Benefícios do leite de amêndoas - Melhor Com Saúde

Benefícios do leite de amêndoas

O leite de amêndoas tem a mesma consistência do leite de vaca, mas não contém glúten, nem lactose, nem colesterol, além de ser rico em vitaminas e minerais.

O leite de amêndoas é um dos melhores alimentos para perder peso. Além disso, não possui lactose e é rico em antioxidantes e minerais essenciais como o potássio e o cálcio. Graças ao seu baixo conteúdo em colesterol, seu delicioso sabor de frutos secos e alto conteúdo em vitaminas, é o substituto ideal do leite de vaca, e inclusive, possui menos calorias que o leite de soja.

As propriedades do leite de amêndoas

Uma das características principais do leite de amêndoas é que não possui glúten, lactose, nem colesterol. No entanto, tem a mesma consistência que o leite de vaca, por isso pode ser utilizado da mesma forma. Junto a isto, o leite de amêndoas tem um alto conteúdo de vitamina E, que é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o câncer e a atrasar os processos de envelhecimento. Também fornece vitaminas D e A, proteínas, ômega 6, zinco, cálcio, ferro, magnésio e potássio. leite-de-amendoas Compartilha algumas propriedades com o leite de soja, mas tem um conteúdo calórico ainda menor. Em comparação: uma xícara de leite de vaca integral tem 140 calorias, uma de leite de arroz 120 calorias, o leite de soja 80 calorias e o leite de amêndoas 40 calorias. Se não for adicionado açúcar no leite de amêndoas o conteúdo calórico seria de 30 por xícara. Finalmente, o leite de amêndoas tem um alto nível de fibras naturais solúveis e insolúveis. Desta maneira, protege a parede do intestino favorecendo o cólon, ajudando a regular a absorção dos açúcares e controlando os níveis de colesterol. Por outro lado, é recomendável revisar o rótulo, já que entre marcas diferentes desta bebida o conteúdo nutritivo pode variar. No entanto, o leite de amêndoas é o substituto do leite de vaca mais nutritivo e completo que existe hoje.

Os 8 benefícios do leite de amêndoas

amêndoas

Muitas pessoas podem se beneficiar das propriedades do leite de amêndoas. Quem deseja perder peso, regular o colesterol ou aqueles que padecem de gastrite, podem incluir o leite de amêndoas na sua dieta diária. A seguir, estão os 8 benefícios da ingestão do leite de amêndoas para a saúde:

  • Seu baixo conteúdo calórico o torna ideal para todas as pessoas que desejam perder peso. Simplesmente substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas na dieta pode ter resultados muito eficazes na redução de peso. Além disso, é fácil incluí-lo na dieta por sua similaridade em aspecto e propriedades organolépticas com o leite de vaca.
  • Consumir leite de amêndoas ajuda às pessoas com níveis altos de colesterol e triglicerídeos. Melhora os níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os níveis de colesterol mau (LDL). Em comparação, reduz ao dobro os níveis de colesterol em relação ao consumo de azeite de oliva. Além do mais, fortalece o coração.
  • Favorece a absorção de açúcares e gorduras dos intestinos.
  • O leite de amêndoas é fácil de digerir e é recomendado para todos os intolerantes à lactose, pois ajuda a tornar a digestão o menos pesada possível.
  • É recomendado para tratar as diarreias e os vômitos, já que estes reduzem os níveis de potássio. O leite de amêndoas, por ter um alto nível de potássio, ajuda a recuperar o mineral perdido por doenças.
  • A fibra do leite de amêndoas protege a parede dos intestinos.
  • Em numerosos casos, as pessoas que padecem de gastrite ou problemas gastrointestinais mudam sua dieta e adicionam o leite de amêndoas porque ele regula suas funções.
  • A vitamina B2 presente no leite de amêndoas ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo e deixa a pele com uma melhor hidratação. 

As contraindicações do leite de amêndoas

Não existe o alimento perfeito e o leite de amêndoas não é a exceção. Possui diversas contraindicações e efeitos secundários que devem ser levados em consideração antes de iniciar o seu consumo regular.

Efeitos negativos na tireoide

Tiroide

As amêndoas são alimentos bociogênicos, o que significa que contém substâncias químicas naturais que podem inibir a correta absorção e aproveitamento orgânico do iodo. Isto pode danificar as tireoides. Os alimentos deste tipo como a soja, a couve, a couve-manteiga, a linhaça, brócolis e as amêndoas causam expansão das tireoides. Quando se consome em grande nível, causa a formação de tumores porque um dos produtos químicos prevalentes encontrados neste tipo de vegetais bloqueia o iodo. Enquanto que os bociogênicos podem ser prejudiciais quando consumidos em grandes quantidades, são ao mesmo tempo saudáveis e benéficos para o sistema imunológico humano. No entanto, para aqueles com baixa função tireóidea, a restrição de consumir grandes quantidades deste tipo de alimentos é crítica. O leite de amêndoas deve ser evitado pelas pessoas com risco de baixa função tireoidea. Agora, para as pessoas que apresentam uma função saudável das tireoides, o consumo de uma quantidade moderada de leite de amêndoas, todos os dias, não terá efeitos negativos na glândula.

