Benefícios do café em seu café da manhã - Melhor Com Saúde

Benefícios do café em seu café da manhã

Você é daquelas pessoas que não podem começar o dia sem um café? Além de nos despertar e ativar, o café também pode nos ajudar a aliviar a dor de cabeça.

Você é daquelas pessoas que não podem começar o dia sem uma xícara de café? Então desde já queremos que você saiba que é algo saudável, sempre que for complementado com os alimentos certos. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Explicaremos o que você pode fazer em seu café da manhã.

O que o café pode fazer por mim pela manhã?

Muitas pessoas saem de casa com uma simples xícara de café. Este costume é algo muito ruim para nossa saúde. Saímos pelas manhãs sem os nutrientes necessários e descompensamos nossa correta nutrição.

Temos que ter em mente que o café da manhã é uma das refeições mais importantes para nosso corpo, e se não a fizermos, chegaremos ao almoço com muita fome e, a longo prazo, pode nos fazer engordar.

O melhor é, sem dúvida, cumprir com todas as refeições e comer as quantidades certas. Portanto, veremos agora quais benefícios o café pode nos trazer se consumido nas primeiras horas do dia.

1. Nos desperta, melhora nossa atenção e nossa memória

manhãs

Não há nada melhor para nos despertar pelas manhãs. É um alimento despertador ideal para as primeiras horas, capaz de limpar nossas mentes e nos dar a dose perfeita de cafeína. O café também possui a capacidade de eliminar em muitas pessoas a dor de cabeça. No entanto, em outros casos, pode atuar como ativador.

Sendo assim, temos que saber em que momento tomá-lo para que possamos usufruir ao máximo dos seus benefícios.

O café é um bom estimulante do sistema nervoso central. Desta forma, devemos ir com cuidado nas doses que tomamos. Nunca tome mais que duas pequenas xícaras de café por dia. Quando dizemos pequenas xícaras estamos nos referindo a uma quantidade razoável de café na xícara.

2. Uma maravilhosa fonte de antioxidantes

grão de café verde

O café é uma bebida muito rica em antioxidantes. Fortalece muitas de nossas células, nos protege dos radicais livres e de danos oxidativos. Sendo assim, ao tomá-lo pelas manhãs, é considerado como um ato medicinal que vale a pena seguir. Como curiosidade, o café verde é o mais rico em antioxidantes e, o melhor de tudo, nos ajudar a queimar gorduras. Lembre-se, é o café verde.

3. Protege nossa flora bacteriana

Flora intestinal

Uma xícara de café atua como um ótimo probiótico, capaz de cuidar da nossa flora bacteriana. Este efeito protetor regula nossas funções de um modo extremamente saudável, nos protegendo frente a muitas doenças.

4. O café é digestivo

Café

Você pode não saber, mas o café estimula nossos sucos gástricos, melhorando a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Por isso, o ideal é tomá-lo pelo menos uma ou duas vezes ao dia, deste modo melhoraremos o trabalho do nosso estômago, cuidaremos do intestino e de todo nosso sistema digestivo.

5. Um protetor do nosso fígado

Cafe fígado

Há muitos estudos sobre os efeitos do café sobre a saúde do nosso fígado. Os resultados sempre são esclarecedores, cuidam das células do nosso fígado, evitam doenças como a cirrose e o fígado gorduroso. Portanto, lembre-se de nunca exagerar na dose, que são de duas a três xícaras por dia.

6. Cuidado com o que combina com seu café pela manhã

café da manhã

Devemos ir com cuidado. Vendeu-se, com o passar do tempo, a imagem de que o café da manhã continental era um dos mais saudáveis e conhecidos, composto por um café, suco de laranja e umas torradas com manteiga. Entretanto, especialistas indicam que este não é o mais adequado.

Às vezes, combinar o café com suco de laranja faz com que seja um café da manhã muito “ácido”. E, no entanto,  o suco de laranja é um dos mais vendidos nos supermercados, porém, não possui a suficiente quantidade de vitamina C e nem de antioxidantes. É mais saudável optar por um recém-preparado e natural. 

Então o que é mais adequado para combinar com nosso café? Bom, o mais indicado, por exemplo, é começar o dia com um suco de limão com água morna. Uma hora depois de tomar esta bebida podemos tomar nosso café da manhã normalmente.

Não inclua torradas e manteiga, pois esses alimentos contêm gorduras e farinhas refinadas que irão fazer do seu café da manhã pouco saudável.

O melhor é combinar o café com um pouco de aveia, por exemplo. Um pouco de leite vegetal, algumas nozes e um pedaço de fruta, como uma pera ou maça. Opte por frutas sempre frescas. Tente evitar as geleias e compotas, o excesso de açúcar também não é saudável.

Se desejar combinar seu café com algum pequeno sanduiche, opte por um pão integral de aveia. Combine com uma fatia de peito de peru com uma rodela de abacate. Verá como é saboroso e ainda sairá de casa com os nutrientes necessários para aguentar perfeitamente até a hora do almoço.

Lembre-se, o café é ótimo para seu desjejum, porém, não convém abusar dele ao longo do dia.