Batida para fortalecer os ligamentos e tendões do joelho

Batida de aveia, abacaxi e canela para fortalecer os ligamentos e tendões do joelho

Se você quer aliviar a dor no joelho, deve consumir esta batida diariamente até que a condição melhore. Por outro lado, se quisermos consumi-la para prevenir, basta consumi-la duas ou três vezes.
Batida para fortalecer os ligamentos

Os joelhos desempenham um papel muito importante em nossas vidas, já que nos dão a capacidade de movimento, estabilidade e força física.

No entanto, trata-se de uma das regiões mais complexas das articulações, compostas por ligamentos e tendões que tendem a se ressentir com facilidade.

A deterioração que eles sofrem por causa da idade, das questões genéticas  e dos traumatismos pode ser um fator que gera lesões difíceis de curar.

Devido a isso, é primordial fortalecer os ligamentos através da prática regular de atividade física e do consumo de alimentos com nutrientes de alta qualidade.

Embora ninguém esteja isento de sofrer algum acidente ou doença que afete o corpo, estes bons costumes podem pelo menos reduzir os riscos.

Neste sentido, hoje queremos recomendar uma bebida muito saudável que, graças às propriedades de seus ingredientes, ajuda a melhorar a sua saúde e funcionamento.

Trata-se de uma batida de aveia, abacaxi e canela, cujos componentes anti-inflamatórios e antioxidantes conservam os ligamentos em bom estado. Não deixe de experimentar!

Batida de aveia, abacaxi e canela para fortalecer os joelhos

Dor nos ligamentos dos joelhos

A batida de aveia, abacaxi e canela é uma bebida rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais que contribuem para fortalecer as articulações para evitar o seu desgaste.

Por seu teor de carboidratos e fibras, é uma excelente opção para recarregar as energias do corpo naqueles momentos em que precisamos melhorar o rendimento físico e mental.

Uma de suas grandes vantagens é que ela não contém muitas calorias, o que permite incluí-la em qualquer dieta sem medo de ganhar peso.

Além disso, se a bebermos de forma regular podemos obter um apoio alimentício que reduz a sensação de fome e impede o consumo desnecessário de alimentos pouco saudáveis.

Seus principais benefícios para a saúde dos joelhos se devem ao seu alto teor de potássio, magnésio e cálcio, três minerais que fortalecem a saúde óssea e articular.

Abacaxi para fortalecer os ligamentos

Também se destaca a bromelina presente no abacaxi, uma enzima muito poderosa que participa na digestão das proteínas e na desinflamação dos tecidos do corpo.

De acordo com as investigações, esta substância atua como um analgésico e anti-inflamatório que serve para reduzir os sintomas de condições crônicas como a artrite e a osteoartrite.

Por outro lado, a canela oferece um composto orgânico chamado cinamaldeído, ao qual se atribuem qualidades anticoagulantes e anti-inflamatórias.

Como preparar esta batida de aveia, abacaxi e canela?

Batida de aveia e abacaxi para fortalecer os ligamentos

Os ingredientes para preparar esta batida medicinal podem ser encontrados com muita facilidade no mercado mais próximo.

Além dos que já mencionamos anteriormente, também iremos utilizar um pouco de mel, laranja e amêndoas para potencializar todas as suas qualidades.

Ingredientes

  • 1 abacaxi
  • 1 copo de água (250 ml)
  • 2 colheres de mel (50g)
  • 1 xícara de aveia (50g)
  • 1 copo de suco de laranja (250 ml)
  • 4 colheres de amêndoas trituradas (40g)
  • 1 colher de chá de canela em pó (5g)

Modo de preparo

  • Para começar, descasque o abacaxi e corte-o em vários cubos.
  • A seguir, coloque a água para ferver e acrescente o mel quando chegar à ebulição.
  • Cozinhe a aveia em fogo lento por alguns minutos e deixe-a repousar.
  • Quando estiver pronta, leve-a ao liquidificador e acrescente também os pedaços de abacaxi.
  • Bata tudo por alguns instantes e incorpore o mel, o suco de laranja natural e as amêndoas trituradas.
  • Siga processando em velocidade rápida e, por último acrescente a canela.
  • Quando estiver pronta, coloque-a na geladeira durante algumas horas para que fique com um sabor mais refrescante.

Modo de consumo

  • A forma de consumir esta batida dependerá da finalidade com a qual você quer tomá-la.
  • Se você estiver sentindo dores ou padecer uma inflamação nos joelhos, beba-a todos os dias, uma ou duas vezes ao dia, até sentir alívio.
  • Se o objetivo for prevenir lesões e fortalecer as articulações, inclua-a em sua dieta de forma regular, mais ou menos duas ou três vezes por semana.

Para concluir, é importante esclarecer que a saúde dos joelhos e demais articulações não depende somente deste tipo de batida. É primordial manter uma dieta balanceada, livre de excessos de açúcares, gorduras e processados.

Além disso, para prevenir a deterioração dos tendões e ligamentos, deve-se evitar o esforço físico exagerado ou fazer movimentos indevidos.