Benefícios de tomar leite de amêndoas com mel diariamente

Benefícios de tomar leite de amêndoas com mel todos os dias

Tanto o mel quanto as amêndoas nos oferecem uma energia extra e são ricos em antioxidantes, por isso nos ajudam a combater os radicais livres que causam o envelhecimento.
Benefícios de tomar leite de amêndoas com mel diariamente

O leite de amêndoas é uma bebida vegetal que nos últimos anos têm ganhado muita fama por representar uma das melhores alternativas ao leite de vaca.

O leite de vaca perdeu a preferência que teve algum dia quanto à nutrição, já que foi comprovado que muitas pessoas são intolerantes à lactose e podem desenvolver diferentes problemas de saúde por consumi-la.


As opções vegetais, como a elaborada com amêndoas, hoje em dia têm um lugar especial porque, ainda que não tenham o mesmo sabor, são uma ótima opção quanto aos nutrientes e aos benefícios para a saúde.

Há algum tempo foi descoberto que a combinação deste leite com mel de abelha pode causar algumas mudanças positivas no organismo, que vale a pena considerar. Nesta oportunidade vamos compartilhar os grandes benefícios de misturar e tomar estes dois ingredientes todos os dias.

Leia também: Propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

1. Dormir melhor

Quando o organismo tem que lidar com grandes quantidades de açúcar no sangue, existem mais dificuldades para dormir bem e sem interrupções. O baixo teor de doce que o mel nos proporciona é um apoio para melhorar a qualidade do sono ao desativar a orexina, um neurotransmissor que se encarrega da vigilância do corpo.

2. Prevenir o envelhecimento

Leite-de-amendoas-para-prevenir-o-envelhecimento

Os antioxidantes que estes dois ingredientes concentram têm a capacidade de reduzir o impacto dos radicais livres no corpo, moléculas que aceleram o envelhecimento da pele e dos demais órgãos.

O leite de amêndoas tem sido utilizado desde a antiguidade como um elixir da juventude que pode nutrir o corpo e melhorar o estado da pele.

3. Melhorar a digestão

Tomar um copo de leite de amêndoas e mel todos os dias é uma grande forma de facilitar os processos digestivos e intestinais, e previne problemas como a prisão de ventre, a inflamação e os gases.

O melhor de tudo é que oferece uma sensação de saciedade, o que cai muito bem para quem está lutando para perder alguns quilos.

4. Evitar doenças respiratórias

Leite-de-amendoas-para-evitar-doenças-respiratorias

As propriedades antibióticas e antivirais do mel o transformaram em um remédio milenar para acabar com a dor de garganta e os vírus associados com a gripe e o resfriado. Combinado com este leite constitui um incrível remédio para reforçar o sistema imunológico, o que melhora a resposta do corpo para combater os micro-organismos que afetam o sistema respiratório.

5. Mais energia e concentração

O leite de amêndoas tem um valor energético muito importante que serve para começar o dia da melhor maneira.

As amêndoas são ricas em vitaminas, minerais e proteínas, enquanto que o mel também supõe um pequeno teor de carboidratos.

Por isso, recomenda-se tomar um copo de leite de amêndoas com duas colheres de chá de mel naqueles momentos onde seja preciso um impulso de energia e concentração.

6. Agentes antibacterianos

Está provado que, ao unir estes dois ingredientes, consegue-se um remédio eficaz contra a Staphylococcus, um gênero de bactérias da classe Cocci.

Como preparar o leite de amêndoas com mel?

Leite-de-amendoas-com-mel

Em algumas lojas de produtos naturais é possível encontrar o leite de amêndoas para preparar de forma instantânea.

Porém, preparar o leite em casa é muito simples e nos dá a tranquilidade de saber que o produto é 100% natural e não tem nenhum tipo de composto adicionado. Se você escolher a última opção, continue lendo as instruções:

Ingredientes

  • 2 xícaras de amêndoas naturais sem torrar (280 g)
  • 6 xícaras de água (3 litros)
  • Mel de abelha

Preparo

  • Coloque as amêndoas de molho em água filtrada e conserve-as na geladeira por 12 horas.
  • No dia seguinte, ou após o tempo recomendado, elimine a água e bata as amêndoas com 6 xícaras de água.
  • Passe a mistura obtida por um coador e coloque o líquido em um recipiente de vidro com tampa.
  • Este leite dura por aproximadamente 4 a 5 dias na geladeira e para preparar o remédio recomendado basta adicionar duas colheres de chá de mel.

Com os restos que sobrarem no coador é possível fazer uma farinha de amêndoas:

  • Coloque o que sobrou em uma bandeja grande e leve ao forno a uma temperatura mínima durante 1 hora ou até que as amêndoas fiquem secas.
  • Quando estiver pronto, peneire ou bata no liquidificador levemente para que tenha mais consistência de farinha.