Bebida matinal para melhorar o nível de triglicerídeos

Para regular o nosso nível de triglicerídeos e mantê-lo sob controle não é preciso comer menos: a chave está em comer melhor e obter os nutrientes adequados.
Bebida matinal para melhorar o nível de triglicerídeos
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 27 junho, 2023

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, colesterol e triglicerídeos não são a mesma coisa.

Ambas as substâncias pertencem ao grupo dos lipídios, mas na verdade apenas os triglicerídeos são gorduras autênticas. Portanto, são determinados pela quantidade de calorias que consumimos.

Ambos os elementos devem ser mantidos em um limite adequado. No caso de triglicerídeos, por exemplo, é recomendado não exceder 150 mg / dl.

Se nos perguntarem qual deles é mais prejudicial para a nossa saúde, podemos dizer que tanto o colesterol quanto os triglicerídeos podem causar sérias complicações; isso se deixarmos passar dos limites considerados saudáveis.

Por isso, é “vital” que tenhamos plena consciência deles em nosso dia a dia.

Não importa nossa idade: uma boa dieta e um estilo de vida ativo nos ajudarão a manter tanto o colesterol quanto os triglicerídeos “controlados”.

No entanto, é importante saber que os níveis de triglicerídeos sobem à medida que nosso peso aumenta, ou se ingerimos muitas calorias.

Por isso, queremos falar sobre uma simples proposta: comece a incluir no café da manhã esta bebida espetacular e, gradualmente, seus níveis elevados de triglicerídeos poderão melhorar.

É fácil, barato, e muito saudável.

Os melhores alimentos para melhorar os níveis de triglicerídeos

Os triglicerídeos são o produto final da digestão e degradação das gorduras dos alimentos.

É conveniente lembrar que, embora uma parte destas gorduras seja utilizada como fonte de energia, outra será armazenada de forma perigosa no nosso abdômen.

  • Quando falamos sobre os níveis de colesterol e de triglicerídeos pensamos quase automaticamente em pessoas já na idade adulta. No entanto, estes indicadores de saúde também devem ter observados em crianças.
  • Atualmente já temos um alto índice de crianças que sofrem de obesidade e com altos níveis de triglicerídeos. Um dado importante para se lembrar é que isso não significa que estas crianças “comam muito.” De fato, elas “comem errado”. Algo que, sem dúvida, nós adultos também fazemos.

Portanto, devemos concentrar nosso plano de dieta não na redução da ingestão total de alimentos, mas em comer melhor, de forma consciente, variada e equilibrada.

Iremos explicar agora quais alimentos podem ajudá-lo a se cuidar melhor na parte da manhã, se você os incluir em um suco ou vitamina.

Espinafre, fabuloso para reduzir os triglicerídeos 

  • O espinafre possui grande quantidade de luteína, um tipo de pigmento da família dos carotenoides que nos ajuda a cuidar do coração.
  • A luteína atua como um “hidratante” para nossas artérias, de modo a evitar seu endurecimento e retirar de suas paredes a gordura aderida proveniente do colesterol e dos triglicerídeos.

Maçã, uma fruta maravilhosa

Nada melhor do que começar o dia com uma maçã. Se você não tem muito tempo para se sentar e desfrutá-la mordida por mordida; inclua a maçã nesta vitamina maravilhosa.

  • Maçãs nos ajudam a reduzir o nível de triglicerídeos no sangue.
  • A pectina e os polifenóis presentes na casca das maçãs nos permitem melhorar o metabolismo das gorduras.
  • Por outro lado, esta fruta ajuda a reduzir a produção de uma série de moléculas inflamatórias que ocorrem com várias doenças cardiovasculares.

Aveia para o seu coração

aveia-reduzir-triglicerideos

A aveia é o melhor cereal que você pode consumir para reduzir o nível de triglicerídeos. Graças às suas betaglucanas e sua mucilagem conseguimos que o excesso de gordura seja liberado diretamente através das fezes.

Assim como também permite que você sinta-se mais saciado e cheio de energia para começar o dia.

Limão, uma fruta sensacional

Em nosso espaço muitas vezes falamos dos benefícios do limão para sua saúde. Agora, você sabe que de forma adequada o suco de limão pode reduzir os níveis elevados de triglicerídeos?

  • Graças a seus antioxidantes e vitaminas aumentamos a queima de gorduras, reduzindo o armazenamento destas no corpo.
  • Vale a pena consumir a cada dia pelo menos metade do suco de um limão.

Em seguida, vamos explicar como preparar esta bebida fabulosa.

Bebida natural para reduzir os triglicerídeos

suco-verde-reduzir-triglicerideos

Ingredientes

  • 1 xícara de espinafre fresco (30 g)
  • 1 maçã
  • 1 colher de sopa de aveia (10 g)
  • 5 colheres de sopa de suco de limão (50 ml)
  • 1 xícara de água (200 ml)

Modo de Preparo

  • Em primeiro lugar, lave o espinafre e a maçã. Este último deve ser usado com a sua casca.
  • Em seguida, corte-o em quatro partes e remova as sementes do centro.
  • Já no liquidificador, você adicione as fatias de maçã, espinafre, o suco de limão, a colher de farinha de aveia e um copo de água.
  • Processe até obter uma bebida homogênea.
  • Sirva no seu copo favorito e sempre o consuma na parte da manhã, ou café da manhã.
  • Se você tomá-lo pelo menos três vezes por semana e seguir uma dieta adequada, em seu próximo exame poderá ver bons resultados.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Queenan, K. M., Stewart, M. L., Smith, K. N., Thomas, W., Fulcher, R. G., & Slavin, J. L. (2007). Concentrated oat β-glucan, a fermentable fiber, lowers serum cholesterol in hypercholesterolemic adults in a randomized controlled trial. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-6-6
  • Nordestgaard, B. G., & Varbo, A. (2014). Triglycerides and cardiovascular disease. The Lancet. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(14)61177-6
  • Talayero, B. G., & Sacks, F. M. (2011). The role of triglycerides in atherosclerosis. Current Cardiology Reports. https://doi.org/10.1007/s11886-011-0220-3
  • Li, T., Lu, X., Sun, Y., & Yang, X. (2016). Effects of spinach nitrate on insulin resistance, endothelial dysfunction markers and inflammation in mice with high-fat and high-fructose consumption. Food and Nutrition Research. https://doi.org/10.3402/fnr.v60.32010
  • Scalbert, A., Johnson, I. T., & Saltmarsh, M. (2005). Polyphenols: antioxidants and beyond. The American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/81.1.215S
  • Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.