Os benefícios do consumo diário de uvas - Melhor com Saúde

Os benefícios do consumo diário de uvas

Tanto a uva verde quanto a roxa são excelentes para a saúde. Dependendo dos benefícios que queremos obter, ou as qualidades que queremos potencializar, devemos escolher uma ou a outra.

Os benefícios das uvas para a saúde são muito variados. Estas frutas deliciosas escondem em suas pequenas sementes todo um tesouro de doçura e benefícios os quais vale a pena conhecer.

Elas são efetivas na prevenção do câncer, para combater a fadiga, doenças renais etc. E suas propriedades podem variar segundo o tipo de uva que escolhamos. Quer saber mais? Então continue lendo o artigo e descubra!

Tanto as uvas roxas quanto as verdes dispõem de grandes benefícios, mas cada uma delas nos ajuda de maneira diferente, em determinada área, e conhecer tais especificidades sem dúvida é importante.

Caso você tenha a oportunidade de consumir uvas em cada uma de suas temporadas, não deixe de fazê-lo. Vejamos o porquê.

Benefícios das uvas roxas

uvas-ROXAS

A uva roxa era um manjar muito utilizado e apreciado pelos gregos e romanos. Elas são deliciosamente doces e nutritivas, e possuem propriedades muito especiais, as quais te apresentaremos a seguir:

  • Previnem o câncer: sua atrativa cor roxa nos diz de antemão que possuem uma grande dose de antioxidantes, uma quantidade fantástica de radicais livres ao quais devemos somar compostos fenólicos, excelentes para lutar contra o câncer.
  • Previnem doenças cardiovasculares: seus componentes, tais como os antocianos, taninos e flavonoides, são ideais para cuidar de nosso coração. Sua ação vasodilatadora evita que sedimentos se acumulem em nossas artérias, prevenindo problemas tais como a arteriosclerose.
  • Evitam a prisão de ventre: as uvas roxas contêm uma dose muito característica de fibras, que atuam como laxantes sempre que as consumimos, incluindo suas cascas e sementes.
  • Protegem nosso estômago: para melhorar a digestão, basta consumir suco natural de uvas. O que em alguns países chamam de “mosto”.
  • Evitam infecções:  as uvas roxas têm fortes propriedades antivirais e antibacterianas, são excelentes para limpar nosso sangue e nossos órgãos.
  • Ácido fólico: nutricionistas aconselham mulheres grávidas a consumirem uvas roxas nos primeiros meses de gravidez, pois elas favorecem a divisão celular e a correta gestação do feto nas primeiras semanas. 

Como observação importante, cabe destacar que devido ao seu alto teor de açúcares, não é conveniente que pessoas diabéticas consumam este tipo de uva.

Benefícios das uvas verdes

uva-verde

Uma das vantagens dessa variedade é a facilidade de encontrá-la durante todo o ano. O preço é acessível, o que faz com que seja mais fácil consumi-la com mais frequência.

Além disso, dessa variedade colhemos os seguintes benefícios:

  • Contêm pouquíssima gordura: as uvas verdes contêm menos açúcar do que as roxas, são ricas em carboidratos e apresentam um sabor mais ácido.
  • Não contêm colesterol e nem sódio: são perfeitas para o bom funcionamento de nossos rins, de nosso fígado e intestinos. Dispõem de uma alta quantidade de potássio e são perfeitas para dietas.
  • São ricas em minerais: principalmente o ferro e o potássio. Graças a isso, podem ajudar na reconstituição de muitos dos tecidos de nosso organismo, melhorando o funcionamento do coração, estimulando a produção de células vermelhas, que ajudam na circulação de oxigênio no corpo.
  • Previnem o câncer de cólon, próstata e o Alzheimer: todos estes benefícios estão relacionados às substâncias que conhecemos como Resveratrol e catequinas, que são potentes antioxidantes em nosso corpo, que, segundo muitos estudos, potencializam o poder do corpo em prevenir certas doenças.
  • Cuidam de nossos ossos: graças às vitaminas K e B1, as uvas verdes nos permitem manter a saúde de nossos ossos em perfeito estado por muito mais tempo. 

Quantas uvas consumir para melhorar nossa saúde?

suco-de-uva

O ideal é consumi-las diariamente. Escolha a que te parecer mais benéfica, roxa ou verde, ou a que seja mais fácil de adquirir. É conveniente comer um cacho por dia, ou um copo de suco recém preparado depois do almoço.

Lembre-se que se incluirmos a casca e as sementes será melhor para combater a prisão de ventre, mas na hora de fazer o suco podemos excluir estas partes. A longo prazo será possível notar os efeitos da fruta em nossa saúde, experimente!