As 5 melhores frutas para a sua saúde hepática e renal: Descubra quais são!

As 5 melhores frutas para a sua saúde hepática e renal: Descubra quais são!

De que maneira podemos cuidar melhor de nossa saúde hepática e renal? Em primeiro lugar, é essencial que melhoremos nossos hábitos de vida. Seguir uma dieta adequada onde não incluamos sal e onde restrinjamos o consumo de gorduras é, sem dúvida, algo vital.


Fazer um pouco de exercício, não fumar e controlar adequadamente nossas emoções são fatores que também temos que ter em conta.  Mas, a natureza nos oferece pequenos aliados dos que não podemos prescindir: as frutas.

Hoje, no nosso espaço queremos revelar as frutas mais adequadas para cuidar da sua saúde hepática e renal. Confira!

1. A melancia

melancia2-500x334

Nós adoramos melancia! É essa fruta deliciosa que nos refresca no verão e que tão bem combina com sucos naturais e inclusive com pratos originais nos nossos almoços ou jantares. Você já provou alguma vez fazer uma salada de espinafre, queijo fresco, nozes, melancia e hortelã? É deliciosa.

Explicaremos agora por que a melancia é ideal para cuidar da sua saúde hepática e renal:

  • A melancia é uma das melhores frutas para limpar os rins e estimular a saúde do nosso fígado, graças às suas incríveis propriedades desintoxicantes e diuréticas.
  • Uma das formas mais saudáveis de consumir melancia é através do seu suco, já que é desse modo como se consegue limpar melhor nossos tecidos e o fluxo sanguíneo, estimulando por sua vez as funções renais.
  • Lembre-se sempre de consumir melancia fresca. Se estiver muito amadurecida ou passada, ela pode nos causar mais problemas do que benefícios.

2. Os mirtilos

suco-de-mirtilo

O melhor modo de consumir mirtilos é também pelo seu suco natural. Além de ser delicioso, ele é um dos melhores tratamentos para limpar nossa bexiga, rins e para melhorar as funções do fígado. Tome nota de todas as virtudes dos mirtilos:

  • Os mirtilos são uns dos melhores antioxidantes naturais e desintoxicantes que temos na natureza.
  • São perfeitos para eliminar toxinas, desintoxicar o organismo e para nos proteger dos radicais livres.
  • Uma das propriedades mais conhecidas dos mirtilos é a de evitar que as bactérias fiquem aderidas à bexiga. Desse modo, eles cuidam muito eficazmente de todo o nosso sistema gastrointestinal.

3. O limão

Limao-e-mel-500x334

O limão é, possivelmente, o melhor remédio natural que podemos tomar todos os dias. No nosso espaço falamos com muita frequência dos benefícios de tomar em jejum água morna com um pouco de suco de limão, mas você deve saber também que é muito adequado para cuidar da sua saúde hepática e renal.

  • O limão é um desintoxicador natural, um agente desintoxicante que será muito útil para tratar, por exemplo, o fígado gorduroso.
  • Rico em vitaminas e minerais, ele se destaca como todo um tesouro para melhorar e fortalecer o fígado e os rins.
  • Outro benefício que os limões têm é o de nos ajudar a decompor a comida quando ela chega ao estômago. Desse modo, ele facilita ainda mais nossas digestões.

4. As maçãs

Beneficios-da-maca

Maçãs verdes, maçãs vermelhas… As que queira. Escolha as que você gostar mais ou as que pareçam mais chamativas, porque sempre serão estupendas não só para cuidar de sua saúde hepática e renal, mas também para proteger seu coração. Que tal se incluirmos uma maçã desde hoje mesmo em nosso café da manhã? Perfeito, mas lembre-se sempre de comê-la com pele. É mais benéfico!

  • As maçãs, além de eliminar o mau colesterol e de regular o nível de triglicerídeos, são muito adequadas para estimular a função renal e para filtrar o fígado.
  • O ideal é comer só uma maçã por dia, mas lembre-se sempre de lavá-la bem antes e consumi-la com casca.

5. As uvas vermelhas

Uvas

Escolha sempre as uvas mais escuras, vermelhas. A razão? Porque são mais ricas em antioxidantes e suas propriedades medicinais são mais elevadas do que nas uvas brancas.

 

  • As uvas são diuréticas e, além disso, nos ajudam a limpar os rins e a potencializar a função hepática.
  • Como já se sabe, são todo um tributo natural cheio de antioxidantes, vitaminas e minerais, sem esquecer também que são muito adequadas para eliminar todas as substâncias nocivas para o nosso corpo.
  • São muito ricas em água, quase  80%. Portanto, seria muito recomendável consumi-las todos os dias e, de ser possível, sempre com casca, já que como acontece com as maçãs ou as peras, grande parte dos seus benefícios se encontram nessa parte da fruta.
  • Você pode consumir uvas de muitas formas diferentes: no seu café da manhã em uma tigela de aveia, com um iogurte grego natural ou inclusive misturadas com uma rica salada à base de espinafre, nozes e, se desejar, também com um pouco de melancia.
  • Se você nos perguntar se beber, por exemplo, um copo de vinho tinto por dia pode ser bom para a sua saúde hepática e renal, diremos que sim. Os benefícios estão, sobretudo no resveratrol, um potente antioxidante presente nas uvas que, segundo numerosos estudos, é muito adequado para tratar o fígado gorduroso. Mas, lembre-se de não beber nunca mais de uma taça por dia.