Benefícios desconhecidos de comer 4 dentes de alho por dia

Benefícios desconhecidos de comer 4 dentes de alho por dia

Para obter os melhores benefícios do alho, se formos cozinhá-lo é bom picá-lo e deixar que repouse antes, para que a alicina seja liberada e não seja destruída no processo de cozimento.
Benefícios dos dentes de alho

Vários estudos e pesquisas confirmam os benefícios deste superalimento… Consuma quatro dentes de alho por dia para se beneficiar de suas propriedades!

Usado desde a antiguidade por várias civilizações (inclusive receitado por Hipócrates, considerado o pai da Medicina), o alho faz muito bem para nossa saúde. Os recentes estudos indicam que, ao consumir quatro dentes de alho por dia, podemos evitar várias doenças.

O alho, um alimento milenar

Mesmo sem conhecer seus componentes, os gregos já usavam esse alimento por suas propriedades medicinais.

O alho pertence à família Allium (assim como a cebola e o alho-poró), e tem um composto chamado alicina, que melhora a saúde de quem o consome com frequência. A alicina também é responsável pelo seu odor característico.

Ver também: Remédio com alho e limão para limpar as artérias e baixar o colesterol

O alho possui magnésio, vitamina B6 e vitamina C, selênio e fibras. Não tem calorias consideráveis e sim muitos aminoácidos.

Propriedades dos dentes de alho

alho

Consumir vários dentes de alho todos os dias ajudará você da seguinte forma:

Previne o mal de Alzheimer

O alho também ajuda a prevenir várias doenças degenerativas, como a demência. Este ingrediente encontrado em vários pratos contém antioxidantes que evitam a ação destrutiva dos radicais livres dentro do corpo.

Protege o organismo de problemas oxidativos, e, além disso, aumenta a quantidade de enzimas purificadoras, que “limpam” o sangue.

Reduz o colesterol

Seu consumo é recomendado às pessoas que apresentam um nível elevado de colesterol “ruim” (LDL), assim como pessoas com problemas cardíacos.

Também pode evitar doenças cardiovasculares, derrames cerebrais, infarto e pressão alta.

Combate viroses

alho_contra_resfriados

Graças ao alho, podemos aliviar rapidamente os sintomas do resfriado e da dor de garganta. A duração dos sintomas se reduz em 70%.

Se você tem vulnerabilidade às mudanças do clima e fica doente com frequência no inverno, não hesite em consumi-lo.

Desintoxica o corpo

Os metais pesados que se acumulam no organismo, provenientes dos alimentos ou da poluição ambiental, podem ser atenuados ao se consumir enxofre… um dos componentes do alho!

Os estudos realizados em funcionários de uma fábrica de baterias com chumbo revelaram que o alho diminuía a quantidade de metal em quase 20%. Isso repercute em menos dores de cabeça, e, consequentemente, menos problemas de saúde causados pela intoxicação.

Melhorar a saúde óssea

ossos

No caso das mulheres na fase da menopausa, o alho reduz os problemas típicos da fraqueza óssea. Afeta a metabolização de estrógenos, que poderia ser a explicação científica dessa propriedade.

Melhora o rendimento

Desde a antiguidade, o alho é usado para diminuir a fadiga e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Por exemplo, os atletas olímpicos da Grécia Antiga o consumiam antes das provas, pois ele contribui para o rendimento esportivo e mental.

Outros benefícios

O alho também é indicado por:

  • Ser anticoagulante (por isso, deve ser consumido sob orientação médica por quem tem pressão alta).
  • Prevenir o câncer de estômago, esôfago e cólon.
  • Melhorar a saúde das articulações (atenuando os sintomas da artrite, por exemplo).
  • Descongestionar os pulmões.
  • Evitar problemas renais ou urinários.
  • Ativar o funcionamento ótimo do fígado.
  • Eliminar a constipação.
  • Eliminar parasitas e vermes.
  • Regular os níveis de açúcar do sangue.
  • Tratar herpes e eczemas.
  • Diminuir a ansiedade e cuidar do sistema nervoso.
  • Evitar o aumento do ácido úrico, que provoca a gota e o reumatismo.
  • Tratar varizes.

Alho cru ou assado?

Alguns estudos científicos indicam que, para aproveitar os benefícios do alho, é preciso que ele seja consumido cru, ou seja, sem ser cozido.

Entretanto, outros estudos afirmam que, se for cozido de certa forma, é possível aproveitar melhor seus benefícios.

O alho tem vários compostos. Alguns permanecem ativos no alho cru e outros precisam do calor para serem “ativados”. Por exemplo, para prevenir o câncer, recomenda-se cozinhá-lo.

Uma técnica que evita a perda de nutrientes é primeiro picar os dentes de alho e deixá-los repousar por 45 minutos. Nesse período, a alicina se ativa e já não será destruída mesmo durante o cozimento. Assim, dá no mesmo consumi-lo cru ou cozido.

Recomendamos ler: Fortaleça sua imunidade com este remédio de alho e mel

Consumir quatro dentes de alho pode torná-lo mais atraente

Segundo uma investigação da Universidade escocesa de Stirling, as mulheres consideram os homens que comem alho mais atraentes. Como assim? Tudo tem a ver com os aromas exalados pela pele.

Para realizar o estudo, os voluntários foram divididos em três grupos: o primeiro consumiu alho cru, o segundo cápsulas de alho e o terceiro, nada.

Depois de praticarem esportes, foi pedido que enxugassem a transpiração com uma toalha. Um grupo de mulheres foi encarregada de indicar o nível de atratividade, a masculinidade e a simpatia dos homens levando em consideração seu suor.

De acordo com os resultados, os que haviam comido alho cru tinham um odor mais agradável, masculino e atraente. Os componentes são exalados pelas axilas e isso tem um efeito positivo nas relações íntimas.

A ação anti-bacteriana do alho permite que as axilas exalem um aroma mais doce ao reduzir a quantidade de micro-organismos que causam o típico mau odor, sobretudo ao praticar esportes.