Abobrinha: conheça as propriedades dessa verdura

As propriedades da abobrinha

Se quisermos aproveitar todos os benefícios e as propriedades da abobrinha é importante consumi-la crua ou ao vapor. Também não é recomendado guardá-la por mais de cinco dias na geladeira.

A abobrinha é composta por 95% de água. Este alimento não tem nenhum conteúdo calórico, e por este motivo é altamente benéfico para o organismo e pode fazer parte de qualquer dieta.

Em estudos recentes demonstrou-se que 100 g de abobrinha contêm apenas 15 g de calorias, mas oferecem uma excelente quantidade de minerais e oligoelementos. Este vegetal também contém fósforo, potássio, magnésio e cálcio. 

Quais são os benefícios da abobrinha?

Para poder obter todos os seus benefícios, a abobrinha deve ser cozida no vapor, ou também pode ser consumida crua. Entre os benefícios mais importantes da abobrinha encontramos que este alimento contém tudo o que é necessário para proteger o sistema cardiovascular.

A abobrinha possui também uma excelente quantidade de vitaminas boas para a saúde e para a aparência da pele. Saiba também que não se deve descascar a abobrinha. De acordo com as pesquisas, 100 g de abobrinha contém 7 mg de vitamina C, e esta mesma quantidade oferece 0,35 g de vitamina B3 e de provitamina A. Esta verdura é rica em fibras, já que contém entre 0,5 g e 1,5 g nos mesmos 100 g.

Esclarecemos que este fornecimento de vitaminas pode ser obtido quando o vegetal está em seu ponto ótimo de maturação. A pectina contida no vegetal o deixa muito suave na hora do cozimento quando ainda não está muito maduro, por outro lado, se estiver bem maduro seu conteúdo de fibras é maior, por esta razão contém muita celulose. Além do seu alto teor de fibras, este alimento é muito bem recomendado para tratar os problemas de gastrite.  

Quais são suas outras propriedades da abobrinha?

Abobrinha: fibra natural e sem calorias, uma aliada para o seu visual

É uma verdura ideal para as pessoas que desejam perder peso devido a sua quantidade abundante de fibras e suas escassas calorias. Assim, o consumo deste vegetal de forma abundante não prejudica a dieta, mas saiba que se consumi-lo com bastante frequência e praticar algum tipo de exercício físico pode ajudar no processo de perda de peso.

A abobrinha amarela deve ser comida crua e é verdadeiramente deliciosa acompanhada com um pouco de suco de limão. Desse modo podemos obter todos os seus benefícios dietéticos.

Deve ser consumida fresca e é recomendado não guardá-la por mais de cinco dias na geladeira, pois corre o risco de perder todos os seus benefícios.

Muitos especialistas da cozinha concordam que esta deliciosa verdura deve ser consumida quando ainda está jovem e deve ser preparada bem fresca. Além disso há uma variedade grande de pratos que podem ser feitos com a abobrinha, permitindo diversas combinações, pois é um dos vegetais que pode ser adicionado a diferentes preparações trazendo a cada uma um sabor muito especial.

Não se esqueça de que, para manter uma alimentação saudável, vale a pena incluir sempre em seus pratos diários uma grande quantidade de vegetais, entre os quais não pode faltar a abobrinha, já que conhecemos todos os benefícios que ela traz para o organismo e a sua versatilidade na cozinha.

Imagem principal cortesia de Javier Lastras.