Bebida de camomila e canela para controlar os níveis de açúcar no sangue - Melhor Com Saúde

Bebida de camomila e canela para controlar os níveis de açúcar no sangue

O descontrole nos níveis de açúcar no sangue é perigoso para a saúde e pode levar a uma doença crônica: o diabetes.
Bebida de camomila para o diabetes 2

O diabetes ocorre quando o organismo perde sua capacidade de produzir a quantidade adequada de insulina ou não consegue usá-la com sucesso.

A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas, cuja função permite que a glicose dos alimentos seja absorvido pelas células do organismo para se transformar em energia, que servirá de combustível para as atividades celulares nos tecidos.

Por isso, as pessoas que sofrem de diabetes começam a sofrer danos nos tecidos do corpo e, no futuro, essa deterioração desenvolve outras complicações de saúde, ainda mais graves. A pessoa começa a perder peso e massa muscular, mesmo se alimentando normalmente.

Felizmente, existem muitas outras maneiras de controlar esse problema antes que cause danos irreversíveis para a saúde. Uma das alternativas naturais é uma bebida de camomila e canela, rica em propriedades medicinais que ajudam a estabilizar os níveis de açúcar.

A seguir, compartilharemos suas principais propriedades e a fácil receita para prepará-la em casa. Experimente!

Camomila e canela para baixar os níveis de açúcar no sangue

Alimentos como a camomila e a canela contam com propriedades terapêuticas que podem ajudar no tratamento do diabetes. Ambas contêm compostos ativos que atuam de maneira direta na diminuição dos níveis de açúcar do sangue e outros problemas, como a indigestão, o colesterol alto e problemas de circulação, entre outros.

Benefícios da camomila para tratar o diabetes

Camomila

A camomila é uma das flores mais utilizadas nas terapias alternativas, sobretudo pelos seus efeitos calmantes, cicatrizantes e digestivos.

Há algum tempo, verificou-se que pode ajudar os pacientes com diabetes tipo II, já que previne os picos nos níveis do açúcar do sangue, que ocorrem depois das refeições e lanches.

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrition, o responsável por esse benefício é um antioxidante conhecido como quercetina. A quercetina retarda a absorção da glicose no intestino, o que diminui os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Para chegar a essa conclusão, um grupo de pesquisa realizou um estudo clínico com 64 pessoas, todas pacientes do diabetes tipo 2. Os participantes foram divididos em grupos ao acaso.

Um dos grupos tomou uma xícara de chá de camomila quente depois de cada uma das três refeições diárias, durante oito semanas, enquanto o outro grupo bebeu apenas uma xícara de água durante o mesmo período. No final do estudo, os resultados demonstraram que os pacientes que beberam a camomila tiveram uma importante diminuição no seu exame de hemoglobina glicosada, em comparação aos que ingeriram apenas água.

Benefícios da canela para tratar o diabetes

Canela

Esta especiaria tão popular e utilizada na culinária já demonstrou ser um remédio excelente para as pessoas com diabetes tipo 2.

A canela poderia ativar enzimas essenciais para o organismo, que estimulam os receptores nas células, para que respondam bem diante do efeito da insulina.

Além disso, contém um composto cujo efeito é similar ao da insulina, e que tem a capacidade de aumentar o metabolismo da glicose, para transformá-la em energia.

Bebida de camomila e canela para diminuir o açúcar no sangue

Bebida-de-camomila-e-canela

A bebida natural de camomila e canela é um tipo de chá medicinal que pode complementar o tratamento de diabetes e de outros problemas complicados, como o colesterol alto.

A canela quase não tem calorias e pode ser ingerida todos os dias para aproveitar ao máximo suas propriedades. Só não deve ser consumida por mulheres grávidas, pois é abortivo.

Ingredientes

250 ml de água
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de flores de camomila

Como fazer:

— Leve a água com a canela ao fogo.
— Quando ferver, desligue o fogo e junte a colher de flores de camomila
— Tampe a panela e deixe repousar por dez minutos.
— Coe o chá e retire as flores.

Modo de consumo:

— Beba uma xícara por dia, de preferência em jejum.
— Consuma o chá de camomila e canela por, no mínimo, duas semanas seguidas, para notar os resultados.

Esta bebida deve ser considerada um complemento do tratamento contra o diabetes e não como um substituto dos medicamentos receitados pelo médico.