As melhores vitaminas para as mulheres - Melhor Com Saúde

As melhores vitaminas para as mulheres

Mulheres de qualquer idade, altura, peso e nível de atividade precisam consumir uma ampla variedade de vitaminas a fim de levar uma vida saudável e prevenir diferentes tipos de problemas de saúde no futuro.
Por isso, se você quer levar um plano de dieta saudável deve aprender quais são as melhores vitaminas que seu organismo necessita. Aqui estão algumas delas.

Vitamina A

Essa vitamina contém propriedades antioxidantes. Mulheres de todas as idades devem consumir vitamina A, já que ajuda na construção e fortalecimento de ossos e dentes, tecidos leves, pele e membranas mucosas. A vitamina A também reduz o risco de doenças crônicas, melhora a visão, atrasa o processo de envelhecimento e aumenta a funcionalidade do sistema imunológico.
Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos tais como: cenouras, melão, abóbora, damasco, tomate, melancia, goiaba, brócolis, repolho, pêssego, mamão, pimentão vermelho, espinafre, fígado, leite e cereais fortificados.

Vitamina D

Conhecida como vitamina solúvel em gordura que ajuda a ativar o cálcio e fósforo, os quais são importantes para manter os ossos fortes. Essa vitamina reduz os riscos de esclerose múltipla, artrite reumatoide e vários tipos de câncer. Também pode ajudar a reduzir os sintomas da famosa tensão pré-menstrual além de proteger a visão. A deficiência de vitamina D pode fazer com que os ossos se debilitem e contribuir para a osteoporose. A exposição diária a luz solar durante alguns minutos pode dar ao corpo a dose necessária de vitamina D. Além do mais a mesma pode ser encontrada em alimentos tai como: peixe, leite, fígado e ovos.

Vitamina B6

Também conhecida como piridoxina, é essencial e necessária para desfrutar de um sistema imunológico saudável. Essa vitamina em particular também ajuda a produzir hormônios e substâncias químicas do cérebro, ajudando a reduzir a depressão, doenças cardíacas, perda de memória e manter o nível de açúcar no sangue. Mulheres grávidas devem incluir essa vitamina na alimentação para evitar enjoos.
Os alimentos que oferecem essa vitamina são: cereais, abacate, banana, carnes, feijão, peixes, farinha de aveia e sementes.

Vitamina E

A vitamina E tem propriedades antienvelhecimento. Também ajuda a prevenir doenças do coração, catarata, perda de memória e certos tipos de câncer. A vitamina E é totalmente essencial para a saúde capilar e da pele, essa é a razão pela qual se inclui em muitos produtos de cuidados para cabelos e pele.
Você pode encontrar essa vitamina em alimentos tais como gérmen de trigo, avelã, amêndoa, espinafre, óleo de milho, óleo de fígado de bacalhau, óleo de cartamo e girassol.

Vitamina C

Conhecida como reforço para a imunidade, a vitamina C tem muitos benefícios para a saúde. Ajuda no processo de cicatrização, promove crescimento do tecido e reduz o risco de certos tipos de câncer, doenças cardíacas e danos nos tecidos em geral. Também desempenha papel fundamental na formação das células vermelhas do sangue.
Pode ser encontrada em alimentos tais como brócolis, kiwi, laranja, goiaba, pimenta, batata, morango, pimentão e tomate.

Cada vitamina desempenha uma função específica no corpo. Se você não consome as vitaminas necessárias de acordo com sua idade, pode vir a sofrer graves problemas de saúde. Por isso é essencial obter vitaminas de cada alimento que você consome ou por suplementos vitamínicos caso seja necessário.

1552383685_56e2ae46c7

Imagens oferecidas por Vincent Boiteau e Hamed Saber