Como atenuar as manchas na pele com plantas medicinais

Como atenuar as manchas na pele com plantas medicinais

O óleo essencial de sândalo pode nos ajudar a tratar diferentes problemas de hiperpigmentação, bem como a atenuar a aparência das manchas e cicatrizes decorrentes da acne.
Como atenuar as manchas na pele com plantas medicinais

Na busca por uma pele perfeita, podemos encontrar obstáculos que nos impedem de mantê-la suave, radiante e com um tom uniforme.

As manchas são alterações que afetam com frequência diversas partes do corpo devido ao impacto negativo dos raios solares, à contaminação e outros fatores que influenciam de forma direta a coloração da pele.

Sabendo que muitas pessoas estão tentando reduzir ao máximo este problema cutâneo, as empresas cosméticas desenvolveram durante anos diversos tratamentos para reduzi-las ou eliminá-las em sua totalidade.

No entanto, o grande inconveniente é o fato de que estes produtos costumam ser muito caros, e é preciso usá-los de maneira frequente e regular para conseguir ver algum resultado.

Felizmente, para quem não confia nos químicos presentes nos produtos comerciais ou não têm dinheiro suficiente para investir neles, há alguns remédios naturais que podem ser bastante úteis.

Neste artigo, iremos compartilhar as plantas medicinais que, devido a seus compostos ativos, podem melhorar o estado da pele eliminando as incômodas manchas. Conheça-as a seguir!

Salsinha para tratar manchas na pele

Salsinha

Os compostos antioxidantes desta planta têm um efeito positivo sobre a pele ao ajudarem a combater os radicais livres que causam danos a ela.

O uso diário da salsinha diminui as manchas causadas pelo sol e melhora o tom da pele, eliminando o excesso de oleosidade e ouras impurezas que também lhe dão uma má aparência.

Como utilizá-la?

Amasse um punhado de salsinha e aplique diretamente sobre as sardas, manchas ou outras imperfeições que queira atenuar.

Vidoeiro

O vidoeiro tem qualidades adstringentes que são apropriadas para diminuir alterações como sardas, manchas  e outras imperfeições.

Como utilizá-lo?

Prepare uma infusão da planta e utilize o líquido para lavar as regiões afetadas, pela manhã e à noite.

Calêndula

A ação adstringente e antioxidante da calêndula reduz o impacto negativo do sol sobre a pele, que é uma das principais causas do surgimento de manchas escuras.

Além disso, ela conta com efeitos anti-inflamatórios e antissépticos que ajudam no tratamento de eczemas, dermatite e psoríase.

Como utilizá-la?

Triture algumas flores de calêndula e aplique-as sobre as partes que deseja tratar. Você também pode utilizar as tinturas que são vendidas nas lojas naturais e herbolários.

Aloe vera

Aloe-vera

Não é segredo para ninguém que a planta de aloe vera tem muitos benefícios para tudo que tem a ver com o cuidado da pele.

Ela atua como hidratante natural, capaz de frear a ação dos radicais livres e regular o pH.

Além disso, é um calmante natural contra as queimaduras solares, e diminui de forma notável as alterações geradas por este fator.

Como utilizá-lo?

Basta aplicar um pouco de gel de aloe vera diretamente sobre a mancha, repetindo o tratamento até 3 vezes ao dia.

Sândalo

Esta erva se tornou muito popular devido à ação que oferece para diminuir as manchas geradas pela acne crônica. No entanto, o sândalo também pode ser usado para combater outros tipos de hiperpigmentação.

Como utilizá-lo?

Adquira um óleo essencial de sândalo em uma loja de produtos naturais e aplique-o sobre as áreas afetadas fazendo uma suave massagem antes de dormir.

Tanchagem

O efeito adstringente da tanchagem sobre a pele pode ajudar a eliminar as impurezas e as células mortas que dão a ela uma aparência manchada.

Como utilizá-la?

Basta submergir um algodão em uma infusão feita com a planta e aplicá-lo na pele fazendo uma suave massagem

Sabugueiro

Sabugueiro

As folhas do sabugueiro podem ser utilizadas no tratamento das manchas da pele graças à sua ação de limpeza natural que ajuda a remover até as impurezas mais aderidas.

Como utilizá-lo?

Prepare uma infusão com as suas flores e aplique com um algodão ou pano nas áreas manchadas do corpo.

Raiz-forte

A raiz-forte é considerada um dos melhores remédios para clarear a pele e uniformizar o seu tom.

Seu uso regular diminui a aparência das sardas, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce que aparecem devido à exposição ao sol.

Como utilizá-la?

Rale a raiz-forte para extrair seu suco e aplique-o diretamente sobre as manchas na pele que você quer atenuar.

Deixe agir durante 20 minutos, enxágue e repita a aplicação pelo menos 3 vezes por semana.