Benefícios da cerveja que você nem imagina - Melhor com Saúde

Benefícios da cerveja que você nem imagina

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas em todo o mundo, perfeita para aproveitar com os amigos ao sair do trabalho ou para aproveitar um entardecer admirando o mar.

Você sabia que a cerveja tem muitos benefícios quando consumida com moderação? Nesse artigo falaremos sobre alguns desses benefícios dos quais muitas pessoas não estão por dentro. E atenção, que ela não beneficia apenas a saúde mas também à estética. Confira!

Benefícios da cerveja para a saúde e a estética

Protege a saúde cardiovascular

O consumo moderado de cerveja tem efeitos anti-inflamatórios, aumentando significativamente os níveis de colesterol “bom” no organismo e ajudando a combater certas doenças cardíacas. Assim, um bom copo de cerveja por dia pode fazer muito bem ao coração.

Melhora a força dos ossos

Diversos estudos afirmam que tomar cerveja (dentre outras bebidas de baixo teor alcóolico) está relacionado a efeitos positivos na saúde óssea. Isso porque essa bebida conta com silício, um mineral que ajuda a melhorar a densidade dos ossos e evita a perda de massa óssea.

Além disso, oferece fitoestrogênios naturais, associados à prevenção das osteoporose e ao alívio dos sintomas da menopausa.

Cerveja-Cabelo

Protege das doenças neurodegenerativas

Estudos científicos revelaram que pessoas que tomam cerveja com moderação têm menor probabilidade de sofrerem de doenças como o Alzheimer. Mais uma vez, o responsável por isso é o silício, que tem a capacidade de reduzir os metais tóxicos que se acumulam no organismo e causam patologias degenerativas. Por sua vez, melhora a memória e a concentração.

Inibe o desenvolvimento de câncer

Dentre os componentes principais da cerveja podemos encontrar o xanthohumol, um polifenol presente no lúpulo. É um antioxidante com compostos que inibem e previnem o desenvolvimento de células cancerígenas, como se fosse uma espécie de quimio-preventiva em certos tipos de câncer.

670px-Make-Beer-Shampoo-Step-1

Reforça o sistema imunológico

A cerveja tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico do organismo, evitando que nos contagiemos com doenças infecciosas tais como o resfriado ou a herpes. Pelo menos, em alguns casos, evita que os sintomas sejam tão graves ou duradouros.

Um remédio caseiro antigo da região da Alemanha é tomar cerveja quente quando sofremos de resfriado, pois ela descongestiona o nariz e melhora a circulação sanguínea.

Tem propriedades anti-inflamatórias

A diferença da cerveja para outras bebidas alcoólicas é que ela possui lúpulo como ingrediente principal. Esse composto tem propriedades anti-inflamatórias e também antibacterianas, por isso, ajuda a prevenir doenças que se relacionam com o envelhecimento.

cervejas

Melhora a saúde estomacal

Pessoas que sofrem de problemas gástricos já podem se animar! A cerveja pode ser seu melhor remédio natural. Quando consumida de forma moderada essa bebida (assim como o vinho ou a sidra) aumenta a quantidade de ácidos gástricos, e isso serve para acelerar o esvaziamento do estômago, reduzindo o risco de sofrermos uma infecção provocada pela bactéria conhecida como Helicobacter Pylori, causadora da úlcera gastrointestinal.

Evita a prisão de ventre

Está comprovado que o consumo de fibras ajuda a combater a prisão de ventre e, ao mesmo tempo, permite diminuir os índices de colesterol ruim. No caso da cerveja, que é composta por cevada, ela cobre a maioria dos requerimentos diários de fibra solúvel do organismo, sendo a melhorar bebida (depois da água) para nos nutrir.

Cerveja

É um potente diurético

Logo após começarmos a tomar umas cervejas, sentimos vontade de urinar. Isso acontece porque ela contém mais de 90% de água, baixos teores de sódio (elimina a retenção de líquidos e evita os problemas renais) e tem uma grande quantidade de potássio.

Reduz o risco de sofrermos de catarata

A cerveja é boa para a saúde ocular em todos os sentidos mas, principalmente, no caso de pessoas com antecedentes familiares de catarata. Tomar um copo dessa bebida por dia é bom para os diabéticos, por exemplo, porque os permite manter a visão em bom estado e não sofrer de glaucoma (pressão ocular). Para isso é melhor tomar cerveja escura.

Cerveja-caseira

Previne a anemia

Principalmente na etapa da menopausa, onde as mulheres tem deficiência de nutrientes. Os flavonoides da cerveja são potentes antioxidantes que aumentam a atividade celular e, ao mesmo tempo, melhoram os níveis de ferro.

Oferece muita energia

Por ter uma grande quantidade de vitamina B, nos oferece a sensação de ter mais gás para trabalhar, estudar ou fazer o que quisermos. Sempre, claro, que tomarmos apenas um copo por dia. Esse nutriente permite fortalecer o sistema nervoso e regenerar as células.

Cerveja1

Melhora a pele

A notícia estranha é que na cidade de Nova Iorque montaram um “Spa da cerveja”, onde todos os benefícios da bebida podem ser aproveitados. Os clientes se submergem em uma banheira de cerveja preta. Existem outros lugares como Alemanha, Áustria ou República Tcheca, onde essa moda também já chegou, porém, com mais ênfase nas máscaras faciais.

O sucesso dessa técnica está escondido nas vitaminas que a bebida contém que melhoram a saúde dos pigmentos da derme, conferindo uma pele mais flexível, jovem e lisa.

Deixa o cabelo perfeito

Uma das estrelas do cinema que afirma usar cerveja para tratar seus cabelos é Catherine Zeta Jones. Ela indicou esse tratamento natural que oferece suavidade e brilho ao cabelo em mais de uma entrevista, porém, o único ponto negativo é o cheiro que fica no cabelo (e que pode ser disfarçado com perfume, etc.). Tudo isso se deve à vitamina B e às proteínas q a cerveja contém.

Relaxa os pés

Ao chegar cansado do trabalho não há nada melhor do que colocar os pés em um recipiente com água ou algum sal mineral. Mas, se ao invés de água você optar por cerveja gelada ou em cubo, as bolhas te oferecerão um efeito relaxante. Os únicos problemas desse tratamento são: primeiro, que os pés ficarão pegajosos e segundo, que essa cerveja não servirá para beber.

10-beneficios-da-cerveja