Descubra os grandes benefícios das amêndoas deixadas de molho

Descubra os grandes benefícios das amêndoas deixadas de molho

Ao consumir as amêndoas deixadas de molho conseguimos aproveitar melhor seus nutrientes, como é o caso da vitamina E, que aparece quando a casca da amêndoa é retirada.
Descubra os grandes benefícios das amêndoas deixadas de molho

Comer um punhado de amêndoas deixadas de molho é uma tradição em muitos países,  como na Índia, por exemplo.

Embora possa soar estranho, este hábito oferece notáveis benefícios que podem nos ajudar a tratar problemas tão comuns como uma má digestão ou a pressão alta.

Ainda, se nos acostumarmos a comer 5 amêndoas deixadas de molho por dia no café da manhã, teremos um complemento nutritivo excelente para melhorar a perda de peso.

A seguir falaremos todas as dicas sobre este remédio natural.

1. As amêndoas deixadas de molho nos oferecem mais nutrientes

As amêndoas são frutos secos que fazem muito pela nossa saúde. De fato, sua popularidade e seus benefícios são tão conhecidos que já é comum para muitos de nós consumir diariamente o leite de amêndoas.

  • Há um dado curioso que devemos conhecer: para aproveitar ao máximo todos os seus nutrientes, devemos deixá-las de molho durante a noite.
  • Graças a isso podemos eliminar a casca marrom que protege o fruto e que, por sua vez, atua como inibidora das enzimas naturais da própria amêndoa.
  • Além disso, ao colocá-las de molho elas são suavizadas e ficam mais fáceis de mastigar e digerir.
  • Consumindo apenas 5 amêndoas deixadas de molho por dia potencializaremos nossa memória, conseguiremos vitamina E, zinco, cálcio, magnésio e ácidos graxos essenciais ômega 3.

Descubra também: 7 benefícios que a amora pode oferecer

2. Melhoram nossa digestão

amendoas

As amêndoas deixadas de molho favorecem a liberação de enzimas digestivas que nos ajudarão a absorver muito melhor os seus nutrientes.

Por sua vez, deixar as amêndoas em água durante pelo menos 8 horas ajuda a liberar nelas a enzima lipase, um componente muito poderoso que ajuda na digestão das gorduras.

3. Favorecem a perda de peso

As gorduras monoinsaturadas e os ácidos graxos ômega 3 presentes nas amêndoas nos ajudam de muitos modos na hora de perder peso:

  • Oferecem saciedade.
  • Evitam a prisão de ventre.
  • Ajudam a digerir as gorduras.
  • Fortalecem a massa muscular, evitando a clássica flacidez.
  • Combatem a síndrome metabólica.

4. Cuidam do seu coração

saude-do-coracao

Algo que todos sabemos é que o fruto seco mais recomendável para cuidar do coração são as nozes. Porém, as amêndoas também são igualmente benéficas.

As amêndoas nos ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim naturalmente.

Comer 5 amêndoas deixadas de molho por dia irá ajudá-lo a aproveitar muito melhor seus minerais e antioxidantes para cuidar das veias e artérias, favorecer a circulação sanguínea e otimizar a saúde do revestimento das artérias.

Recomendamos ler também: Razões para consumir aveia todas as manhãs

5. São uma fonte muito poderosa de vitamina E

As amêndoas deixadas de molho são uma boa fonte de antioxidantes (especialmente a vitamina E). Esta vitamina aparece antes de tudo quando retiramos a casca marrom que reveste a amêndoa.

Além disso, graças à água presente neste fruto, podemos mastigá-lo melhor e tudo isso faz com que se transforme em uma fonte muito poderosa da já mencionada vitamina E, capaz de prevenir o envelhecimento e a inflamação.

Por sua vez, seu alto teor de antioxidantes nos ajuda a lutar contra a aparição do câncer.

6. São muito boas para as crianças

crianca-inteligente

Se acostumarmos as crianças a comer todos os dias entre 4 e 6 amêndoas deixadas de molho, ajudaremos a favorecer seu adequado desenvolvimento cerebral.

As amêndoas são ricas em ácido fólico e em ácidos graxos essenciais, muito adequados para melhorar a memória e a inteligência das crianças e favorecer o adequado desenvolvimento dos ossos e músculos.

Leia também: 5 razões para incluir uvas vermelhas em nossa dieta

7. Favorecem a saúde da pele

As amêndoas deixadas de molho podem ser um remédio excepcional para o cuidado da pele.

  • Depois de passar toda a noite de molho, podemos levá-las ao liquidificador para obter uma pasta homogênea.
  • Essa pasta pode ser usada como creme hidratante natural, aplicando-a como emplasto durante 20 minutos.
  • Graças a este tratamento natural, melhoraremos o tom de nossa pele, recuperaremos o brilho perdido e aceleraremos, além disso, a formação de novas células, graças à vitamina E.

Para concluir, apesar das amêndoas serem muito nutritivas de qualquer forma, para aproveitar ao máximo seus nutrientes e digeri-las melhor recomendamos deixá-las de molho por, pelo menos, 8 horas antes de consumi-las.