As dores nas articulações estão relacionadas com bactérias no intestino? - Melhor Com Saúde

As dores nas articulações estão relacionadas com bactérias no intestino?

É possível que as bactérias intestinais influenciem na dor articular? Segundo vários estudos, esses microrganismos podem afetar o sistema imunológico e provocar problemas em outras partes do corpo
As dores nas articulações estão relacionadas com bactérias no intestino?

A artrite reumatoide é uma doença causada pelo desgaste da cartilagem, provocando inflamação e rigidez, de uma ou mais articulações.

Embora esses estudos tenham determinado alguns fatores de risco que podem vir a desencadear esse tipo de problema de saúde, os pesquisadores não chegaram a uma conclusão sobre qual poderia ser sua causa direta.

Na busca pela origem da causa dos problemas nas articulações, um grupo de pesquisadores se focou em uma potencial causa: as bactérias que vivem em nossos intestinos.

Em estudos realizados recentemente, determinou-se que as bactérias presentes no intestino podem ser a causa de diferentes doenças nas articulações, incluindo as dores provocadas pela artrite reumatoide.

Além disso, também podem estar relacionadas com doenças que alteram o funcionamento do sistema imunológico, provocando outros problemas crônicos.

Bactérias no intestino, uma causa de dores nas articulações

Em um estudo realizado no ano de 2013, o Dr. José Scher, reumatologista da Universidade de Nova Iorque (Estados Unidos), demonstrou que as pessoas com artrite reumatoide são mais pré-dispostas a possuir uma bactéria intestinal chamada Prevotella copri, do que pessoas que não sofrem dessa doença.

Em outro estudo publicado em outubro deste ano, Scher comprovou que os pacientes com artrite psoriática apresentam níveis mais baixos de algumas bactérias intestinais importantes.

Bacterias-no-intestino

Estes estudos foram parte dos esforços que cientistas de todo o mundo vem fazendo para entender e explicar como a microbiota (a quantidade de micróbios que vive no trato gastrointestinal) desempenha um papel tão importante na saúde em geral.

Estima-se que nos intestinos há cerca de um milhão de espécies de bactérias diferentes, que podem chegar a pesar entre um e três quilos. Nos últimos anos, pesquisadores têm se esforçado para demonstrar que estes organismos estão diretamente relacionados com a saúde humana, já que alguns deles são gatilhos de doenças, enquanto outros protegem o corpo.

Leia também: 12 remédios naturais para aliviar a dor nas articulações

As bactérias nos intestinos afetam o sistema imunológico

A imunologista Veena Taneja, da Clínica Mayo em Rocheste (Minnesota), assegura que “Está ficando cada vez mais claro que esses micróbios podem afetar o sistema imunológico e inclusive gerar doenças que não estão ligadas ao intestino, e que a dor nas articulações esta diretamente relacionada com bactérias presentes no intestino”.

Celulas-do-sistema-imunologico

Os estudiosos estão cada vez mais surpresos com as descobertas de como as bactérias intestinais influenciam no sistema imunológico mais do que se imaginava.

Nas últimas décadas, os casos de doenças autoimunes têm aumentado e muitos pesquisadores da microbiota sustentam que, ao menos uma parte desse problema, deve-se às mudanças que sofre o ecossistema microbiano por causa do estilo de vida moderno.

Confira também: Como limpar e eliminar as substâncias tóxicas do nosso intestino?

A bactéria Prevotella copri pode ser a responsável pela dor nas articulações

Os micróbios influenciam na saúde do intestino, lugar onde são encontrados dois terços das células imunes de todo o corpo. Durante o processo de digestão, o trato gastrointestinal deve lutar contra um fluxo constante de micróbios estranhos que podem ser originários dos alimentos e que devem ser monitorados para detectar quais podem vir a causar danos e, posteriormente, ser destruídos.

Dor-na-articulacao

Para cumprir essa função, os intestinos têm desenvolvido um sistema imune extenso, cujos efeitos estendem-se para outros órgãos, fora do seu local original. As células imunes que vivem no intestino têm a capacidade de ativar outras células inflamatórias em todo o corpo, incluindo as das articulações.

Para o estudioso José Scher, a bactéria Prevotella copri pode causar uma reação imune que, em seguida, é direcionada para outros tecidos, causando dor nas articulações. Outra teoria é que essa bactéria pode deslocar os micróbios benéficos do intestino, que por sua vez, causam um enfraquecimento do sistema imunológico.

A teoria mais recente é uma das mais aceitas, visto que estudos realizados em pessoas com altos níveis de Prevotella copri têm seus níveis de Bacteroides fragilis reduzidos. Essa é uma das bactérias benéficas de grande influência no sistema imune.

Os resultados desses estudos vêm proporcionando bases para novas pesquisas capazes de criar novas estratégias, a fim de utilizar bactérias como tratamento para novas doenças imunológicas.

De fato, os especialistas em saúde já recomendam o consumo de probióticos (bactérias boas) para restaurar a flora intestinal e tratar problemas de saúde como a acne, a insônia e outros problemas que podem estar associadas à saúde do intestino.