Proibido para os bebês

Assim como a tendência é de substituir o leite de vaca por leite de soja na mamadeira do bebê, a substituição do leite de amêndoas é igualmente perigosa. O leite de amêndoas não é uma fonte adequada de nutrição para o bebê. Se o leite materno ou a fórmula forem substituídos pelo leite de amêndoas, o bebê sofrerá de desnutrição e provavelmente desenvolverá complicações de saúde a vida toda. Inclusive, a alimentação ocasional com leite de amêndoas (alternando com leite materno ou de fórmula) é perigosa e não é recomendada. Estudos do Colégio Estadunidense de Nutrição demonstrou que os bebês que bebem leite de amêndoas desenvolvem a doença autoimune da tireoide. A concentração dos produtos químicos geradores de bócio, em relação ao corpo de um bebê, é muito maior quando consumidos por um adulto. Por isso, inclusive com moderação, os alimentos como o leite de amêndoas devem ser evitados durante a infância.

Muito açúcar

Umas das desvantagens mais evidentes do leite de amêndoas é que possui uma porcentagem muito alta de açúcares. Mesmo que o leite de amêndoas não contenha açúcar naturalmente, a maioria dos fabricantes a adiciona para melhorar o sabor. A maioria das opções que existem atualmente no mercado possui ao redor de 20 gramas de açúcar por porção. Felizmente, agora existem marcas de leite de amêndoas sem açúcar no mercado que contem menos de 1 grama de carboidratos por porção. Por esta razão, recomenda-se novamente revisar o rótulo para tirar as dúvidas.

Receita para fazer seu próprio leite de amêndoas

amêndoas

É amplamente recomendado preparar seu próprio leite de amêndoas. O leite de amêndoas é sumamente simples de ser preparado. Somente precisa de uma xícara de amêndoas cruas, três xícaras de água, sal e açúcar. Para prepara-lo siga os passos a seguir:

  • Ponha a xícara de amêndoas cruas de molho toda a noite, ou no mínimo oito horas.
  • Depois, escorra as amêndoas e limpe-as com água fresca.
  • Coloque as amêndoas e as três xícaras de água no liquidificador.
  • Bata tudo por uns 10 minutos. É importante alternar a velocidade do liquidificador no processo. Por exemplo: 2 minutos na velocidade mais suave, depois 3 minutos com a velocidade mais alta e desta maneira sucessivamente.
  • Finalmente, quando a mistura se converter em um líquido branco, pode colocar, se preferir, açúcar ou mel para adoçar e uma pitada de sal.
  • Depois, coe o conteúdo do liquidificador com um coador de ferro para se assegurar de obter o leite sem nenhum resíduo.
  • E está pronto o seu leite de amêndoas!

A chave para fazer um bom leite de amêndoas é verificar que a cor seja branca e a textura similar à do leite de vaca. Você pode consumi-lo com cereais ou café, puro ou mesmo pode utiliza-lo como ingrediente para algumas receitas muito nutritivas e deliciosas.

Algumas ideias

Algumas receitas práticas e vegetarianas que você pode fazer com o leite de amêndoas:

Molho de cebola para quatro pessoas

Ingredientes:

  • 250 g de cebolas
  • 2 colheres de creme de leite
  • 1 copo de leite de amêndoas
  • Sal
  • Azeite de oliva

Para preparar a receita, basta cortar as cebolas finamente e cozinha-las a vapor com um pouco de azeite de oliva. Depois de 5 minutos, adicione o leite de amêndoas, o sal e o creme de leite. Por último, misture todos os ingredientes.

Patê vegetal para quatro pessoas

Ingredientes:

  • 100 a 150 g de pão duro
  • ¼ litro de leite de amêndoas
  • 30 g de azeitonas pretas sem caroço
  • 2 cebolas grandes cortadas finamente
  • 2 cenouras raladas
  • 2 dentes de alho
  • Ervas variadas
  • Molho de tomate
  • Óleo de girassol
  • Sal

Para preparar esta receita, deixe o pão de molho com o leite de amêndoas por várias horas. Depois, cozinhe as cebolas e os alhos ao vapor. Depois de bater estes ingredientes, coloque a mistura em uma forma com óleo. Tem que deixar assando por 30 minutos. Deixe esfriar e está pronto para ser servido. Além disso, pode ser adicionado molho de tomate.