11 benefícios dos figos que você não conhecia

11 benefícios dos figos que você não conhecia

O consumo de figos reduz os níveis de açúcar no sangue. Além disso, reduz a necessidade de insulina, por isso sua ingestão é recomendada para pessoas com diabetes.
Benefícios dos figos

Os figos estão entre as frutas mais ricas em nutrientes e benefícios para a saúde, e se destacam principalmente por sua oferta de fibras, componente necessário para manter a boa digestão e a saúde cardíaca. Também contêm uma quantidade importante de antioxidantes que ajudam a frear a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diferentes tipos de doenças.

Além disso, seu alto conteúdo de polifenóis, ferro, potássio, cálcio, vitamina C e proteínas, além de seu baixo nível de calorias, fazem deste fruto um alimento ideal para a dieta diária com a finalidade de aproveitar seus incríveis benefícios para a saúde. Quer mais razões para incluir os figos em sua alimentação? Continue lendo!

Ajuda a reduzir a pressão alta

Os figos são recomendados para controlar os níveis de pressão alta e reduzir o risco cardiovascular graças ao seu alto conteúdo de potássio.

O consumo excessivo de sal é uma das principais causas de pressão alta, e os figos podem ajudar a criar um equilíbrio e evitar a hipertensão.

Combate a obesidade

Consumir figos combate a obesidade

Umas das maiores vantagens dos figos é que eles ajudam a substituir as sobremesas e os desejos por doces sem fazer muito esforço, já que contêm açúcares naturais que permitem saciar a vontade de comer doces. Além disso, os figos contêm fibras que facilitam o processo de digestão e também contribuem para a perda de peso. Uma boa opção é incluí-los no café da manhã, especialmente na forma de sucos e vitaminas.

Aumenta os níveis de energia

As frutas que contêm açúcares naturais ajudam a aumentar os níveis de energia e melhoram o humor. Os figos são uma boa fonte de açúcares naturais e podem dar esse impulso para começar bem o dia.

Veja também: A língua pode revelar seu estado emocional e sua saúde

Pode ajudar a prevenir o câncer

Seu alto conteúdo de antioxidantes, vitaminas e minerais converte os figos em um alimento capaz de combater a ação dos radicais livres e prevenir o câncer. De acordo com pesquisas recentes, o consumo de figos pode ajudar a reduzir o risco de sofrer câncer de mama e de cólon.

Controla os níveis de colesterol

Figos reduzem o colesterol

Os figos contêm quantidades importantes de fibras solúveis que são facilmente absorvidas pelo corpo. A mais importante é a pectina, que contribui para reduzir os níveis de colesterol mau (LDL) no sangue.

Protege contra a degeneração macular

O consumo regular de figos previne a degeneração macular. Comer pelo menos 2 a 3 porções de figos por dia pode reduzir e combater significativamente este problema que afeta especialmente os adultos com mais de 60 anos.

Reduz o risco de problemas cardiovasculares

Os figos contêm quantidades importantes de ômega 3 e 6, que junto com o potássio, permitem combater diferentes problemas de saúde relacionados com o sistema cardiovascular, como é o caso da hipertensão arterial, risco de ataque cardíaco ou problemas coronários, entre outros.

Ajuda a prevenir a diabetes

Figos ajudam a prevenir a diabetes

Apesar de ser um alimento que contém açúcares naturais, um estudo recente demonstrou que as pessoas que consomem figos com regularidade tendem a ter níveis de açúcar no sangue mais controlados, comparados com aqueles que não os consomem.

Em geral, este fruto, junto com suas folhas, reduz a necessidade por insulina, razão pela qual é recomendado para pessoas com diabetes.

Atua como um laxante natural

Como ocorre com outras frutas, os figos ajudam a promover a boa digestão graças ao seu teor de fibras e suave efeito laxante. Além disso, suas sementes naturais promovem a eliminação de toxinas acumuladas no corpo.

Veja também: Os 10 melhores laxantes naturais para combater a prisão de ventre

Previne a anemia

figos secos

Por sua carga de ferro, os figos ficaram populares como um bom alimento para prevenir e reduzir a anemia. A cor profunda do fruto se deve em grande parte ao seu conteúdo de ferro, componente que é essencial para o tratamento desta doença.

Reduz a inflamação

O figo também apresenta propriedades anti-inflamatórias que reduzem dores e inflamações em diferentes áreas do corpo. Além disso, ele pode ajudar a tratar as úlceras estomacais e, se aplicado topicamente, pode reduzir inflamações cutâneas.