Benefícios de tomar chá de alho pela manhã. Aprenda a prepará-lo!

Já falamos algumas vezes sobre os incríveis benefícios que o alho oferece para a saúde. Ele possui propriedades antibacterianas, antibióticas e antifúngicas, e por isso pode ser usado como remédio natural para prevenir e tratar diversos problemas de saúde.
Benefícios de tomar chá de alho pela manhã. Aprenda a prepará-lo!

Última atualização: 17 março, 2022

Para aproveitar todas as vantagens do seu consumo, podemos adicioná-lo às nossas refeições ou até consumi-lo cru, mas hoje falaremos sobre outra maneira de introduzir o alho em nosso dia a dia: o chá de alho.

Apresentaremos os seus benefícios e também ensinaremos a como prepará-lo em uma receita muito simples. O que você acha de experimentar?

Benefícios do chá de alho

  • O chá de alho fortalece o sistema imunológico e, por ter propriedades antivirais, ele é excelente para prevenir gripes e resfriados.
  • É ótimo para a saúde do coração, já que reduz o colesterol ruim e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.
  • É antifúngico, sendo capaz de combater parasitas e tratar infecções decorrentes de fungos em geral.
  • É rico em antioxidantes, pois ajudam a combater a ação dos radicais livres e a prevenir diversas doenças.
  • Possui muitos nutrientes importantes para o nosso organismo: vitamina A, B1 e C, além de conter cálcio, cobre, zinco e ferro. Outro mineral fundamental em sua composição é o selênio, que contribui para o processo de desintoxicação do corpo.
  • Funciona como antibiótico e anti-inflamatório, permitindo tratar diversas condições de saúde de maneira totalmente natural e sem possíveis efeitos colaterais de muitos medicamentos tradicionais.
  • Possui ação adstringente e pode ser usado como um desinfetante natural para limpar feridas na pele.
  • Também pode nos auxiliar na batalha para perder peso. O alho acelera o metabolismo e contribui para o processo de queima de gordura. Com ele podemos cuidar da forma e da saúde ao mesmo tempo.

Como preparar o chá de alho?

alho

A seguir, apresentaremos a receita para apenas uma xícara de chá, mas você pode adaptá-la se quiser tomar uma quantidade maior. Anote todos os ingredientes necessários para que o resultado seja realmente delicioso.

Muitas pessoas têm dificuldade em ingerir o chá de alho devido ao seu gosto forte e porque ele pode nos deixar com um pouco de mau hálito, por isso usaremos outros ingredientes que ajudam a tornar tanto o sabor quanto o hálito mais agradáveis.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 copo de água (200 ml)
  • Um pouco de gengibre ralado (cerca de 3 g)
  • 1 colher de suco de limão (15 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)

Como fazer

A receita é muito simples. O primeiro passo é colocar o copo de água para ferver. Enquanto a água estiver fervendo, corte o alho em pedaços muito pequenos. Você também pode triturá-lo, se preferir. Desta maneira, suas propriedades poderão ser mais facilmente absorvidas durante o processo de cocção.

Quando a água chegar ao ponto de ebulição, você pode adicionar o gengibre ralado e o alho picado. Em seguida, deixe cozinhar ao longo de 15 ou 20 minutos. Passado esse tempo, basta desligar o fogo e deixar a mistura repousando durante mais 10 minutos.

Depois que esfriar, coe a mistura e fique com a água obtida durante a cocção. Adicione a colher de suco de limão natural e uma colher de mel, que irá adoçar naturalmente a infusão e deixá-la mais saborosa, além de oferecer ainda mais benefícios para a saúde.

Como falamos, não se preocupe com o sabor forte ou a possibilidade de ficar com mau hálito. Como incluímos o gengibre e o limão, o odor vai desaparecer por completo de nossa boca, permitindo aproveitar este remédio natural e muito agradável.

Quando tomar o chá de alho?

infusao-de-alho

Podemos tomá-lo todos os dias pela manhã. O ideal é consumi-lo em jejum, logo depois de levantar, cerca de meia hora antes do café da manhã.

Os benefícios serão os mesmos que obteríamos com o dente de alho natural, mas a infusão é ainda mais saudável por conter limão, gengibre e mel, três ingredientes fundamentais para a saúde.

Por esses motivos, esta receita simples cheia de antioxidantes, vitaminas e minerais pode ser tomada todos os dias.

Esse tradicional remédio medicinal é usado em vários países do mundo há anos para curar diferentes doenças. Que tal nos inspirarmos nas civilizações antigas e fazer do chá de alho um hábito diário em nossas vidas?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • AA. VV. (2002). Diccionario integral de Plantas Medicinales. Madrid: RBA Libros.
  • Balch, P. A. (2000). Prescription for Nutritional Healing, 3ª ed. New York: Avery.
  • Salunkhe, D. K., and Kadam, S. S. (1998). Handbook of Vegetable Science and Technology. New York: Marcel Dekker.
  • Richard S. Rivlin, Historical Perspective on the Use of Garlic, The Journal of Nutrition, 131(3), 951S–954S, https://doi.org/10.1093/jn/131.3.951S
  • Ebrahimi, T., Behdad, B., Abbasi, M.A. et al. (2015). RETRACTED ARTICLE: High doses of garlic extract significantly attenuated the ratio of serum LDL to HDL level in rat-fed with hypercholesterolemia diet. Diagnostic Pathology, 10(74). https://doi.org/10.1186/s13000-015-0322-0
  • Majewski, M. (2014). Allium sativum: facts and myths regarding human health. Roczniki Państwowego Zakładu Higieny, 65(1),1-8. https://www.researchgate.net/publication/263431830_Allium_sativum_facts_and_myths_regarding_human_health
  • Garba, I., Umar, A. I., Abdulrahman, A. B., Tijjani, M. B., Aliyu, M., Zango, U. U. and Muhammad, A. (2014). Phytochemical and antibacterial properties of garlic extracts. Bayero Journal of Pure and Applied Sciences, 6(2), 45-48. http://dx.doi.org/10.4314/bajopas.v6i2.10
  • Guo, J. J., Kuo, C. M., Chuang, Y. C., Hong, J. W., Chou, R. L. and Chen, T. I. J. J. (2012). The effects of garlic-supplemented diets on antibacterial activity against Streptococcus iniae and on growth in orange-spotted grouper. Epinephelus coioides. Aquaculture, 364–365, 33-38. https://doi.org/10.1016/j.aquaculture.2012.07.023
  • Mozaffari Nejad, A. S., Shabani, S., Bayat, M., and Hosseini, S. E. (2014). Antibacterial Effect of Garlic Aqueous Extract on Staphylococcus aureus in Hamburger. Jundishapur journal of microbiology7(11), e13134. https://doi.org/10.5812/jjm.13134

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.