Os benefícios de consumir pera - Melhor com Saúde

Benefícios de consumir pera

Além de ser muito benéfica para o aparato digestivo, consumir uma pera por dia pode frear o dano oxidativo causado pelos radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
Os benefícios de consumir pera

A pera é deliciosa, cheia de água e pode ser aproveitada em centenas de sobremesas diferentes.

Além disso, esta fruta tem uma grande quantidade de propriedades nutricionais e o melhor de tudo é que podemos consumi-la em qualquer época do ano.

Confira este artigo e fique por dentro dos benefícios de comer uma das frutas mais apreciadas pelo nosso organismo.

Coma quantas peras quiser

Essa afirmação não pode ser mais válida. Você sabia que a pera é a fruta menos alergênica e que quase a totalidade da população pode digeri-la sem problemas?

Além disso, quando está madura é muito digestiva e por isso é recomendada para quem sente dores estomacais ou acidez.

A pera é doce, saborosa e refrescante, uma grande fonte de nutrientes e ideal para os que procuram perder peso.

Devido ao seu grande teor de água e seu poder saciante, é recomendada como vitamina para quem faz dietas.

Também é aconselhável para quem pratica esportes (principalmente para antes de treinar), devido aos seus açúcares simples, dentre eles a frutose.

beneficios-consumir-pera

Esta fruta, por sua vez, ajuda a equilibrar o excesso de lipídios e proteínas de nossa alimentação.

Devido ao fato de atualmente consumirmos bastante estes dois componentes, a pera evita aumentar ainda mais sua porcentagem em nosso corpo. Por quê? Porque ela os contém em baixas quantidades.

As fibras saudáveis e insolúveis das peras favorecem a redução do colesterol ruim e regulam as funções intestinais. Por sua vez, graças à pectina, evita a prisão de ventre, desintoxica o organismo e melhora a intolerância à glicose.

Se falamos das vitaminas contidas na pera devemos dizer que encontramos nela as dos complexos B, C e E. Além disso, comer duas peras médias por dia nos oferece 10% o ácido fólico necessário.

Mais benefícios das peras

Se tudo o que foi lido até o momento parece ser suficiente para começar a consumir as peras a partir de hoje… Espere, porque ainda tem mais!

Por exemplo, o suco desta fruta protege o aparato cardiovascular, oferece cálcio às crianças para que seus ossos fiquem saudáveis e fortes e proporciona ferro, que tem a capacidade de aumentar a quantidade dos glóbulos vermelhos no sangue.

As pessoas que têm bócio não devem deixar de consumir peras, já que são uma grande fonte de potássio, assim como aqueles que sofrem de retenção de líquido, já que é um potente diurético.

Quem estiver sofrendo de diarreia, gastrite ou úlceras pode comer uma ou duas peras por dia. Também é aconselhável para aumentar a secreção de sucos gástricos e depurar tanto o fígado quanto o pâncreas.

beneficios-consumir-pera

Quantas peras comer por dia e de que maneira?

Esta riquíssima fruta é recomendável para todo mundo, mas principalmente para queles que sofrem de:

  • Hipertensão arterial.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Colesterol.
  • Prisão de ventre crônica (deve comer com a casca).
  • Anemia.
  • Estômago delicado.
  • Retenção de líquidos.
  • Diarreias e cólicas.
  • Bócio.
  • Diabetes.
  • Sobrepeso.

São perfeitas para os bebês que estão parando de tomar leite materno, para as crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento e para os atletas em pleno exercício.

beneficios-consumir-pera

A quantidade máxima que deve ser consumidas por dia é de três peras médias, ainda que os médicos indiquem que uma é o suficiente.

Também podemos fazer o que se conhece por “cubra de peras”, que consiste em comer 1 kg de peras por dia durante 10 dias, com o objetivo de reduzir a pressão arterial e melhorar o funcionamento dos rins.

Ela pode ser aproveitada crua, como sobremesa ou em qualquer momento do dia. Alguns preferem comê-la com casca (nesse caso deve ser muito bem lavada) e outros preferem descascá-la.

Pode ser combinada com queijos, frutos secos, embutidos e em salada de agrião e chicória. Também pode ser comida em sopas frias ou como guarnição para carnes vermelhas.

Uma pera por dia para melhorar sua saúde

Já falamos sobre muitas das propriedades das peras e muitos com certeza vão comprá-la assim que terminarem este artigo.

No entanto, além dos benefícios que mencionamos, revelaremos mais alguns que você só poderá aproveitar no caso de comer uma pera por dia durante um ano inteiro.

Combaterá os radicais livres

Estes compostos orgânicos são conhecidos por danificar as células e provocar, a longo prazo, deterioração cognitiva ou envelhecimento precoce. A pera é um grande antioxidante e por isso se encarregará de controlar os prejudiciais radicais livres.

Controlará a diabetes

As peras têm um baixo índice de glicemia e por isso são perfeitas para os diabéticos quando têm vontade de comer algo doce.

A primeira coisa que acontece depois de consumi-la é a absorção de seus carboidratos. Isso leva a um controle adequado dos níveis de glicose.

Cuidará de seu coração

Se você tem antecedentes familiares ou próprios de ataques cardíacos e problemas cardiovasculares, as peras serão um remédio fantástico para evitar estas doenças.

Isso se deve ao fato de que esta fruta contém uma boa dose de fibras, as quais eliminam sais biliares e reduzem o colesterol “ruim” ou LDL. Por sua vez, uma pera por dia reduz o risco de sofrer um derrame cerebral em 50%.

Prevenirá o câncer

Novamente temos que nomear a fibra mas, neste caso, como ajuda na prevenção do câncer. Este nutriente nos ajuda a expulsar os químicos cancerígenos do organismo.

Por não se acumularem no cólon, existem menos possibilidades de desenvolver a doença.

Por sua vez, graças ao seu consumo, as mulheres que passaram da menopausa têm 34% menos de probabilidade de sofrer de todo o tipo de câncer.

beneficios-consumir-pera

Por último, você deverá saber que a pera ajuda a fortalecer o sistema imunológico, oferece energia ao nosso corpo e alivia as dores causadas pela inflamação.

Então, corra e comece a comer peras!

REFERÊNCIAS

http://www.motherearthliving.com/natural-health/5-health-benefits-of-pears.aspx

http://healthyeating.sfgate.com/benefits-eating-pears-4834.html