consumo de alimentos na cama é algo anti-higiênico e pode criar o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e ácaros.

Embora um café da manhã ou um jantar na cama possam ser algo prazeroso, o certo é que costumam cair pequenas migalhas que, a olho nu, não conseguimos notar, mas que se convertem em focos de maus odores e micro-organismos.

  1. Animais de estimação

Os amantes dos animais não costumam ter problema em compartilhar suas camas com seus melhores amigos, sem perceberem do erro que estão cometendo ao fazerem isso.

O pelo dos animais de estimação carrega pó, micro-organismos, pólen e muitas outras partículas que podem causar alergias ou reações na pele.

Além disso, costumam emitir sons e fazer movimentos que acabam por interromper o sono em alguma das horas da noite.

  1. O controle da televisão

Mulher-assistindo-televisao

Atualmente, a maioria dos dormitórios modernos tem a sua própria televisão, já que para muitas pessoas é relaxante e prazeroso assistir a alguns programas em suas horas de descanso antes de dormir.

Todos estes aparelhos contam com um programador automático que permite estabelecer o tempo que irão ficar ligados, para que não se transformem em um inconveniente na hora de pegar no sono.

O problema é que ver televisão antes de dormir pode alterar a produção de melatonina, o que pode causar graves dificuldades para descansar o tempo adequado para o nosso corpo.

Por isso, sempre se aconselha programar a televisão para que ela desligue automaticamente, no mínimo, 30 minutos antes da hora escolhida para dormir e, dentro do possível, manter o controle remoto longe da cama para que não exista a tentação de ligá-la outra vez.

Você mantém estes elementos na sua cama? Agora que você sabe que eles poderiam influenciar o seu sono e causar dificuldades para dormir, talvez seja o momento de começar a fazer algumas modificações no quarto para que ele se transforme em um espaço ideal para o descanso.

É essencial refletir sobre a importância de uma boa qualidade do sono para ter um excelente estado físico e emocional.