Conheça os benefícios da beterraba - Melhor com saúde

Conheça os benefícios da beterraba

A beterraba nos ajuda a reduzir o estresse e a disfrutar de uma sensação de bem estar e, portanto, proporciona uma melhor qualidade de vida.

A beterraba tem um consumo considerável em nosso país. Normalmente, ela é consumida cozida, e muitas vezes é feita cozida junto com o feijão, mas também é muito consumida ralada em saladas e até mesmo em sopas.

É um alimento riquíssimo em propriedades tanto medicinais quanto nutricionais, sendo capaz de resgatar fontes de energia.

Por esse motivo, é indicada em pessoas que estão se recuperando de qualquer tipo de doença.

Algumas propriedades

A beterraba é fonte de muitos nutrientes. É rica em vitaminas, como a A, C e do complexo B. Apresenta altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio.

Tem baixo teor de ferro, mas por ter fácil aceitação no organismo, é indicada em problemas de baço e fígado, além de ser ótima em tratamento de anemias.

beneficios-da-beterraba.redfox

Curiosidades

Pra quem sofre de problemas gastro-intestinais, como a prisão de ventre, pode encontrar no consumo da beterraba uma possível solução. Tudo isso deve-se porque possui pectina, que nada mais é que um laxante.

Já para quem tem tendências a ter problemas cardíacos, a beterraba é uma boa medida preventiva.

Substâncias como carotenoides e flavonoides  encontradas neste alimento, atuam na prevenção de oxidação das paredes das artérias e no funcionamento do bom colesterol.

A raiz também é proveitosa por ser rica em sais minerais. A maior quantidade dos sais está localizada nas folhas, que você pode consumir sem contra indicações.

Beterraba e seu poder medicinal

Para as mulheres grávidas, a beterraba é sempre indicada. Com alto nível de ácido fólico, é capaz de prevenir a má formação do bebê, além de tornar mais forte o sistema imunológico do mesmo.

Muita gente não sabe, mas este alimento apresenta grande potencialidade no tratamento de determinadas doenças: problemas na vesícula, no fígado, pulmão, próstata, pedras nos rins e até mesmo problemas de origens sexuais.

E os tratamentos não param por aí… É muito indicada em tratamento de artrite, no controle da pressão arterial e fortalece os músculos por ter muito potássio e manganês. É um alimento diurético e com alto poder revitalizante.

Dicas de consumo

Uma ótima opção de consumo, além de saladas é o suco de beterraba. Muito indicado em tratamentos de reumatismo e artrite, pode ser consumido puro, ou misturado com demais alimentos, como limão, laranja e cenoura, por exemplo e ainda atua diretamente no sistema imunológico do nosso corpo.

beneficios-da-beterraba.Wonderland Kitchen

Imagens oferecidas por: redfox e Wonderland Kitchen.