O incrível óleo de abacate - Melhor com saúde

Os benefícios do óleo de abacate

O óleo de abacate ficou conhecido como o azeite das Américas.  Pouco usado no Brasil, é capaz de proteger nosso organismo de muitas doenças. Incluindo apenas uma colher de sopa desse óleo em sua alimentação diária, você ganhará uma lista extensa de benefícios.  Vamos conferir?

Controla sua glicemia

As gorduras insaturadas e o beta-sitosterol encontrados no óleo, promovem a aceleração dos processos metabólicos nas células, que são responsáveis por produzir mais energia de forma mais eficaz.

Fortalece a imunidade

O óleo tem  uma excelente combinação de lipídios, fitoquímicos, vitaminas, antioxidantes e ômegas fundamentais para a saúde. Este óleo é muito eficaz para manter o sistema imunológico fortalecido e o corpo isento de radicais livres.

Ajuda no processo de emagrecimento

As gorduras insaturadas e a beta-sitosterol são os responsáveis por inúmeros benefícios, incluindo benefícios no processo de emagrecimento. São capazes de controlar os níveis do hormônio cortisol que, quando em excesso, pode diminuir o gasto de energia e aumentar a retenção de liquido, o apetite, e a absorção de gorduras e açúcares.

(Foto: newsusacontent / Flickr)

(Foto: newsusacontent / Flickr)

Protege os olhos

Graças à presença de antioxidantes como a luteína, vitamina E e glutationa, o óleo de abacate atua na prevenção de doenças oftalmológicas. Os antioxidantes agem impedindo que o cristalino fique opaco, processo este que pode resultar em uma catarata.

Rejuvenescimento da pele

As vitaminas A, D e E encontradas no óleo de abacate possuem um poder antioxidantes e ainda participam da produção de colágeno, formando uma alternativa eficaz contras as rugas e o processo de envelhecimento.

Ótimo anti-inflamatório natural

O óleo apresenta altas concentrações de vitamina E, que atua numa ação antioxidante e anti-inflamatória ao organismo. A vitamina E consegue oferecer proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres, contra inflamações das articulações e complicações provocadas pelo diabetes, por exemplo.

Previne doenças cardiovasculares

O óleo de abacate apresenta em sua composição ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que acabam por contribuir para a saúde cardíaca. Este óleo age diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, sem prejudicar os bons níveis do bom colesterol. Sem contar que o óleo ajuda a combater o desenvolvimento de lesões das artérias, protegendo assim, de doenças cardiovasculares.

Câncer de próstata

O óleo de abacate tem uma substância chamada beta-sitosterol, capaz de inibir a enzima esteroide 5-alfa-reductase, que está diretamente relacionada à redução na produção de testosterona.

Com a inibição desta enzima, o organismo produz mais testosterona e evita um desequilíbrio hormonal, prevenindo o aumento progressivo da glândula da próstata e, consequentemente, o câncer de próstata.