Os diversos benefícios de consumir pepino

Os diversos benefícios de consumir pepino

Além de ser rico em água, oferecendo hidratação e saciedade, o pepino também é rico em fibras e, portanto, favorece o trânsito intestinal.
Os benefícios de consumir pepino

O pepino é um dos vegetais mais cultivados e consumidos a nível mundial. Este alimento é muito saudável e nutritivo, e é possível consumi-lo em uma deliciosa salada, seja acompanhado de outras hortaliças ou sozinho.

Prove-o com um pouco de azeite de oliva e sal e verá como fica delicioso. Como se fosse pouco, aqui estão outras razões para que este vegetal passe a fazer parte do seu dia a dia.

Benefícios do pepino para a saúde

Hidrata

O pepino possui cerca de 90% de água em sua composição. Logo, é ideal como complemento para a hidratação diária que precisamos. 

Alivia as queimaduras solares

Lembre-se que o ideal é colocar uma boa camada de protetor solar antes de tomar sol, mas se por alguma razão você se queimou, o pepino ajuda a controlar a acidez cutânea. Se você aplicá-lo na pele, ele ajudará no alívio da dor da queimadura.

Ajuda a eliminar toxinas

Devido ao seu alto percentual de água, o pepino auxilia na eliminação das toxinas do corpo. Além disso, seu consumo regular ajuda na dissolução dos cálculos renais. Uma boa solução para consumi-lo é fazer uma água de pepino. Você precisará somente de água, pepino e um pouco de açúcar e estará pronta esta deliciosa e saudável bebida.

Possui muitos nutrientes importantes

O consumo de pepino nos proporciona uma grande quantidade das vitaminas diárias de que nosso corpo necessita: as vitaminas A, B e C que trazem energia e fortalecem o sistema imunológico. O importante é consumir também sua casca, já que contém 12% da vitamina C que devemos consumir diariamente.

Ele também contém potássio, silício e magnésio que suavizam, tonificam e melhoram o aspecto da pele.

Ajuda a perder peso e melhora a digestão

O pepino é uma hortaliça com baixas calorias e possui um alto percentual de água, por isso, é o alimento perfeito para ser adicionado à dieta das pessoas que querem ou precisam perder peso. Além disso, possui um alto conteúdo de fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre. 

Favorece a saúde das articulações

Por conter silício, o pepino fortalece as articulações, já que esta substância fortalece os tecidos conjuntivos. Você pode consumi-lo fazendo a água e adicionando um pouco de suco de cenoura. Assim, além de aumentar o consumo das vitaminas e minerais benéficos para nossa saúde, estará ajudando a a eliminar as dores que a gota e a artrite produzem, já que reduz os níveis de ácido úrico.

É um bom remédio para a ressaca

Por conter muitos eletrólitos, muita vitamina B, açúcar e água, o pepino pode ajudar a prevenir a ressaca. O ideal é, caso tenha bebido álcool, comer algumas fatias antes de ir dormir. No entanto, lembre-se de que neste caso a melhor prevenção é consumir álcool com moderação.

Imagem cortesia de Herbolario Allium.