Benefícios da água do mar - Melhor Com Saúde

Benefícios da água do mar

Podemos sentir os benefícios da água marinha tanto interna como externamente. Pode melhorar condições como a psoríase e inclusive quadros de artrite ou artrose, e também é útil para tratar estados de ansiedade.
Benefícios da água do mar

Muita gente vai à praia para passar férias com a finalidade de relaxar, descansar, estar em contato com a natureza e tomar sol. Porém, a maioria das pessoas não sabe quais são as múltiplas vantagens que a água do mar oferece ao corpo, tanto de forma externa quanto interna (ao bebê-la). 

Conheça nesse artigo alguns dos benefícios que a água do mar pode oferecer.

Pesquisas sobre a água do mar

Na China, a água do mar é usada já há 4 mil anos. O pioneiro foi o imperador Fu-Shi, conhecido como o pai da medicina marinha. Ele recomendava tomar água do mar, comer algas e sais para poder recuperar e conservar a saúde.

Mais próximo ao nosso tempo, o pesquisador francês René Quinton descobriu que os componentes da água marinha eram os mesmos que estão nas células do corpo, sendo muito similar ao plasma do sangue.

Por isso é que continuou sua pesquisa entre 1910 e 1950 junto ao Doutor Jarricot, com quem fundou os chamados “Dispensários marinhos”. Ali se usava a água marinha para curar diversas doenças como cólera, tireoides, desnutrição e os problemas de pele.

Puderam assim salvar milhares de vidas, principalmente de crianças. Logo, envasavam a água do mar e a chamaram de “plasma marinho”. Estes dispensários foram também criados em outros países do mundo como, Colômbia, Argentina, Espanha, México, Uruguai e Sul da África.

Novos estudos revelaram que a água do mar limpa o intestino grosso, dá energias, melhora as defesas e desintoxica o organismo. Se as crianças desnutridas beberem três copos de água marinha por dia, o problema desaparecerá e a saúde melhorará.

Mulheres desfrutando da água do mar

Também é interessante adicionar que em Barcelona existe um projeto onde se reabilita pessoas viciadas em álcool e drogas, com resultados muito bons.

Propriedades da água marinha

Em primeiro lugar, você deve saber que a água do mar tem uma composição diferente da que se encontra em lagos, lagunas ou rios (de água doce). Ela possui zinco, iodo, potássio e oligoelementos que a transformam em uma grande “amiga” para a nossa pele e nosso corpo em geral. Dentre as principais propriedades da água marinha podemos encontrar seu efeito antibiótico, ideal para avançar em processos de cicatrização de feridas.

Por outro lado, boiar no mar ou nadar entre as ondas serve para relaxar os músculos devido ao iodo, que por sua vez favorece na recuperação de certas lesões. É ideal para os que estão fazendo reabilitação ou pós-operatórios.

Pessoas com doenças ou problemas respiratórios costumam ter recomendações de respirar a brisa do mar e tomar banhos na praia, já que a água salgada favorece os pulmões a eliminarem todas as toxinas ou elementos alheios. Então, para tosse com fleuma, catarros e outras doenças mais severas, ir ao mar é uma excelente cura.

Por outro lado, os pacientes com problemas reumáticos, tais como a artrite ou a artrose, se beneficiam muito com a água do mar, pois podem diminuir as dores intensas que costumam caracterizar estes problemas.

Homem brincando com cachorros na água do mar

Por conter magnésio, a água do mar ajuda a nos acalmar e eliminar a ansiedade. É por isso que passar alguns dias na praia quando não há gente ou nos balneários distantes dos centros urbanos é uma terapia recomendável para os que sofrem de transtornos nervosos, depressão ou estresse, leve ou severo.

Quando desfrutamos dos passeios pela praia, além de fazermos exercícios e relaxarmos a mente, aproveitamos para falar com nosso parceiro ou ver o pôr do sol. A água salgada massageia nossos pés com as ondas e ao mesmo tempo, graças à textura da areia que se move pela água, os calcanhares são esfoliados.

Quem mora perto do mar deve fazer uma terapia neste lugar pelo menos uma vez por semana. No verão, seria ideal dar um mergulho depois de sair do trabalho ou somente respirar a brisa fresca quando fizer frio. Ambas as atividades são muito benéficas para a saúde. Se estiver longe da praia, não espere às férias para ir, aproveite algum fim de semana ou feriado.

Pessoas jogando bola na água do mar

A água do mar serve para tratar problemas no fígado e nos rins, porque permite regenerar as células que se danificam por cirrose, por exemplo. Nesta doença, muito líquido se acumula no abdômen, parecendo que o paciente está grávido (seja homem ou mulher).

Bebendo água do mar é possível eliminar isso. Também há casos de pessoas com insuficiência renal que ao tomarem água marinha não sofrem mais enjoos, vômitos e nem problemas para urinar.

Para as doenças da pele como a psoríase, é recomendável se esfregar com água do mar. As escamas características vão se desprendendo e caindo sozinhas. O mesmo para o couro cabeludo quando acumula pele morta e coceira.

Por sua vez, é usada para tratar problemas de insônia, neste caso é aconselhável ir à praia passar o dia, dar um passeio na beira do mar ou simplesmente ficar de frente para as ondas durante uma hora, respirando a brisa. Isso automaticamente cansa a pessoa, que dormirá tranquilamente à noite.

Imagens oferecidas por Parker Knight, Michael (a.k.a. Moik), Jere Keys, Diego David García, Clarkston SKAMP